sexta-feira, 23 de março de 2012

MASSACRE DE 3 LEGIÕES, XVII, XVIII, XIX (23.000 LEGIONÁRIOS)

Batalha da Floresta de Teutoburgo Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coordenadas: 52° 24' 29" N 8° 07' 46" E
Batalha da Floresta de Teutoburgo
Conflito romano-germânico

Mapa da Batalha da Floresta de Teutoburgo
Data 9 de setembro de 9 d.C.
Local Floresta de Teutoburgo
Resultado Vitória germânica decisiva
Combatentes
Tribos germânicas Império Romano

Comandantes
Armínio Públio Quintílio Varo †

Forças
18.000 24.000 (legiões romanas XVII, XVIII e XIX)

Baixas
desconhecidas, possivelmente 7.000 cerca de 23.000

A Batalha da Floresta de Teutoburgo, também chamada de Desastre de Varo, ocorreu durante o outono de 9 d. C. na Floresta de Teutoburgo, Alemanha perto da atual cidade Bramsche.

Uma aliança de tribos germânicas chefiada por Armínio (em alemão Hermann), da tribo dos queruscos, emboscou e dizimou três legiões romanas[1], lideradas por Públio Quintílio Varo, que o consideravam até então como aliado. Como resultado a batalha estabeleceu o Rio Reno como fronteira do Império Romano pelos séculos seguintes, fato que estabeleceu uma importante distância entre as culturas romana e germânica, assim como o declínio da influência romana em todo o Ocidente.

Índice [esconder]
1 História
2 Imagens
3 Referências
4 Ligações externas

[editar] História
Hermannsdenkelmal: Monumento do século XIX em homenagem a Ermínio na Floresta de Teutoburgo (próximo a Detmold). Hoje sabe-se que o local da batalha foi a cerca de 80 km dali, em Kalkriese[1]No ano 7 d.C., Públio Quintílio Varo, casado com Vipsania Marcella, filha de Marco Vipsânio Agripa, foi nomeado governador da Germânia. Grande parte da Germânia (até ao Rio Elba) estava ocupada, relativamente pacificada e submetida, por três legiões romanas: Legio XVII, Legio XVIII e Legio XIX.

Armínio, o chefe tribal germânico, que servira no exército romano e que havia ganhado a cidadania romana [2], avisou Varo de uma revolta germânica, a qual deveria ser suprimida o mais rápido possível. Indicou-lhe um atalho na Floresta de Teutoburgo, uma área com bosques impenetráveis, cheios de colinas e barrancos, como local ideal para combater a revolta. Um terreno, portanto, que obrigava a já heterogênea coluna romana a estirar e desordenar ainda mais as suas fileiras. No entanto, outros generais mais experientes, assim como o germano Segestes, de confiança de Varo, avisaram-no de que Armínio poderia estar planejando um ato de traição. O pouco experiente Varo não ouviu os conselhos e seguiu pela floresta indicada, onde os romanos sofreram uma emboscada e foram terrivelmente massacrados. Mais tarde, as legiões romanas organizaram novas campanhas na Germânia sob o comando do General Tibério (futuro imperador) com o objectivo de recuperar as insígnias imperiais perdidas na Batalha de Teutoburgo, que estavam então em mãos germanas. Mas, dessa vez, a missão foi concluída com êxito. Curiosamente, à plebe romana foi ocultado este terrível massacre que o império sofreu. Acredita-se com o intuito de não alarmar e não denegrir o poder de Roma face aos olhos do povo.

[editar] ImagensVista do local de batalha a partir do Monumento a Ermínio
O local da batalha da Floresta de Teutoburgo (em reconstrução)
Referências↑ a b KULIKOWSKI, Michael. Guerras Góticas de Roma. 1 ed. São Paulo: Madras, 2008. 246 p. 1 vol. vol. 1. ISBN 978-85-370-0437-1
↑ GEARY, Patrick. O mito das nações: A invenção do nacionalismo. 1 ed. São Paulo: Conrad, 2005. 223 p. 1 vol. vol. 1. ISBN 85-7616-120-6
[editar] Ligações externasA batalha de Varus (em inglês)
The battle in the Teutoburg Forest (em inglês)
Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Batalha_da_Floresta_de_Teutoburgo&oldid=29187592"
Categorias: Batalhas do Império RomanoQueruscosCategorias ocultas: !Esboços maiores que 5000 bytes!Esboços sobre tópicos militares!Artigos bons na Wikipédia em catalão!Artigos bons na Wikipédia em espanhol!Artigos destacados na Wikipédia em alemão
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar Ver histórico AçõesBusca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans Ænglisc العربية Български Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Euskara Suomi Français Frysk Gaeilge Galego עברית Hrvatski Magyar Հայերեն Ido Italiano 日本語 한국어 Latina Македонски Bahasa Melayu Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Српски / Srpski Svenska Türkçe Українська Tiếng Việt 中文 Esta página foi modificada pela última vez à(s) 11h47min de 4 de março de 2012.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Versão móvel

DIZ-SE QUE,DE MANHÃ,AO ACORDAR, O IMPERADOR AUGUSTO SEMPRE DIZIA:VARO, VARO ONDE ESTÃO AS MINHAS LEGIÕES.

WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas