quinta-feira, 29 de março de 2012

RAÍZES DO POVO BRASILEIRO

PrincipalPaula SaldanhaO InstitutoObjetivosProjetosRELATÓRIO DE ATIVIDADESMotirõBiodiversidadeExpedições à NascenteGaiaMicrobacia dos LúciosAcervo EtnográficoTV ComunidadesExposiçõesTerra AzulImprensaContato"Nossa missão é contribuir para a formação de uma
consciência crítica das novas gerações e melhorar a qualidade
de vida das populações brasileiras, dando ao grande público
uma macrovisão do país e sua gente."

Relatório de Atividades
Os projetos do Instituto Paula Saldanha têm sido desenvolvidos em prol da informação e conscientização do grande público, contribuindo, assim, para a formação da cidadania de nossa população. A captação de recursos para o desenvolvimento dos trabalhos é feita através de convênios, apoio a projetos específicos e prestação de serviços.




PROJETO BIODIVERSIDADE (TV – Internet – Exposições)

Em maio de 2012, às vésperas da RIO + 20, o Instituto Paula Saldanha lançará uma série de TV, interagindo com um Portal bilingue na Internet, sobre a biodiversidade brasileira, em forma de uma grande enciclopédia multimídia – gratuita, reforçada por exposições multimídia, nos Centros de Biodiversidade. Com a parceria com Instituto Chico Mendes/ MMA, através de um Termo de Reciprocidade assinado em agosto de 2010, o Instituto Paula Saldanha está preparando os segmentos TV e Centros de Biodiversidade. Nas TVs Públicas (TV Brasil, TV Câmara, TV Senado e TV Cultura) serão exibidos interprogramas de 1 minuto, ao longo da programação, e documentários semanais de 26 minutos. Os Centros de Biodiversidade serão exposições, onde os visitantes poderão acessar telas e terminais de computadores, com as informações digitalizadas, em pontos turísticos e diversas sedes do ICMBio, espalhadas pelo Brasil. O segmento Portal na Internet ainda está em fase de captação, para disponibilizar conteúdos sobre Brasil, para o grande público, no país e no exterior.




PROJETO MOTIRÕ*

Para mobilizar ações de ajuda aos desabrigados da Catástrofe da Região Serrana do RJ foi criado, em janeiro de 2011, o Projeto Motirõ (que quer dizer mutirão em tupi). O objetivo principal é a construção de casas para pequenos produtores dos vales dos Lúcios-Cachoeira e Serra de Vieira, em Teresópolis. Articulando a população local, comerciantes e internautas de todo o país, foram captados recursos e construídas casas para as 3 primeiras famílias cadastradas. O projeto continua em fase de captação, para construir novas casas, realizar o saneamento, a reciclagem de lixo, erguer estufas e recompor os terrenos para agricultura orgânica, nesses vales. O projeto Motirõ conta com o apoio da EMATER e das Secretarias do Ambiente e de Agricultura do Estado do RJ, para orientação e suporte aos pequenos produtores na recuperação de seus terrenos e no sistema de agricultura orgânica. A documentação dos trabalhos, feita em fotos e vídeo pela própria comunidade, e a educação ambiental são fundamentais para o sucesso do projeto.




MICROBACIA RIO DOS LÚCIOS*

O Instituto realizou também a primeira etapa do projeto de recuperação da Microbacia Hidrográfica do rio dos Lúcios, no município de Teresópolis, entre 2004 e 2010, com o plantio de milhares de mudas de espécies nativas de Mata Atlântica, aclimatadas. Com essa iniciativa informal, o projeto recuperou matas ciliares da região. Para a implementação da segunda e terceira etapas da recuperação, o projeto segue em fase de captação. O objetivo é preservar os mananciais de águas cristalinas que abastecem a região Serrana do RJ. Projeto em andamento.




EXPEDIÇÕES CIENTÍFICAS

O Instituto Paula Saldanha ainda organizou e financiou três expedições científicas, em 1994, 2007 e 2009 à nascente do rio Amazonas, nos Andes do Sul do Peru.

Dando continuidade ao trabalho de documentação de nosso país, que foi iniciado em 1977, com o biólogo Roberto Werneck, Paula Saldanha coordenou, em 1994, a primeira equipe de TV a chegar à “Nascente do rio Amazonas”, documentando a região.


Em 2007, com a parceria de Instituições, como o INPE, IBGE, ANA e IGN (Peru), o Instituto organizou, junto à RW Cine, a “Expedição Científica Brasileira e Peruana à Nascente do Amazonas”, para a colocação de marcos geodésicos e consequente oficialização do local da verdadeira origem do rio Amazonas.

A documentação do rio, com a participação do Instituto Paula Saldanha, seguiu em 2009, com o início das gravações para o documentário longa-metragem “Amazonas, o Maior Rio do Mundo - Uma Aventura da Nascente à Foz”, dirigido por Pedro Werneck – em fase de captação. A obra registrará quase sete mil quilômetros do curso do Amazonas, desde a verdadeira nascente, no Sul dos Andes peruanos, até sua foz no oceano Atlântico.



PROJETO ‘RETRATOS DO BRASIL’ em TV

O projeto ‘Retratos do Brasil’, homônimo à exposição, inicialmente elaborado também quando o Instituto era chamado Terra Azul, permitiu a veiculação nas TV Públicas de mostras, com diversos documentários, como ‘Paixão de Documentar’, ‘Diversidade Cultural’, ‘Retratos do Brasil I’ e ‘Retratos do Brasil II’, além de ‘Grande Nomes da Cultura Brasileira’, com depoimentos de Darcy Ribeiro, Jorge Amado, Herbert de Souza – o Betinho, Orlando Villas Boas, Oscar Niemeyer, entre outros.

OBS: O projeto prevê outros segmentos – Portal na Internet e Centros de Cultura – para dar espaço à participação do público e de comunidades locais



EXPOSIÇÕES ‘RETRATOS DO BRASIL’

O Instituto também apoiou a exposição itinerante ‘Retratos do Brasil’, realizada entre 2002 e 2003 na Casa França-Brasil, no Rio de Janeiro; no Sesc Pompéia, em São Paulo; e no Palácio do Itamaraty, em Brasília – através da Lei Rouanet. A exposição, multimídia, baseou-se nos 25 anos do trabalho de documentação do Brasil com mostras paralelas de vídeo, retratando aspectos étnicos, ambientais, culturais e diversas formas de produção sustentável, em várias regiões do país.

“É com satisfação que o Itamaraty acolhe a exposição ‘Retratos do Brasil’, de autoria da jornalista Paula Saldanha e do documentarista Roberto Werneck. Resultado de um trabalho de 25 anos em que os autores percorreram o território nacional de norte a sul, a exposição consegue captar, a um só tempo, a pluralidade e a singularidade do Brasil. Trata-se de um mosaico de nossa diversidade humana e ambiental, que reflete uma identidade única, em que cada um de nós será capaz de reconhecer os traços de uma verdadeira 'civilização brasileira'. O formato multimídia da exposição projeta o Brasil como país original, capaz de reconciliar o progresso tecnológico contemporâneo e suas tradições folclóricas. A mostra revela um País voltado para o novo e o futuro, sem abrir mão daquilo que o individualiza, de suas raízes multi-culturais que constituem a verdadeira força de sua personalidade. A mostra revela imagens que nos inspiram a persistir em nossos esforços pela construção de uma sociedade mais próspera e justa, sem descuidar da natureza e da poesia” – Celso Amorim, ministro das Relações Exteriores




ANO BRASIL NA FRANÇA

Outra mostra de caráter documental foi realizada pelo Instituto Paula Saldanha, em 2005: a mostra de documentários sobre cultura e meio ambiente, no “Espaço Brasil”, montado no Carreau du Temple, em Paris, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, em comemoração ao Ano do Brasil na França.



O AUTOR E SUA OBRA

A série ‘O Autor e sua Obra’ é uma coletânea de vídeos com entrevistas de diversos autores, desenvolvida em parceria com a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), a partir de um acervo em U-Matic da década de 1980. A série inclui entrevistas com nomes como Ana Maria Machado, Ziraldo, Joel Rufino dos Santos e Ruth Rocha. O Instituto Paula Saldanha está remasterizando a obra, em DVDs, para disponibilizar para a FNLIJ, em 2012.



DOAÇÕES

De 2000 a 2011, o Instituto tem feito doações de materiais em DVDs e livros para instituições, escolas, universidades e bibliotecas em diversas regiões do país.

As minibibliotecas Paula Saldanha contam com títulos de autoria da jornalista, que foram distribuídos para vários estados brasileiros, com o apoio do Instituto. Já as doações de DVDs, produzidos por Paula Saldanha e Roberto Werneck, são destinadas a instituições científicas, educativas e culturais.



TV COMUNIDADES*

Além da exibição de programas e reportagens especiais, o Instituto Paula Saldanha – à época, Terra Azul – concebeu um modelo de produção que previa a criação do projeto “TV Comunidades”, a ser realizado em colaboração com o Ministério da Educação, o Ibama e o Fundo Nacional de Meio Ambiente.

O projeto, em estágio de captação, é dividido em quatro etapas:

1- projeção de documentários sobre importantes questões nacionais, com vídeos selecionados e temas para cada região do Brasil;

2- gravação de debates com a opinião das populações dessas regiões;

3- anexação e edição dos depoimentos coletados para incrementar os vídeos, reformatá-los em documentários de maior duração e

destiná-los de volta às próprias comunidades;

4- e, por fim, a distribuição dos DVDs a instituições de diversas regiões do Brasil.



*OBS: Tanto o Projeto Motirõ, quanto o Micro Bacia Rio dos Lúcios podem estar interligados com o projeto TV Comunidades.




PUBLICAÇÃO LIVROS ‘EXPEDIÇÕES – RETRATOS DO BRASIL’

O Instituto Paula Saldanha apoiou a publicação, em edição de luxo, dos conteúdos das exposições realizadas em 1992 – Editora Salamandra, 1994. Foi responsável, também, pela organização de conteúdos, em textos, fotos (em arquivos digitais) da coletânea de vinte livros ‘Expedições’, Editora Del Prado, 1998.



EXPOSIÇÃO EXPEDIÇÕES CCBB e RIO CENTRO (RIO 92)

Em 1992, o Instituto Paula Saldanha, antigo Terra Azul, foi apoiador da exposição ‘EXPEDIÇÕES’, sobre os diversos ecossistemas brasileiros, realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), durante a Conferência da ONU para Meio Ambiente e Desenvolvimento – Rio 92. Realizou, também, para o Ministério do Meio Ambiente, as exposições bilíngues dos seis projetos selecionados pelo Governo brasileiro para a Conferência, com montagem no Rio Centro.



UM CAMINHO PARA GAIA

Em 1992, o Instituto firmou novo convênio, desta vez com o Ministério do Meio Ambiente, através do Fundo Nacional de Meio Ambiente (Convênio MMA/FNMA 017/92), para a criação de um especial para televisão. Baseado na Teoria de Gaia, de James Lovelock, o programa “Um Caminho para Gaia”, veiculado em TV aberta, é voltado para o público infanto-juvenil.

O curta-metragem foi vencedor do Prêmio de Melhor Documentário no Festival de La Guayra, na Venezuela. Seu mote é mostrar a terra como um planeta vivo, para estimular as futuras gerações a preservarem o Planeta.



TERRA AZUL

Em 1991, o então chamado Instituto Terra Azul firmou convênio com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para seu primeiro projeto – Convênio Ibama 057/91: a série de reportagens para TV “Terra Azul”, sobre áreas naturais do país. O objetivo era dar conhecimento ao grande público sobre os diferentes ecossistemas característicos de cada região brasileira.

Através deste projeto, foram realizadas diversas expedições científicas, ambientais e culturais, que resultaram na produção dos documentários “Queimadas na Amazônia”, “Soluções para a Amazônia”, “Arquipélago de Abrolhos”, “Baleia Jubarte”, “Pesquisas na Amazônia”, “Boto Cor-de-Rosa”, entre outros.

A série “Abrolhos” e “Baleia Jubarte” recebeu, em 1992, o prêmio de Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema Infantil – Uruguai.




© 2010 - Todos os direitos reservados - Instituto Paula Saldanha

[x] close




COIPYRIGHT INSTITUTO PAULA SALDANHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas