quarta-feira, 19 de setembro de 2012

KARL MARX

Índice Novas Biografias Top Biografias


Karl Marx

Economista e filósofo alemão

Biografia de Karl Marx:

Karl Marx (1818 – 1883) foi um economista e filósofo alemão. Conhecido por ter elaborado a idéia do materialismo histórico e a teoria da luta de classes, criou a doutrina comunista. Sua teoria é influente na sociologia, política, economia, psicologia e Direito.



Marx estudou Direto na Universidade de Bonn. Filho de um advogado, tentou seguir a carreira do pai. Envolveu-se com movimentos políticos revolucionários, o que fez com que elaborasse, a partir dessa experiência, sua teoria. Por conta do caráter radical de suas idéias, viveu privações e dificuldades em fixar lugar de moradia.



Marx começou a sua carreira de jornalista no jornal Rheinische Zeitung, jornal alemão, porém, porém, proibida a sua publicação pelo governo alemão.



Em Paris conhece o seu amigo Friederich Engels, colaborador das idéias que iria conceber. Depois, faz parte de uma sociedade secreta, mas é expulso da cidade. Publica em 1848 o Manifesto Comunista, onde já esboça suas principais idéias com a luta de classes e o materialismo histórico.



Depois de vários exílios, finalmente se instala em Londres, onde passa por muitas dificuldades e vive praticamente de favores e ajuda de Engels. Lança o livro O Capital.



Os pressupostos básicos da teoria de Karl Marx vieram de Hegel, outro filósofo alemão. Embora criticando o idealismo hegeliano, fez uso de sua dialética para elaborar o materialismo histórico. Esta teoria prega a idéia de que as relações de produção econômicas são determinantes nas instâncias políticas, culturais e sociais. Segundo Marx, era o conjunto das relações produtivas (infra estrutura) que governava o mundo na construção das idéias (super estrutura). Outro filósofo que influenciou Marx foi Ludwig Feuerbach, mas distanciou-se deste por achar que o homem deveria ser olhado de uma perspectiva menos abstrata.



No seu livro O Capital, Marx desenvolveu a teoria da mais valia, que era o valor do capital referente ao lucro do capitalista.



Outras obras importantes de Karl Marx: Teses sobre Feuerbach (1845), Ideologia alemã (1846), 18 de Brumário de Luís Bonaparte (1852).



As teorias de Marx influenciaram a Revolução Russa de 1917, teóricos e políticos como Lênin, Trotski, Stalin e Mao Tsé-Tung. Assim, sua doutrina esteve presente em vários países, como a extinta URSS, a China e Cuba.



Morreu em Londres, em conseqüência de uma bronquite e de problemas respiratórios.



Informações biográficas de Karl Marx:

Data do Nascimento: 05/05/1818

Data da Morte: 14/03/1883

Nasceu há 194 anos

Morreu aos 64 anos

Morreu há 129 anos



Última atualização do biografia de Karl Marx: 27/10/2011.

Biografias Relacionadas



•Émile Durkheim•Friedrich Hegel•W.H. Auden

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas