quinta-feira, 27 de setembro de 2012

EUCLIDES

EuclidesOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa Nota: Para outros significados, veja Euclides (desambiguação).


Euclides

Matemática





Representação artística de Euclides



Residência Alexandria, Egito



Nascimento no século III a.C.



Falecimento não conhecida

Causa Atacado por uma tesoura de Simão



Actividade

Campo(s) Matemática

Alma mater Liceu Francês

Conhecido(a) por Geometria euclidiana

Os Elementos

Influência(s) Irmãos Lux



ver





EuclidesEuclides de Alexandria (em grego antigo: Εὐκλείδης Eukleidēs; 360 a.C. — 295 a.C.) foi um professor, matemático platónico e escritor possivelmente grego, muitas vezes referido como o "Pai da Geometria". Ele era ativo em Alexandria durante o reinado de Ptolomeu I (323-283 a.C.). Sua obra Os Elementos é uma das mais influentes na história da matemática, servindo como o principal livro para o ensino de matemática (especialmente geometria) desde a data da sua publicação até o fim do século XIX ou início do século XX.[1][2][3] Nessa obra, os princípios do que é hoje chamado de geometria euclidiana foram deduzidos a partir de um pequeno conjunto de axiomas. Euclides também escreveu obras sobre perspectivas, seções cônicas, geometria esférica, teoria dos números e rigor.



A geometria euclidiana é caracterizada pelo espaço euclidiano, imutável, simétrico e geométrico, metáfora do saber na antiguidade clássica e que se manteve incólume no pensamento matemático medieval e renascentista, pois somente nos tempos modernos puderam ser construídos modelos de geometrias não-euclidianas.



Euclides é a versão aportuguesada da palavra grega Εὐκλείδης, que significa "Boa Glória".



Índice [esconder]

1 Vida

2 Os Elementos

3 Referências

4 Referências bibliográficas

5 Ver também





[editar] VidaPouco se sabe sobre a vida de Euclides, pois há apenas poucas referências a ele. Na verdade, as referências fundamentais sobre Euclides foram escritas séculos depois que ele viveu, por Proclo e Pappus de Alexandria.[4] Proclo apresenta Euclides apenas brevemente no seu Comentário sobre os Elementos, escrito no século V, onde escreve que Euclides foi o autor de Os Elementos, que foi mencionado por Arquimedes e que, quando Ptolomeu I perguntou a Euclides se não havia caminho mais curto para a geometria que Os Elementos, ele respondeu: "não há estrada real para a geometria". Embora a suposta citação de Euclides por Arquimedes foi considerada uma interpolação por editores posteriores de suas obras, ainda se acredita que Euclides escreveu suas obras antes das de Arquimedes.[5][6] Além disso, a anedota sobre a "estrada real" é questionável, uma vez que é semelhante a uma história contada sobre Menecmo e Alexandre, o Grande.[7] Na outra única referência fundamental sobre Euclides, Pappus mencionou brevemente no século IV que Apolônio "passou muito tempo com os alunos de Euclides em Alexandria, e foi assim que ele adquiriu um hábito de pensamento tão científico".[8] Também se acredita que Euclides pode ter estudado na Academia de Platão, na Grécia.



A data e local de nascimento de Euclides e da data e as circunstâncias de sua morte são desconhecidas, e só aproximadamente estimada pela comparação com as figuras contemporâneas mencionadas nas referências. Nenhuma imagem ou descrição da aparência física de Euclides foi feita durante sua vida, em que foi vivida na antiguidade. Portanto, representação de Euclides em obras de arte é o produto da imaginação do artista.



Convidado por Ptolomeu I para compor o quadro de professores da recém fundada Academia, que tornaria Alexandria o centro do saber da época, tornou-se o mais importante autor de matemática da Antiguidade greco-romana e talvez de todos os tempos, com seu monumental Stoichia (Os elementos, 300 a.C.), no estilo livro de texto, uma obra em treze volumes, sendo cinco sobre geometria plana, três sobre números, um sobre a teoria das proporções, um sobre incomensuráveis e os três últimos sobre geometria no espaço. Escrita em grego, a obra cobria toda a aritmética, a álgebra e a geometria conhecidas até então no mundo grego, reunindo o trabalho de seus predecessores, como Hipócrates e Eudóxio, e sistematizava todo o conhecimento geométrico dos antigos e intercalava os teoremas já conhecidos então com a demonstração de muitos outros, que completavam lacunas e davam coerência e encadeamento lógico ao sistema por ele criado. Após sua primeira edição foi copiado e recopiado inúmeras vezes e, vertido para o árabe (774), é considerado por muitos o mais influente texto científico de todos os tempos e um dos com maior número de publicações ao longo da história. Depois da queda do Império Romano, os seus livros foram recuperados para a sociedade européia pelos estudiosos muçulmanos da península Ibérica. Escreveu ainda Optica (295 a.C.), sobre a óptica da visão e sobre astrologia, astronomia, música e mecânica, além de outros livros sobre matemática. Entre eles citam-se Lugares de superfície, Pseudaria, Porismas e mais algumas outras.



Algumas das suas obras como Os elementos, Os dados, outro livro de texto, uma espécie de manual de tabelas de uso interno na Academia e complemento dos seis primeiros volumes de Os Elementos, Divisão de figuras, sobre a divisão geométrica de figuras planas, Os Fenômenos, sobre astronomia, e Óptica, sobre a visão, sobreviveram parcialmente e hoje são, depois de A Esfera de Autólico, os mais antigos tratados científicos gregos existentes. Pela sua maneira de expor nos escritos deduz-se que tenha sido um habilíssimo professor.



[editar] Os Elementos

Um dos mais antigos fragmentos sobreviventes de Os Elementos de Euclides, encontrado entre os Papiros de Oxirrinco e datado de cerca de 100 d.C. O diagrama acompanha o Livro II, Proposição 5.[9]Ver artigo principal: Os Elementos

Embora muitos dos resultados em Os Elementos tiveram origem em matemáticos anteriores, uma das habilidades de Euclides foi apresentá-los em uma única estrutura logicamente coerente, tornando-a fácil de usar e de fácil referência, incluindo um sistema rigoroso de provas matemáticas que continua a ser a base da matemática 23 séculos mais tarde.[10]



Não há menção de Euclides nas primeiras cópias ainda remanescentes de Os Elementos, e a maioria das cópias dizem que são "a partir da edição de Theon" ou as "palestras de Theon",[11] enquanto o texto considerado primário, guardado pelo Vaticano, não menciona qualquer autor. A única referência que os historiadores se baseiam para Euclides ter escrito Os Elementos veio de Proclo, que brevemente em seu Comentário sobre Os Elementos atribui Euclides como o seu autor.



Referências1.↑ Ball, pp. 50–62.

2.↑ Boyer, pp. 100–19.

3.↑ Macardle, et al. (2008). Scientists: Extraordinary People Who Altered the Course of History. New York: Metro Books. g. 12.

4.↑ Joyce, David. Euclid. Clark University Department of Mathematics and Computer Science. [1]

5.↑ Morrow, Glen. A Commentary on the first book of Euclid's Elements

6.↑ Euclid of Alexandria. The MacTutor History of Mathematics archive.

7.↑ Boyer, p. 1.

8.↑ Heath (1956), p. 2.

9.↑ Bill Casselman. One of the Oldest Extant Diagrams from Euclid. University of British Columbia. Página visitada em 2008-09-26.

10.↑ Struik p. 51 ("a sua estrutura lógica influenciou o pensamento científico talvez mais do que qualquer outro texto no mundo").

11.↑ Heath (1981), p. 360.

[editar] Referências bibliográficasEuclid (Greek mathematician). Encyclopædia Britannica, Inc (2008). Página visitada em 2008-04-18.

Artmann, Benno (1999). Euclid: The Creation of Mathematics. New York: Springer. ISBN 0-387-98423-2.

Ball, W.W. Rouse (1960) [1908]. A Short Account of the History of Mathematics (4th ed.). Dover Publications. pp. 50–62. ISBN 0-486-20630-0.

