domingo, 17 de junho de 2012

MUNDO MINERAL

-------------------------------------------------------------------------------- Ágata Origem do nome: Meu nome provavelmente é derivado de ACHATES, um rio da Sicília, onde eu era extraída na Antiguidade. Como sou ? Minha característica básica é ser formada por microscópicos cristais de quartzo, dispostos em bandas de cores distintas. Minhas cores e formas são tão variadas que uma coleção de pedras de Ágata, pareceria uma coleção de muitas pedras diferentes. A maioria das ágatas coloridas que vemos hoje, são tingidas artificialmente. Minha história: Há 3000 anos a Ágata já era trabalhada no Egito sob a forma de selos, pedras para anéis, gemas e vasilhas. Foi utilizada também como amuleto, para proteger do raio e da tempestade. A Ágata musgosa, uma variedade que tem em sua estrutura, filamentos de musgo, era levada pelos agricultores penduradas em seu corpo ou amarradas no chifre do boi do arado, para garantir colheitas abundantes. -------------------------------------------------------------------------------- Água-Marinha Origem do meu nome: Meu nome é devido à minha cor ser semelhante a água do mar. Como sou ? Minha cor varia do azul-claro ao azul, sou da família do Berilo, juntamente com minha irmã a esmeralda. Minha história : Através dos séculos tenho sido conhecida como a "Pedra dos Marinheiros", e me foi confiada a capacidade de proteger os viajantes, e particularmente a todo tipo de viagem por mar ou ar. No passado eu era utilizada para a confecção de armação de óculos, que surtiam nas pessoas um efeito tranquilizador. Na Idade Média acreditava-se que eu, atuava como tônico. Supunha-se que eu atraia a ajuda e proteção dos espíritos da luz e da sabedoria. Atualmente é considerada benéfica para proporcionar calma, facilitar a comunicação e o diálogo, devido a sua cor estar relacionada com o chackra laríngeo. A maior Água-marinha com qualidades para ser lapidada foi encontrada em Marambaia, Minas Gerais (Brasil). Pesava 110,5 Kg, media 48,5 cm de comprimento e 41 cm de diâmetro. A partir dela foram lapidadas pedras de menor tamanho. Os cristais de Água Marinha natural podem ser objetos impressionantes. Um exemplo espetacular registrado foi um cristal de 2,20 metros de comprimento, 40 cm de diâmetro com mais de 120 quilos, transparente de extremidade a extremidade, com o centro azul e o exterior esverdeado. Na época foi negociado por 25.000 dólares. -------------------------------------------------------------------------------- Alexandrita Origem do meu nome: Fui descoberta na Rússia, no início do século XIX. Meu nome é em virtude do Czar Alexandre II. Como sou ? Tenho uma característica muito interessante, minha cor é verde com a luz do dia e vermelha com luz artificial. Minha história: A maior pedra encontrada pelo homem, foi em Sri Lanka e tinha 1.876 quilates, a maior lapidada pesa 66 quilates e se encontra no Smithsonian Institution em Washington. -------------------------------------------------------------------------------- Âmbar Origem do meu nome: Os romanos me conheciam como sucinnum, que significa 'pedra de seiva', e também fui chamado de electrum, do qual vem 'eletricidade', pois fui utilizado nas primeiras demostrações de eletricidade estática. Como sou ? Sou uma resina fossilizada de pinheiros, extintos a aproximadamente 50 milhões de anos. Em meu interior normalmente são encontrados fragmentos de pequenos insetos, pétalas, sementes e outros remanescentes de origem pré-histórica, por isso sou uma das preferidas dos arqueólogos. Minha história: Foi a primeira substância usada pelo homem com fins decorativos, e foi encontrada em sítios arqueológicos da Idade da Pedra, sob a forma de talismãs e amuletos. No Tibet o âmbar está associado com a busca da perfeição e do equilíbrio interior. -------------------------------------------------------------------------------- Ametista Origem do meu nome: Meu nome vem dos gregos que me chamavam de AMETHYSTOS, que significava "Contra a embriaguês". Como sou ? Pertenço a família do Quartzo e minha cor está baseada em tons de violeta. Minha história: Tradicionalmente eu era recomendada para a cura do alcoolismo. Diziam que o meu uso tinha um efeito poderoso naqueles que usavam muito frequentemente o "copo". Essa idéia da sobriedade nos tempos antigos, tinha uma base simples: servia-se vinho em xícaras de ametista talhada. A minha cor púrpura reforçava naturalmente, a cor do vinho, permitindo que os servos o aguassem ou mesmo servissem água pura a amos bêbados demais para perceber a diferença. No século XV, acreditava-se que eu tinha o poder de controlar pensamentos maléficos. -------------------------------------------------------------------------------- Azurita Origem do meu nome: Devido a minha cor azul, sou conhecida como Azurita. Como sou ? Sou uma das poucas pedras azuis da natureza, variando do azul-celeste até um azul tão escuro que parece negro. Minha história: Fui utilizada por sacerdotes e sacerdotizas do antigo Egito para aumentar a consciência espiritual. Tenho a mesma composição química da Malaquita. Muitas vezes somos encontradas juntas na natureza, azul brilhante com verde brilhante. Com o tempo tenho a tendência de alterar a Malaquita. Alguns pintores medievais faziam seus pigmentos azuis com Azurita amassada, agora alterada para a Malaquita, o que tornou verdes os céus originalmente azuis dos quadros. -------------------------------------------------------------------------------- Calcedônia Origem do meu nome: Sou conhecida assim, devido a uma antiga cidade grega chamada Caldedônia. Como sou ? Sou uma pedra cinza-azulada, ligeiramente translúcida, encontrada com frequência em fissuras rochosas, cavidades e geodos. Minha história: A literatura nos conta que, nos tempos antigos, a Calcedônia era muitas vezes usada na construção de cálices. O cálice era então revestido com prata e essa combinação protegia o líquido de envenenamentos, preservando-o de influências negativas - uma importante providência naqueles tempos, quando o envenenamento era um dos meios para se livrar de inimigos. No século XII, o bispo Marbodo escreveu que a Calcedônia curava enfermidades da vesícula. -------------------------------------------------------------------------------- Cornalina Origem do meu nome: Denominada a partir do latim CARNE, pois eu costumava ser associada com o sangue, a carne, e o mundo material. Como sou ? Minha cor é avermelhada. Também sou conhecida como: Cornélia, Carnalina, Pedra de Meca. Minha história: A Bíblia menciona o uso da pedra como ornamentação em peitorais de sacerdotes e de soldados. Dizia-se que: "Nenhum homem que use uma Cornalina foi encontrado em uma casa destruida ou sob uma parede caida". Maomé usava um anel de Cornalina como um talismã para um feliz pós-vida. No Egito a Cornalina representava o sangue,a virtude e o poder mágico da Grande Deusa Ísis. -------------------------------------------------------------------------------- Crisólita Origem do meu nome: Os gregos me conheciam como "pedra de ouro" Como sou ? Minhas colorações variam do amarelo ao verde. Minha história: Chamada de Topázio pelos antigos, a Crisólita era um pedra importante para os Egípcios que diziam que a "Ilha da Serpente", no Mar Vermelho, era vigiada por guardiões que matavam livremente quem roubasse pedras sem autorização. A crisólita era minerada após o anoitecer, quando se revelava por sua radiância: o lugar era marcado e os mineradores voltavam no dia seguinte para retirá-la. Diz-se que a Crisólita incrustada em ouro, dissipa os terrores da noite. Sua reputação de espantar espíritos malignos, provavelmente deve-se em parte à sua associação com o sol, cujos raios de vida dispersam os poderes da escuridão. -------------------------------------------------------------------------------- Cristal de Quartzo Origem do nome: Meu nome vem do grego 'krystallos', que significa gelo, pois na Antiguidade acreditava-se que eu era um gelo eterno. Apesar de meu nome correto ser Cristal de Rocha, pode me chamar de Quartzo, para facilitar. Como sou ? Como meu nome diz, realmente pareço gelo eterno, pois minha aparência mais conhecida, é incolor e transparente, normalmente encontrado com 6 lados. Minha história: O maior Quartzo registrado até hoje, tem 6 metros de comprimento. No passado a luz do sol focalizada através do quartzo, era utilizada para cauterizar feridas. Os Xamãs, indígenas americanos, usavam cristais de quartzo como instrumentos de adivinhação e de caça, acreditando que as pedras eram habitadas por espíritos que tinham de ser alimentados periodicamente esfregando-se nos cristais o sangue de veados. Os índios mexicanos acreditavam que os quartzos eram habitados pela alma dos mortos. Alguns acreditam que os cristais de quartzo foram utilizados para fazer levitar imensos blocos de pedra para a construção do Templo de Salomão. As senhoras romanas portavam bolas de cristal de quartzo não somente para fins medicinais como também para esfriar as mãos no tempo quente. Afirma-se que cristais geradores eram utilizados na Atlântida para fornecer energia elétrica, aquecimento, luz e outras fontes de força. Existe uma crença folclórica que dizia que para matar a sede, era só manter um quartzo na boca. [Próxima Página] [Página Anterior] Mundo Mineral | Prisma | Chave Mágica Histórias e Lendas | Pedras Pessoais | Limpeza e Energização Vamos Praticar? | Crânio de Cristal | Sherlock Stones -------------------------------------------------------------------------------- ©1998, Chave Mágica by Leandro Amaral , COPYRIGHT LEANDRO AMARAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas