sexta-feira, 30 de março de 2012

REGIÃO SUL

Principal Notícias Cursos Online Contato Exercícios Anuncie no InfoEscola
--------------------------------------------------------------------------------
InfoEscola » Geografia »
Região Sul
Por Caroline Faria

A região sul é formada pelos Estados de Santa Catarina (capital Florianópolis), Rio Grande do Sul (capital Porto Alegre), e Paraná (Capital Curitiba).

Com uma área de aproximadamente 575.316 quilômetros quadrados, a região sul abriga cerca de 15% da população brasileira ficando atrás das regiões sudeste e nordeste e à frente das regiões centro-oeste e norte.


Região Sul do Brasil
O clima predominante na região é o subtropical, exceto no norte do Estado do Paraná onde predomina o clima tropical. Porém, o clima na região sul apresenta grandes variações, sendo o responsável pelo registro das temperaturas mais baixas do Brasil no inverno.

Devido a essas variações em algumas localidades da região sul pode ocorrer até neve em determinadas épocas do ano, como é o caso da região central do Paraná, e o planalto serrano do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde são registradas as temperaturas mais baixas.

Nas regiões de clima mais ameno a vegetação típica é a floresta de araucárias (pinhais), enquanto que em boa parte do Rio Grande do Sul, podemos encontrar extensas pradarias, ou campos naturais, chamados de “pampas” ou “campos sulinos”.

Esta configuração climática foi um dos fatores que fez com que a região sul do Brasil fosse o destino de grande parte dos imigrantes europeus, principalmente da Alemanha e Itália que vieram para a região trazendo consigo seus costumes e tradições celebrados até hoje em festas típicas da região sul como: o Oktoberfest, festa típica de origem alemã celebrada anualmente em Blumenau (SC) e que já se tornou a segundo maior festa alemã do mundo perdendo apenas para a festa original realizada em Munique (Alemanha); e a “Festa da Uva”, realizada em Caxias do Sul (RS) a cada dois anos, inicialmente para celebrar a colheita da uva (ou vindima), tradição deixada pelos italianos.

Tradicionalmente, a agropecuária é a principal atividade econômica da região sul. Mas esta região também conta com um contingente bastante desenvolvido de indústrias (principalmente alimentícias) e com a mecanização agrícola que a colocam no segundo lugar brasileiro em geração de renda (perdendo apenas para a região sudeste).

Outro setor que merece destaque é o de geração de energia. Fica no Paraná, na divisa com Paraguai, uma das três maiores usinas hidrelétricas do mundo, a usina de Itaipu.


Data de publicação: 13/10/2008
Categorias: Brasil, Geografia Imprimir | Recomendar | Link



Um comentário sobre "Região Sul". Clique aqui para adicionar um comentário.
Clique aqui para ver os comentários.

Deixe um Comentário
Clique aqui para cancelar a resposta.
Você precisa estar logado para comentar este texto.
Conteúdo

Administração Artes Astronomia Atualidades Biografias Biologia Ciências Curiosidades Direito Doenças Drogas Economia Educação Espanhol Esportes Filosofia Física Francês Geografia História Informática Inglês Literatura Matemática Medicina Mitologia Política Português Profissões Psicologia Química Redação Religião Sexualidade Sociedade Sociologia NotíciasEducação Enade Enem Gabaritos Inscrições Matrículas ProUni Vestibular


--------------------------------------------------------------------------------
Anuncie | Política de Privacidade | Feed RSS | Twitter | Facebook | XML Sitemap
Copyright 2006-2012 - Todos os direitos reservados.

COPYRIGHT INFOESCOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas