sexta-feira, 25 de maio de 2012
EMPREENDEDORISMO
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http://www.redealcar.jornalismo.ufsc.br/cd4/rublicas/Felipe%20Rigon%20Dorneles_Tiago%20de%20Oliveira%20Mainieri.docEmpreendedorismo e Comunicação: o perfil e a formaçãoempreendedora dos egressos do curso de Comunicação Social daUnijuí DORNELES, Felipe Rigon, graduando em Comunicação Social – HabilitaçãoJornalismo. UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande doSul - RS. Bolsista de Iniciação Cientifica – Fapergs.frdorneles@yahoo.com.br ;MAINIERI de Oliveira, Tiago. Professor Mestre do Departamento de Estudos deLinguagem Arte e Comunicação – DELAC, UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – RS. Doutorando em Ciências daComunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo -ECA/USP. mainieri@usp.br ResumoO empreendedorismo vem sendo recentemente introduzido nas universidades. Oartigo tem como objetivo trazer para a área da comunicação essa discussão, levando oempreendedorismo e características empreendedoras para profissionais de comunicação.Desse modo, reportamos no artigo um estudo realizado junto aos egressos do curso deComunicação Social da Unijuí. Observando o perfil empreendedor, podemos afirmar que eles apresentam características essenciais aos comunicadores-empreendedores. A pesquisa revela que a experiência profissional também é determinante para umaformação empreendedora.Palavras-Chave: história curso de Comunicação Social - Unijuí; empreendedorismo; perfil comunicador-empreendedor; formação empreendedora.IntroduçãoO empreendedorismo vem sendo recentemente introduzido no ambiente dasuniversidades de maneira a estimular a formação de novos empreendedores. Inúmeroscursos de graduação, de diferentes áreas como administração e química, inseriram emseus currículos o tema do empreendedorismo. Na área de comunicação, são ainda poucas as iniciativas que estimulam o perfil empreendedor dos alunos.
Porém, podemos considerar o contexto atual extremamente favorável aocrescimento do empreendedorismo, enquanto alternativa viável aos altos índices dedesemprego e possibilidade de aquecimento dos mais diversos setores produtivos. As perspectivas e o potencial do empreendedorismo justificam por si só a inserção dessadiscussão no âmbito da comunicação. Se analisarmos o mercado na área dacomunicação organizacional, os dados também apontam um crescimento no número deempresas de consultoria e assessoria nessa área. Porém não existem estudos/análisesdesses empreendimentos, nem mesmo acerca do perfil dos empreendedores dacomunicação.O artigo tem como objetivo trazer para a área da comunicação a discussão sobreempreendedorismo, explicitando a evolução de seu conceito, bem como, a importânciade características empreendedoras para os profissionais da área. Para isto, reportamosneste artigo um estudo realizado junto aos egressos do curso de Comunicação Social daUnijuí, primeiramente, analisando o histórico e a evolução da proposta político- pedagógica do Curso. E, posteriormente, analisando o perfil empreendedor dos mesmos.Para fundamentação teórica, realizou-se uma revisão bibliográfica sobreempreendedorismo de maneira a permitir o entendimento das várias concepções eestudos sobre o tema (evolução do conceito de empreendedorismo). O referencialteórico está fundamentado nos estudos acerca do empreendedorismo e comunicaçãoorganizacional. O histórico do curso e o desenvolvimento de seu currículo foramanalisados a partir de estudos de professores e da proposta político-pedagógica domesmo. Quanto ao estudo empírico, utilizaremos de uma pesquisa de campo que trouxeresultados da área de atuação, do perfil empreendedor e da formação acadêmica dosegressos do curso de Comunicação Social da Unijuí.Empreendedorismo e o comunicador-empreendedorMuitas vezes usamos o termo empreendedorismo ou empreendedor para definir um ato ou pessoa que realiza um empreendimento, mas isto no sentido de criar ouadministrar uma empresa, ou ainda no sentido de investimento, algo relacionado comdinheiro. “Os empreendedores eram pessoas que aproveitavam as oportunidades com a perspectiva de obterem lucros, assumindo os riscos inerentes (...) associou-seempreendedores à inovação e via-os como agente da mudança”. (FILION, 1999, p.07).A evolução do conceito do termo empreendedorismo foi dada ao longo de pesquisas, pois, o termo surgiu com os economistas, que estavam interessados com a
economia das empresas, criação de novos empreendimentos, desenvolvimento egerenciamento de negócios e na sua contribuição para o desenvolvimento econômico. A partir do estudo do empreendedorismo pelos comportamentalistas, passa-se a analisar ocomportamento do empreendedor....aos psicólogos, psicanalistas, sociólogos e outros especialistas docomportamento humano... Max Weber (1930). Ele identificou o sistema devalores como um elemento fundamental para a explicação docomportamento empreendedor. Via os empreendedores como inovadores, pessoas independentes cujo papel de liderança nos negócios inferia umafonte de autoridade formal. (FILION, 1999, p.08).Então começam a surgir novas abordagens acerca do conceito do termoempreendedorismo. Passa-se de uma definição restrita a investimento e criação deempresas para uma visão voltada ao comportamento humano, onde empreendedor éuma pessoa criativa, que tem iniciativa, é capaz de estabelecer metas e atingir objetivos.A primeira definição apresentada pelos economistas prevalece até hoje, mas o termocomportamentalista passa a ganhar mais espaço na medida em que surgem pesquisassobre o assunto. Segundo Filion: O empreendedor é uma pessoa criativa (...) marcada pela capacidadede estabelecer e atingir objetivos (...) e que mantém alto nível deconsciência do ambiente em que vive, usando-a para detectar oportunidades de negócios. (...) Um empreendedor que continua aaprender a respeito de possíveis oportunidades de negócios (...) e atomar decisões moderadamente arriscadas (...) que objetivaram ainovação, continuará a desempenhar um papel empreendedor (...) Umempreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realizavisões. (FILION, 1999, p.19).A partir do conceito genérico de empreendedor é importante apresentarmos umadefinição de comunicador-empreendedor. Segundo Mainieri:Poderíamos defini-lo como o profissional de comunicação com forte perfil para inovação, que é dono de seu próprio negócio ouempregado de uma organização. É o profissional que, parafraseandoFilion, imagina, desenvolve e realiza soluções de comunicação permanentemente. É alguém que inova e é agente de mudanças.(MAINIERI, 2005, p.06)Segundo Mainieri (2005), podemos categorizar dois tipos de comunicador-empreendedor, o comunicador-empreendedor:comunicador que é dono de seu próprio
empreendimento em comunicação (agência, assessoria, veículo de comunicação, etc.); eo comunicador-intraempreendedor: comunicador que é empregado, vinculado a umaorganização. Gerente ou responsável por um setor/departamento de comunicação queadministra a estrutura como se fosse sua própria empresa.Como característica comum nas duas tipologias, podemos mencionar a inovação,característica essencial ao comunicador. Para traçarmos o perfil do comunicador-empreendedor teremos como referência os estudos apresentados por Dolabela (2001) eFilion (1999). Dolabela (2001), nesses estudos, define as principais características deum empreendedor de sucesso.Filion (1999) também apresenta as características mais freqüentementeatribuídas aos empreendedores. Ele sistematiza as principais características apontadas por diversos autores em inúmeras publicações. São elas: inovação, liderança,independência, criatividade, originalidade, flexibilidade, iniciativa, capacidade deaprendizagem, necessidade de realização, entre outras.Para o autor, no campo do empreendedorismo ainda não foi possível estabelecer um perfil científico do empreendedor. Para ele ainda existem muitas diferenças nasamostragens das pesquisas realizadas, o que dessa forma não nos permitiria definir esse perfil cientificamente. Porém, “as pesquisas têm sido fonte de várias linhas mestras parafuturos empreendedores, ajudando-os a situarem-se melhor”. (FILION, 1999, p.10)Apesar desse contexto, vários estudos exploratórios sistematizam ascaracterísticas dos empreendedores. A partir disso, nossa proposta é comentar algumasdessas características adaptando-as para a realidade do comunicador-empreendedor, ouseja, aquelas que julgamos fundamentais na tentativa de delinear o perfil docomunicador-empreendedor.Apresentamos então, as principais características do perfil do comunicador-empreendedor segundo Mainieri (2005):-Inovação/criatividade – elemento essencial ao comunicador-empreendedor, é a capacidade de inovar constantemente, de formacriativa. A inovação deve permear a atuação do comunicador-empreendedor, exigindo uma ótima capacidade para identificar oportunidades de comunicação no mercado.-Independência - outra característica recorrentemente atribuída aoempreendedor é a necessidade de independência. Podemos dizer que ocomunicador-empreendedor tem essa necessidade de independência na
medida em que quer ser dono de seu próprio negócio, tornando-seindependente, ou livre das “amarras” como empregado de umaorganização.-Flexibilidade/dinamicidade – a flexibilidade para assumir riscoscalculados é essencial ao comunicador-empreendedor. Umempreendimento na área de comunicação requer flexibilidade para permitir adaptações no negócio, diante do ambiente de constantestransformações. Além disso, o comunicador-empreendedor deve ter capacidade para tomar decisões e implementar mudanças, ele não deveacomodar-se.-Planejamento/organização – o comunicador-empreendedor necessita planejar os passos de suas atividades. Para garantir o crescimento daempresa ou instituição que trabalha, o comunicador-empreendedor vaiutilizar sua capacidade de planejamento constantemente.-Iniciativa/dedicação – a iniciativa é essencial no comunicador-empreendedor, iniciativa para tomar decisões e implementar ações. Umempreendimento requer dedicação por parte do comunicador-empreendedor, para que um negócio cresça e se desenvolva de formaconsistente.-Liderança – a liderança na condução de um empreendimento decomunicação garante o envolvimento da equipe. O comunicador-empreendedor precisa exercer o papel de líder na condução do negócioou na execução de atividades setoriais.-Aprendizagem/conhecimento – o domínio das atividades édeterminante para o sucesso do mesmo. O comunicador-empreendedor deve ter pleno conhecimento do negócio e capacidade de aprendizagem para buscar constantemente aperfeiçoar seu nível de conhecimento donegócio e do mercado.A categorização ora apresentada delimita apenas alguns itens essenciais ao perfildo comunicador-empreendedor. Entendemos que são necessários novos estudos paradelinear com maior precisão esse perfil, inclusive testando sua validade junto aoscomunicadores-empreendedores. Dessa forma, o perfil apresentado no artigo reflete umestudo ainda exploratório em uma área nova. A análise da pesquisa de campo trará afundamentação deste perfil.
O curso de Comunicação Social da Unijuí e seus egressosO curso de Comunicação Social da Unijuí surgiu para atender as necessidades domercado regional, ou seja, a região noroeste do estado do RS. Os poucos profissionaisque atuavam nessa região, há menos de 10 anos atrás, vinham dos grandes centrosurbanos como Santa Maria e Porto Alegre, ou ainda nem eram formados na área em queatuavam. No mês de setembro de 1993, foi criada uma comissão, que iniciou o projeto deviabilização do curso de Comunicação Social da Unijuí. Esta comissão foi designada arealizar uma série de atividades para o desenvolvimento do projeto. Pesquisas deopinião, seminários, mapeamento de cursos, pesquisas bibliográficas, visita àuniversidades e análise da estrutura da Unijuí para instalar o referido curso.Em 1995, uma comissão elaborou o projeto do curso de Comunicação Social,que foi aprovado pelo Conselho Universitário. Em julho de 1995 foi realizado o primeiro vestibular de Comunicação Social da Unijuí, oferecendo vagas para trêshabilitações, Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. Na proposta político-pedagógica do curso, era dada ênfase àinterdisciplinaridade e à comunicação integrada, com a preocupação de ampliar equalificar o quadro de profissionais vinculados à realidade local.A partir de 2000, o curso passa por um processo de mudanças na proposta político-pedagógico, para assim adaptar-se as mudanças e exigências do mercado. Umanova comissão realiza estas atividades, e em 2002, a partir de seminários e estudossistemáticos, surgem, a partir da comunicação integrada, os termos gestão e planejamento em comunicação, para contribuir com o desenvolvimento da formaçãoacadêmica. Então, o termo, gestão dos processos comunicacionais, passa a integrar anova proposta político-pedagógica do curso de Comunicação Social da Unijuí. Nestes 10 anos de atividades o curso já formou cerca de 200 alunos, sendo 190 pelo currículo antigo e cerca de 15 alunos já no currículo novo. A grande maioriatrabalha na área de formação, atuando em universidades, rádios, assessorias decomunicação, cooperativas, jornais, internet e empresas privadas, sendo a maioriaempregados. O restante atua em outros setores do mercado por não ter oportunidade naárea de formação ou ainda por ser desempregado.
A implantação do Curso de Comunicação Social na região noroestedo estado, através da UNIJUÍ, foi o marco decisivo para aotimização, profissionalização e qualificação dos meios decomunicação (rádios, jornais, emissoras de televisão, etc), assessoriasde comunicação, empresas privadas e públicas e organizações nãogovernamentais. Foi com o Curso e pelo seu quadro de profissionais/professores e pesquisadores que se ampliaram aaprendizagem e o desenvolvimento da área da Comunicação.(FORMENTINI; GAGLIARDI; OLIVEIRA, 2005, p.01) Na medida em que o curso de comunicação desenvolve-se rumo às exigênciasdo mercado, novas oportunidades surgem para os alunos que permanecem na região. Avalorização do profissional de comunicação tem aumentado no decorrer do tempo, isto, pelo desenvolvimento da formação acadêmica e também, pelo contato entreuniversidade e mercado de trabalho. Termos como interdisciplinaridade, comunicaçãointegrada, gestão e talvez, futuramente, empreendedorismo, são aspectos importantes naformação de comunicadores que, ao entrarem no mercado de trabalho, comconhecimento e dedicação, abriram mais portas para novos profissionais.O perfil empreendedor e a formação acadêmica dos egressos do curso decomunicação social da Unijuí Surge então, no âmbito da Comunicação Social, o termo empreendedorismo, para formar profissionais que atendam as necessidades de um mercado de trabalhorestrito e exigente. Na proposta político-pedagógica do curso de Comunicação Social daUnijuí, destacam-se conceitos como interdisciplinaridade, comunicação integrada,gestão, planejamento e políticas de comunicação. Esses conceitos trazem importantesfundamentos para a formação de um comunicador-empreendedor.Uma pesquisa de campo realizada com os egressos do curso de ComunicaçãoSocial da Unijuí trouxe resultados sobre o perfil e sobre a formação empreendedoradestes profissionais. Esta pesquisa é instrumento de análise do projeto de pesquisa“Estudo do Perfil Empreendedor dos Egressos do Curso de Comunicação Social daUnijuí”, desenvolvido pelo professor do curso de Comunicação Social da Unijuí, TiagoMainieri de Oliveira, e do aluno bolsista, Felipe Rigon Dorneles. Este projeto éfinanciado pela FAPERGS – Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul, e
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