quinta-feira, 21 de junho de 2012

A FERROVIA DA SELVA:MADEIRA-MAMORÉ - EFMM

Principal Notícias Cursos Contato Exercícios Anuncie no InfoEscola -------------------------------------------------------------------------------- InfoEscola » História » História do Brasil » Estrada de ferro Madeira-Mamoré Por Fernando Rebouças A Estrada de Ferro Madeira – Mamoré, também conhecida como a estrada do “diabo” pelas perdas humanas ocorridas durante a sua construção, foi construída no período de 1907 a 1912, num projeto de interligar Porto Velho a Guajará – Mirim, estado de Rondônia, na fase áurea da borracha amazônica. Milhares de trabalhadores morreram durante a construção, não somente por acidentes de trabalho, mas vítimas de doenças tropicais. Com o intuito de criar uma passagem sobre o rio Madeira, na época em que o Brasil adquiria a posse sobre o estado do Acre pelo Tratado de Petrópolis, foi implantado o projeto “Madeira-Mamoré Railway” que objetivava facilitar a distribuição da borracha amazônica proveniente das matas bolivianas e brasileiras até Porto Velho, que funcionário como ponto de escoagem. A partir de Porto Velho, a borracha e outras mercadorias seguiam via fluvial pelo rio Madeira e pelo rio Amazonas até o oceano Atlântico. Antes da construção da ferrovia, a borracha seguia em canoas artesanais feitas pelos índios. O projeto da ferrovia recebia investimentos do empresário norte-americano Percival Farquhar. A ferrovia foi finalizada em 30 de abril de 1912, data que marcou a fundação da cidade de Guajará-Mirim. Com a decadência da borracha brasileira, em decorrência do plantio da seringueira na Ásia, a ferrovia também entrou em crise. Nos anos 30, a Estrada de Ferro foi parcialmente desativada, sendo destinada ao abandono. Nos anos 50, voltou a operar servindo na distribuição de mercadorias e passageiros, integrando as dezoitos empresas da Rede Ferroviária Federal. Porém, os prejuízos permaneciam, em 1966, a ferrovia foi desativada por completo pelo então presidente Castelo Branco. A ferrovia seria substituída pela construção das rodovias BR-425 e BR-364 entre Porto Velho e Guajará-Mirim. O abandono total da ferrovia iniciou-se em 1972. Retornou à atividade em 1981, cobrindo um trecho de 7 km, para fins turísticos, sofrendo novo abandono no ano de 2000. Atualmente, mesmo sem operação e serviços regulares, a estrada é tombada desde o dia 10 de novembro de 2005, pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A estrada serviu de tema para a minissérie da TV Globo “Mad Maria”. Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrada_de_Ferro_Madeira-Mamoré http://www.efmm.net/pagina 1.htm Data de publicação: 16/08/2010 Categorias: História do Brasil, Transporte Imprimir | Recomendar | Link Nenhum comentário sobre "Estrada de ferro Madeira-Mamoré". Clique aqui para adicionar um comentário. Deixe um Comentário Clique aqui para cancelar a resposta. Você precisa estar logado para comentar este texto. Conteúdo Administração Artes Astronomia Atualidades Biografias Biologia Ciências Curiosidades Direito Doenças Drogas Economia Educação Espanhol Esportes Filosofia Física Francês Geografia História Informática Inglês Literatura Matemática Medicina Mitologia Política Português Profissões Psicologia Química Redação Religião Sexualidade Sociedade Sociologia NotíciasEducação Enade Enem Gabaritos Inscrições Matrículas ProUni Vestibular -------------------------------------------------------------------------------- Anuncie | Política de Privacidade | Feed RSS | Twitter | Facebook | XML Sitemap Copyright 2006-2012 - Todos os direitos reservados. COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

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