sábado, 12 de maio de 2012

SIEMENS

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Modelo da família de trens Velaro da Siemens Na recente visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Alemanha, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, acompanhou o chefe de Estado brasileiro durante viagem de Berlim a Hamburgo no trem Intercity-Express (ICE), o trem de alta velocidade fabricado pela empresa alemã Siemens. Em entrevista coletiva concedida durante a viagem, Rousseff disse que o investimento previsto para a instalação do primeiro trecho ferroviário de alta velocidade no Brasil é de 13,6 bilhões de euros e que a lista de concorrentes para a licitação, que deverá acontecer no primeiro trimestre de 2010, já é robusta. "Temos vários interessados: a Bombardier [canadense]; a Siemens [alemã]; os japoneses, com sua tecnologia; os coreanos, que através da transferência de tecnologia desenvolveram a sua; os franceses, com a Alstom, e os chineses", revelou Rousseff. Licitação de alta velocidade Segundo dados do governo brasileiro, a região por onde passará o trajeto do primeiro trem-bala brasileiro concentra 45% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e 36 milhões de habitantes. O trecho ferroviário interligará as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. De acordo com a ministra, o governo irá participar de forma minoritária na implantação do trem de alta velocidade. "Vamos participar com o equivalente a impostos e a desapropriações. Esses valores, expressos em reais e transformados em ações, são a nossa participação no projeto", disse Rousseff. Rousseff diz que lista de concorrentes é robusta A concorrência será definida levando em consideração a tarifa mais baixa e o menor valor de empréstimo por parte do governo brasileiro. Segundo a ministra da Casa Civil, também será exigida a transferência de tecnologia: "Por um motivo muito simples: esse é o primeiro trem e há outras possibilidades de construção de trens de alta velocidade no Brasil, como as linhas São Paulo-Curitiba, Brasília-Belo Horizonte e Belo Horizonte-Rio de Janeiro. Quem tiver essa parceria conosco é também candidato a transferir a tecnologia de metrô e a fazer outros projetos". A ministra explicou que o modelo tecnológico do trem-bala brasileiro ainda não foi definido. "O que nós oferecemos é um estudo de demanda, um estudo de traçado e uma elaboração econômico-financeira", relatou. Quanto à tecnologia alemã, a ministra da Casa Civil preferiu não fazer comentários sobre as características do modelo alemão e limitou-se a declarar: "Queremos que eles [os alemães] participem do leilão". Tecnologia alemã Em entrevista exclusiva à Deutsche Welle, o presidente da Siemens do Brasil, Adilson Primo, revelou que a proposta da empresa alemã para a licitação brasileira seria o modelo da família de trens Siemens Velaro, o mais moderno oferecido atualmente pela companhia. "É o trem mais rápido do mundo hoje em operação comercial, que é o trecho Madri-Barcelona, que opera a 350 quilômetros por hora e com segurança", disse. Atualmente, inúmeros trens fabricados pela Siemens operam comercialmente na Europa, na China e na Rússia. "Nas últimas seis concorrências das quais participamos, na Europa e na Ásia, acabamos mostrando que esse projeto é muito competitivo, pois ganhamos cinco concorrências", revelou o presidente da subsidiária brasileira da empresa. Vantagem ecológica Segundo Adilson Primo, o fator diferencial do modelo alemão estaria em sua competitividade. "Ele tem tração distribuída, o que permite menos esforços nas partes mecânicas e um ganho de 20% no número de passageiros". Em um deslocamento de 100 quilômetros, o Siemens Velaro gasta 0,33 litro de combustível por passageiro. "Então, é um trem altamente econômico", destacou Primo, salientado a vantagem ecológica do modelo de sua empresa. "Para o traçado que o Brasil definiu, Rio de Janeiro-Campinas-São paulo, seria o modelo ideal", concluiu. Ele informou ainda que o prazo previsto para a implantação do trem de alta velocidade fabricado pela empresa alemã seria de seis anos, do início das obras à primeira viagem. Autora: Cris Vieira Revisão: Carlos Albuquerque Pages 1 | Texto completo Data 05.12.2009 Edição Carlos Albuquerque Compartilhar Enviar para alguém Facebook Twitter Mais… del.icio.us Digg Newsvine Yahoo Socializer Feedback: Comentário Imprimir Imprimir esta página dw.de Lula convida empresários alemães a investir no Brasil Em encontro com empresários, em Hamburgo, ministros Guido Mantega e Dilma Roussef mostraram vantagens e oportunidades de investimentos no Brasil. Presidente Lula convidou empresários alemães: "Vamos ser felizes juntos". (04.12.2009) Brasil e Alemanha fecham acordo de cooperação para Copa e Olimpíadas Para a Confederação da Indústria Alemã (BDI), trata-se de um marco nas relações econômicas entre os dois países, que garante investimentos principalmente nos setores de energia, infraestrutura e tecnologia de segurança. (03.12.2009) Visita de Lula à Alemanha rende cooperações em diversos setores Em encontro com a chefe alemã de governo, Angela Merkel, presidente Lula disse ser favorável ao desarmamento atômico mundial, fez acordos para a Copa e os Jogos Olímpicos e discutiu estratégia para Copenhague. (03.12.2009) Leia também Dilma tem apoio dos brasileiros para vetar Código Florestal, diz Marina Silva 11.05.2012 Europa tem o direito de se preocupar com a Amazônia, mas soberania para preservar a floresta é do Brasil, diz Marina Silva. Mais de 80% dos brasileiros são contra a nova lei, afirma a ex-ministra do Meio Ambiente. Brasil vai processar empresas que fecharam contratos de carbono com índios 27.04.2012 Funai afirma que os contratos de venda de créditos de carbono oferecidos por empresas internacionais são ilegais e comprometem o uso das reservas pelos próprios indígenas. Brasil não tem legislação para acordos de Redd. Movimento negro festeja decisão do STF a favor das cotas nas universidades 27.04.2012 Supremo Tribunal Federal decide pela constitucionalidade das cotas raciais e o movimento negro brasileiro exige que mais universidades adotem esse sistema de ingresso. Rebelo: "Obras da Copa estão adiantadas e ficarão prontas no prazo" 26.04.2012 Ministro do Esporte garante que todos os estádios estarão prontos até o final de 2013. Mas críticos afirmam que obras em 4 das 12 arenas não estão dentro do cronograma. Pages 1 | Texto completo Data 05.12.2009 Edição Carlos Albuquerque Compartilhar Enviar para alguém Facebook Twitter Mais… del.icio.us Digg Newsvine Yahoo Socializer Feedback Imprimir Imprimir esta página Página Inicial Conselho de Segurança da ONU condena atentados em Damasco Dilma tem apoio dos brasileiros para vetar Código Florestal, diz Marina Silva Banco americano JPMorgan Chase anuncia perda de US$ 2 bilhões Modeselektor apresenta sua música híbrida e cheia de energia no Brasil Aquecimento global ameaça segunda maior plataforma de gelo da Antártica Venizelos relata progresso em negociações para formar novo governo gregoGalerias de Fotos Do gramofone ao iPhone Design brasileiro Asterix Manaus Turismo na Alemanha Terras raras Realistas russosNOTÍCIAS Política Economia Cultura e Estilo Meio Ambiente Ciência e Tecnologia Esporte MEDIA CENTER DW TV LIVE VIDEO AUDIO PICTURES PROGRAMAS África Programa Áudio Contraste Learning by Ear Podcasting Frequências TV APRENDER ALEMÃO Cursos de alemão Deutsch XXL Community D Deutsch unterrichten EXPLORE A DW DW no Celular Newsletters Podcasts RSS Sua Opinião © 2012 Deutsche Welle | Legal notice COPYRIGHT @ DEUTSCH WELLE

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