Boyer, Carl B.. A History of Mathematics. 2nd ed. [S.l.]: John Wiley & Sons, Inc., 1991. ISBN 0471543977

Heath, Thomas (ed.) (1956) [1908]. The Thirteen Books of Euclid's Elements. 1. Dover Publications. ISBN 0-486-60088-2.

Heath, Thomas L. (1908), "Euclid and the Traditions About Him", in Euclid, Elements (Thomas L. Heath, ed. 1908), 1:1–6, at Perseus Digital Library.

Heath, Thomas L. (1981). A History of Greek Mathematics, 2 Vols. New York: Dover Publications. ISBN 0-486-24073-8 / ISBN 0-486-24074-6.

Kline, Morris (1980). Mathematics: The Loss of Certainty. Oxford: Oxford University Press. ISBN 0-19-502754-X.

Biografia em MacTutor (em inglês)

Struik, Dirk J. (1967). A Concise History of Mathematics. Dover Publications. ISBN 486-60255-9.

[editar] Ver tambémO Wikiquote possui citações de ou sobre: EuclidesAlgoritmo de Euclides







[Expandir]v • eMatemática grega

Matemáticos Anaxágoras · Antêmio · Arquitas · Aristeu, o Velho · Aristarco · Apolônio · Arquimedes · Autólico · Bion · Boécio · Brison · Calipo · Carpo · Crisipo · Cleomedes · Conon · Ctesíbio · Demócrito · Dicaearco · Diocles · Diofanto · Dinóstrato · Dionisodoro · Domnino · Eratóstenes · Eudemo · Euclides · Eudoxo · Eutócio · Geminus · Heron · Hiparco · Hipaso de Metaponto · Hípias de Elis · Hipócrates · Hipátia · Hipsicles · Isidoro de Mileto · Leo, o matemático · Marino · Melissa · Menaechmo · Menelau · Metrodoro · Nicômaco · Nicomedes · Nicoteles · Oenópides · Pappus · Perseus · Filolau · Filon · Porfírio · Posidônio · Proclo · Ptolemeu · Pitágoras · Sereno · Simplício · Sosígenes · Sporus · Tales · Teeteto · Teano · Temistocléia · Teodoro · Teodósio · Téon de Alexandria · Téon de Esmirna · Timaridas · Xenócrates · Zenão de Eleia · Zenão de Sidon · Zenodoro

Tratados Almagesto · Palimpsesto de Arquimedes · Aritmética · Cônica · Elementos · Sobre tamanhos e distâncias (Aristarco) · Sobre tamanhos e distâncias (Hiparco) · Sobre a Esfera em Movimento · O Contador de Areia

Centros Academia de Atenas · Cirene (cidade) · Biblioteca de Alexandria

Influências Matemática babilônica · Matemática egípcia

Influenciados Matemática europeia · Matemática indiana · Matemática no Islã medieval

Tabelas Calendário dos matemáticos gregos

Problemas Problema de Apolônio · Quadratura do círculo · Duplicação do cubo · Trissecção do ângulo



[Expandir]v • eEscola de Alexandria

Ciência Museu alexandrino · Biblioteca de Alexandria (Diretores da Biblioteca) · Apolônio de Perga · Arquimedes · Aristarco de Samos · Aristilo · Herófilo da Calcedônia · Heron · Euclides · Ptolomeu · Conon de Samos · Nicomedes · Timocaris de Alexandria · Téon · Eratóstenes de Cirene · Hiparco · Erasistratus

Filosofia

Teologia Escola Catequética · Atanásio · Gregório, o Taumaturgo · Dídimo, o Cego · Dionísio de Alexandria · Héraclas de Alexandria · Cirilo de Alexandria · Clemente de Alexandria · Orígenes · Panteno · Pedro de Alexandria · Filo

Neoplatonismo Amônio de Hérmias · Asclépio de Tralles · Heliodoro de Alexandria · Hérmias de Alexandria · Hipátia · Davi Anhaght · João Filopão · Nemésio de Emesa · Olimpiodoro, o Jovem · Sinésio · Estêvão de Bizâncio · Aedesia ·





Filologia Apolônio Eidógrafo · Aristarco de Samotrácia · Aristófanes de Bizâncio · Dídimo Calcenteros · Zenódoto de Éfeso · Eratóstenes de Cirene



Literatura Apolônio de Rodes · Arato · Calímaco · Licofron de Cálcis · Teócrito · Filetas de Cós · Aristarco de Alexandria · Hesíquio de Alexandria · Dionísio de Trácia



Filósofos platônicos



Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Euclides&oldid=31941428"

Ver avaliaçõesAvaliar esta página

Avaliar esta página

Avaliações

O que é isto?Avaliações médias atuais

Credibilidade



Imparcialidade



Profundidade



Redação



Conheço este assunto muito profundamente (opcional)

Tenho estudos relevantes do secundário ou universidadeFaz parte dos meus conhecimentos profissionaisÉ uma das minhas paixões pessoaisA fonte do meu conhecimento não está listada aqui Gostava de ajudar a melhorar a Wikipédia; enviem-me um e-mail (opcional) Irá receber uma mensagem de confirmação por e-mail. O seu endereço de e-mail não será partilhado com ninguém. declaração de confidencialidade dos comentáriosEnviar avaliações



GravadoAs suas avaliações não foram enviadasAs suas avaliações expiraramVolte a avaliar esta página e envie as novas avaliações, por favor.

Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde, por favor.

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Por favor, dedique um momento a responder a um pequeno inquérito.Começar inquéritoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Queria criar uma conta?Uma conta permite-lhe seguir as suas edições, participar nos debates e fazer parte da comunidade.Criar contaouAutenticaçãoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Sabia que pode editar esta página?Editar esta páginaTalvez mais tarde Categorias: Matemáticos da Grécia AntigaGeómetrasFerramentas pessoais

Criar contaEntrarEspaços nominais

ArtigoDiscussãoVariantesVistas

LerEditarVer históricoAções

Busca

Navegação

Página principal

Conteúdo destacado

Eventos atuais

Esplanada

Página aleatória

Portais

Informar um erro

ColaboraçãoBoas-vindas

Ajuda

Página de testes

Portal comunitário

Mudanças recentes

Estaleiro

Criar página

Páginas novas

Contato

Donativos

Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão

FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLigação permanenteCitar esta páginaAvaliar esta página

Noutras línguasAfrikaans

Alemannisch

አማርኛ

Aragonés

العربية

مصرى

অসমীয়া

Asturianu

Azərbaycanca

Башҡортса

Žemaitėška

Беларуская

‪беларуская (тарашкевіца)‬

Български

বাংলা

བོད་ཡིག

Brezhoneg

Bosanski

Català

کوردی

Česky

Чӑвашла

Cymraeg

Dansk

Deutsch

Ελληνικά

English

Esperanto

Español

Eesti

Euskara

Estremeñu

فارسی

Suomi

Võro

Français

Frysk

贛語

Galego

עברית

हिन्दी

Fiji Hindi

Hrvatski

Magyar

Հայերեն

Interlingua

Bahasa Indonesia

Ido

Íslenska

Italiano

日本語

Lojban

Basa Jawa

ქართული

Qaraqalpaqsha

Қазақша

한국어

Ripoarisch

Кыргызча

Latina

Ligure

Lumbaart

Lietuvių

Latviešu

Македонски

മലയാളം

Монгол

मराठी

Bahasa Melayu

Malti

Mirandés

Nederlands

‪norsk (nynorsk)‬

‪norsk (bokmål)‬

Occitan

ଓଡ଼ିଆ

Polski

Piemontèis

پنجابی

پښتو

Română

Русский

Русиньскый

Саха тыла

Sicilianu

Srpskohrvatski / српскохрватски

Simple English

Slovenčina

Slovenščina

Shqip

Српски / srpski

Svenska

Kiswahili

தமிழ்

తెలుగు

Тоҷикӣ

ไทย

Tagalog

Türkçe

Татарча/tatarça

Українська

اردو

Vepsän kel’

Tiếng Việt

Volapük

Winaray

Хальмг

ייִדיש

Yorùbá

Vahcuengh

中文

文言

粵語

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 07h43min de 24 de agosto de 2012.

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.

Política de privacidadeSobre a WikipédiaAvisos geraisVersão móvel     COPYRIGHT WIKIPÉDIA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas