terça-feira, 18 de setembro de 2012

MAOMÉ






Todo o Site Absolutamente Inútil Aniversário Curiosidades Dia... Fatos do Dia Frase do Dia Pergunta Curiosa Santo do Dia

Qualquer palavra Frase Exata











o autorpalestrasa editoraos livroscomprecontato anuncie





Cultura e Entretenimento


Arte

Celebridades

Cinema

Folclore

Literatura

Mitologia

Música

Quadrinhos e Desenhos

Televisão

Ciência e Saúde


Calorias

Comida

Corpo Humano

Ecologia

Universo

Datas e Festas
Variedades


Deu a louca no mundo

Leis curiosas

Listas

Medidas

Siglas

EsportesBichos
Geografia
História
Invenções
Poder
Religião
Amor
Você se lembra?
Futebol





O atentado de 11 de setembro de 2001

A repressão sexual no Afeganistão

Antrax

As armas usadas pelo bloco aliado

Dicionário do conflito

Intervenções militares americanas no exterior

Números do ataque

O ataque ao World Trade Center

Os aviões e o World Trade Center

Os líderes do Islamismo

Osama bin Laden







Os líderes do Islamismo



Os líderes do Islamismo

Desde a morte do profeta Maomé, em 632, os muçulmanos vivem uma polêmica: quem é o manda-chuva do Islamismo. Existem muito títulos para designar os líderes religiosos e políticos. Porém, as elites islâmicas ainda não chegaram a um consenso.



Aiatolá

O termo vem do árabe ayat allah (manifestação de Deus) e surgiu no Irã, no século XIX. Ele designava os juristas mais graduados, os maiorais da hierarquia dos mula (estudiosos do Islamismo). O aiatolá é a principal referência da comunidade xiita.



Califa

Do árabe khalifah, que quer dizer sucessor, o termo surgiu depois da morte de Maomé. Abu Bakr, um dos discípulos do profeta, foi nomeado seu sucessor, ou seja, califa. A palavra passou a designar o líder político e religioso de um Estado árabe. Os Califas governaram até a queda do império Otomano, em 1918. No começo viviam com simplicidade, mas a força do império deu aos califas ares de realeza.



Emir

O título não tem relação com a religião e é dado a lideranças militares, governadores ou autoridades. Surgiu da palavra árabe amir, que significa comandante ou príncipe.



Imã

O título gera bastante contestação e varia de acordo com regiões e seitas. Geralmente, o imã é a pessoa que coordena a oração na mesquita. Os sunitas chamam de imã um califa ou um teólogo islâmico. Já os sunitas, dão o título a um homem sábio que tem a tarefa de orientar os muçulmanos nas questões religiosas.



Marajá e Rajá

No século XII, os rajás eram os chefes de pequenos Estados que formavam a Índia. A palavra vem do sânscrito rajan, rei. Os reinos eram controlados por um poder central chefiado pelo marajá, que significa grande rei. Quando os muçulmanos invadiram a região da Índia, os chefes foram depostos. Os invasores assumiram os governos e os títulos.



Mulá e Ulemá

São as pessoas que estudaram o Islamismo e viraram autoridade no assunto: professores, teólogos e advogados. O termo mulá, do árabe muwla, que significa senhor ou chefe, é usado no Irã pelos xiitas. Ulemá, de ulama, os que possuem conhecimento, são da linha sunita.



Paxá

A expressão surgiu no século XIII para nomear os parentes do sultão. Mais tarde, o título de honra mais alto do Império Otomano passou a ser concedido a militares, governadores de províncias e vizires.



Sultão

Do árabe sultan, que significa potência, este título é dado a qualquer um que tenha autoridade política. É usado pelos soberanos do mundo islâmico, como nos países Omã e Brunei. No século XI, quando o califado começou a se fragmentar, os sultões passaram a governar os pequenos reinos que surgiram.



Vizir

O termo quer dizer ?aquele que ajuda a carregar o peso? e vem do árabe wazir. A função surgiu no século VIII e cabia ao vizir ficar entre o califa e o povo. Mais tarde, o título foi estendido a todos os integrantes do ministério, até os oficiais e governadores. Durante o Império Otomano, o representante do califa era chamado de grão vizir para diferenciá-lo dos demais vizires.





O termo tem origem persa: xah, que quer dizer rei. Desde o século VI antes de Cristo os líderes políticos da Pérsia, atual Irã, recebiam essa denominação. O título foi usado até 1979, quando a revolução islâmica no Irã instituiu o governo do aiatolá.



Xeque

A denominação pode ser usada por qualquer pessoa que tenha autoridade religiosa. Vem do árabe shaykh, que significa ancião. Os xeques são bastante respeitados na comunidade muçulmana.







Compartilhe essa Curiosidade

Google Favoritos Twitter

Windows Live Digg

Facebook Reddit

MySpace Delicious































TV Curioso



A abertura do seriado Chips





Blog do Curioso



Gene Kelly dançou até com Jerry









Rádio





O mundo ganhou um manual de instruções (07/01/2012)



Especial Música Brega (31/12/2011)









Curiocidade

09/12 - Quanto vale o som? (página 1)











2005-2009 © Guia dos Curiosos Comunicações - Todos os direitos reservados.

Nenhum texto pode ser reproduzido sem prévia autorização.




COPYRIGHT 2005 - 2009 - GUIA DOS CURIOSOS COUNICAÇÕES - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas