quarta-feira, 6 de junho de 2012

MOASTEIROS MEDIEVAIS NA RÚSSIA

Espaço f/508 de Fotografia61 3347.3985 Cursos Loja Blog Estúdio Impressão ShareSobre f/508 Contato Archive for junho 28th, 2009 Campus Repórter por Espaço f/508 | 28 de junho de 2009 Amanhã, dia 29/06, ocorrerá o lançamento da quarta edição da Campus Repórter, revista-laboratório da Faculdade de Comunicação da UnB. Com início marcado para as 20h, a mostra da mais nova edição da revista será realizado no Genaro Jazz Burger Café, localizado na 114 norte, Brasília. A revista custará R$ 5,00 e poderá ser adquirida no evento de lançamento. Foto: Janine Moraes A Campus Repórter na sua atual edição não se limitou à cobertura de um tema, mas de uma variedade. As matérias: a única viagem no único trem diário interestadual de passageiros em atividade no país, fazendo o trajeto Belo Horizonte-Vitória; as marcas da história manicomial no Complexo Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena (MG) e o contraste com a atual perspectiva de autonomia para os pacientes; uma vida dedicada ao rádio: a história de José da Cunha, radialista que fez do seu trabalho parte da história de Anápolis (GO); a dura realidade do ensino de crianças e adolescentes em assentamentos e acampamentos rurais no interior do Paraná; a rotina de trabalho de peritos criminais e os mitos criados pelos seriados de investigação criminal; e uma entrevista com o jornalista Reynaldo Jardim, criador do conceito de caderno B (caderno de cultura). Participaram da supervisão do projeto os professores da Faculdade de Comunicação: David Renault (diretor da Faculdade de Comunicação), Dione Moura (Coordenadora de Graduação da FAC), Márcia Marques, Solano Nascimento, Marcelo Feijó e Gabriela Freitas. ShareProkudin-Gorskii, um visionário da fotografia em cor por Espaço f/508 | 28 de junho de 2009 As fotografias de Sergei Mikhailovich Prokudin-Gorskii (1863-1944) oferecem um retrato de um mundo perdido – o Império Russo nas vésperas da I Guerra Mundial e a próxima revolução. Os seus temas variam desde as igrejas e mosteiros medievais da antiga Rússia, às ferrovias e fábricas de uma emergente potência industrial, a vida diária e o trabalho da Rússia de uma população diversa. No início dos anos 1900 Prokudin-Gorskii formulou um ambicioso plano para um levantamento fotográfico do império russo que ganhou o apoio do Czar Nicholas II. Entre 1909-1912, e novamente em 1915, completou estudos de onze regiões, viajando num carro especialmente equipado, fornecido pelo Ministério dos Transportes. Uma excursão desse porte seria, por si só, um evento histórico da maior importância. O que engrandece ainda mais o trabalho é o fato de que as fotografias tiradas pelo Prokudin-Gorsky eram de um colorido simplesmente espetacular! Um feito inédito em seu tempo. A técnica do russo era simples, mas genial: tirava três fotografias em preto e branco da cena desejada com filtros coloridos diferentes em cada uma delas. Dessa maneira, cada uma das chapas continha informação de apenas um componente cromático da cena. Para apresentar as fotos coloridas, ele usava um projetor de slides com três lâmpadas, de cores iguais às dos filtros utilizados nas lentes. Ajustando as três imagens para ficarem uma em cima da outra, o efeito final era a composição das três chapas monocromáticas, formando a imagem colorida. O método de Serguei não vingou, pois as cenas tinham que permanecer estáticas por muito tempo. Se algum objeto estivesse em movimento, as três chapas gravariam imagens diferentes, gerando borrões coloridos na imagem. O trabalho de Sergei tem uma relevância extra, pois ele tirou as únicas fotos conhecidas de igrejas russas que mais tarde foram destruídas na revolução. A fotografia colorida como conhecemos, só seria inventada na década de 30. Para ver o trabalho do fotógrafo, acesse aqui. ShareTensão Calma por Espaço f/508 | 28 de junho de 2009 Com mais de 25 anos de carreira como um dos mais destacados fotógrafos de publicidade do país, Arnaldo Pappalardo estréia no universo do livro com inquietante trabalho sobre a cidade de São Paulo. Tensão calma, o 40º livro de fotografia publicado pela Cosac Naify, toma como base as imagens apresentadas em grandiosa exposição no segundo semestre de 2008 na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Neste trabalho, Pappalardo apresenta três séries, cada com uma leitura bem diferenciada da metrópole paulistana. Nas primeiras fotografias, o leitor se perde em imagens abstratas, que são, na realidade, closes extremos de fragmentos do asfalto que cobre as ruas paulistanas. A segunda série de fotos explora a cidade vertical, com prédios no centro da cidade, em imagens noturnas e silenciosas, sem a presença frenética dos transeuntes. O terceiro segmento apresenta as pessoas desta cidade, em retratos crus, sem artifícios, que completam o trabalho lírico e inventivo de Arnaldo Pappalardo. O fotógrafo faz ao longo do livro uma alternância de imagens bem horizontais com outras verticais, jogo que é aproveitado pelo projeto gráfico da diretora de arte da editora, Elaine Ramos. A edição é enriquecida por um ensaio do pesquisador e curador da exposição de suas fotos na Pinacoteca do Estado, Rubens Fernandes Junior, e por uma cronologia ilustrada de sua trajetória. 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