quarta-feira, 28 de março de 2012

RETRATOS DO BRASIL

A idéia central desse projeto surgiu numa reunião de trabalho com a TAM, em março de 2003.
Invariavelmente preocupada em reforçar ao máximo os laços de identidade entre a empresa e a comunidade brasileira nos Estados Unidos, a direção da TAM abraçou, desde o início a nossa idéia de reunir, em livro, algumas das personalidades e personagens brasileiros que são “a cara do Brasil no American Dream”.

Um trabalho a nível nacional nos Estados Unidos, dentro de um conceito abrangente e inclusivo, dos mega-stars que com seu sucesso projetam uma imagem positiva do Brasil, aos que atuam muitas vezes de forma anônima em favor da comunidade brasileira. Um ano depois essa idéia se transforma no livro que chega agora às suas mãos.

O ser humano sempre cultivou seus heróis, seus exemplos, símbolos de finalidade, propósito, ação em função do grupo, defensores de ideais comuns.

Toda comunidade ou grupo social tem seus heróis do dia-a-dia,
personagens que, pelos motivos os mais diversos, muitas vezes até atípicos, contraditórios, representam variadas faces desse mesmo agrupamento social.

A comunidade brasileira nos Estados Unidos, históricamente, foi e continua sendo muito subestimada e parcamente analisada. Vivendo profundamente ligado à essa comunidade há 15 anos, aprendi a entendêla em suas qualidades e contradições. Saudades, deslumbramentos, desconfortos e acima de tudo, garra.

Nunca acreditei naquele maldito ditado amplamente difundido pelos derrotados e derrotistas de plantão, de que “brasileiro é desunido, sem senso comunitário, etc e tal”. Até hoje não sei bem a quem interessa seguir pregando essa maldosa idiotice.

A forma do brasileiro ser unido, solidário e agrupado é, obviamente, diferente de outras culturas. E dentro dos Estados Unidos, essa forma de ser “brazileiro”, criou sua própria linguagem, seu próprio ritmo e sua própria circunstância.

Se não, como explicar fenômenos como o “Brazilian Day”? Como entender o sucesso de muitos brasileiros nas pistas de corrida, no meio artístico, na cena empresarial e no universo fashion dos Estados Unidos?

Quando decidimos reunir em livro, breves dados biográficos, fotos e aspectos relevantes de brasileiros que conquistaram ou estão conquistando sua fatia do “American Dream”, obviamente não estávamos interessados em fazer nenhum tipo de lista de “melhores” ou “destaques”.

Quem assim interpretar esse projeto, não terá realmente captado a sua essência e sua relevância.

Esse não é um projeto publicitário, comercial ou insuflador de vaidades, embora seja perfeitamente natural que cada um dos personagens aqui enfocados, se sinta com toda justiça, vaidoso e orgulhoso do que fez, faz ou representa na história da presença brasileira nos Estados Unidos.

É bom que se diga que o trabalho foi extremamente facilitado pela própria energia dessas pessoas. Por reconhecerem a legitimidade da nossa iniciativa e o aval da TAM, esse grupo de pessoas que se revelou genuinamente cooperativo.

Foram oito meses de pesquisas. Colaboração dos órgãos de imprensa brasileiros nos quatro cantos dos Estados Unidos, e a dedicação muito especial de nossa produtora, Rita Pierotti, que é o “espírito alto astral” desse e de muitos outros projetos que vem sendo desenvolvidos na comunidade brasileira.

Quero ressaltar com ênfase o papel da mídia brasileira nos Estados Unidos, muitas vezes sem receber o reconhecimento que merece.

Principalmente os jornais e revistas brasileiros nos Estados Unidos, mais do que qualquer outro elemento, são o maior, mais forte e mais importante traço-de-união de toda a comunidade, da Califórnia à New Jersey, do Texas à Washington, da Flórida à Boston, de Atlanta à New York.

Não é por acaso que alguns dos personagens mais importantes da comunidade brasileira sejam empresários, jornalistas, colunistas ou fotógrafos desse setor.

Também não é surpresa alguma ver que, ao lado de artistas, líderes comunitários, comunicadores, esportistas e gente do povo, estejam empresários dos mais diversos níveis de atuação.

Cabe aos empresários brasileiros uma enorme parcela de contribuição para que o senso de unidade dos brasileiros seja sempre reforçado.

Por fim, que ninguém se sinta “excluído” por não estar enfocado na presente edição de “Retratos do Brasil”. Para incluirmos todos de uma só vez teríamos que fazer algo próximo de um Catálogo Telefônico. Não é essa a idéia.

Acreditamos que esta é apenas a primeira de seguidas edições revelando as “Caras do Brasil” nos Estados Unidos. Portanto, longe de ser uma “lista de melhores” ou “de mais importantes”, este livro é uma colagem de personagens de inegável presença na vida brasileira nos Estados Unidos.

Um glossário de importantes e indispensáveis referências humanas e bibliográficas para quem se interesse ou precise debruçar sobre a aventura brasileira em solo norte-americano.

É fundamental ressaltar que esse projeto dificilmente se realizaria sem o apoio e o entusiasmo da equipe TAM nos Estados Unidos. Muito além de ser gentil ou politicamente correto, gostaria de creditar à empresa como um todo, o mérito maior dessa publicação.

Ao mesmo tempo, ser um instrumento de captação de recursos para a Brazilian Mission, sensível e séria iniciativa de um grupo de brasileiros ávidos por fazer algo pelas comunidades carentes do Nordeste brasileiro. Nada poderia me dar mais orgulho e prazer, como jornalista e profissional profundamente ligado à comunidade brasileira nos Estados Unidos, do que pilotar esse projeto.

Nosso único desejo é servir a esse ideal.
Por amor ao Brasil, nossa terra e nossa gente.
Por respeito aos Estados Unidos.
Patriotismo, em seu sentido mais belo e profundo, é a palavra que melhor se aplica à natureza desse livro.

Carlos Borges






















Clique nos nomes da lista abaixo, para ler a biografia de cada um.



Não pude conectar






COPYRIGHT RETRATOS DO BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas