segunda-feira, 10 de setembro de 2012

RIO PURUS

Rio Purus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Purus
Praia fluvial no rio Purus
Comprimento3379 a 3590 km
NascenteArco Fitzcarrald
Débito médio8.400 m³/s
FozRio Amazonas
Área da bacia63 166 km²
País(es) Peru
Brasil
Rio Purus na Altura de Santa Rosa do Purus, estado do Acre.
O rio Purus é um rio brasileiro localizado no estado do Acre, na Amazônia brasileira.
É um rio muito sinuoso, com de águas brancas e exuberante beleza natural. É o último grande afluente da margem direita do rio Solimões (nome dado ao rio Amazonas antes do encontro com o rio Negro). Por causa da sua alta riqueza de espécies e grande produtividade o rio vem sofrendo grande exploração antrópica: pesca, caça, exploração madeireira e agricultura familiar.
Aproximadamente 40% do desembarque pesqueiro da cidade de Manaus é proveniente de seus lagos de várzea. Existem grandes reservas naturais nas suas margem: a Reserva Biológica do Abufari e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Piagaçu-Purus (ambas no estado do Amazonas) e a Floresta Estadual do Chandless (no Acre).
O rio Purus tem suas nascentes nas colinas do Arco Fitzcarrald, situado na floresta baixa Peruana dos departamentos de Ucayali e Madre de Dios. Esse conjunto de cabeceiras representa um dos lugares mais inacessíveis do Peru (CTC, 2003). O rio Purus entra no Brasil pelo estado do Acre no município de Santa Rosa do Purus, passando pelo município de Manoel Urbano e entra no estado do Amazonas pelo município de Boca do Acre onde recebe as águas do Rio Acre. Segue pelo estado do Amazonas até desaguar no rio Solimões. Seu curso é caracterizado pelo aspecto meândrico e pela água barrenta, rica em sedimentos andinos, classificado como rio de água branca (ZEE, 2000).
Por se tratar de um rio internacional (Peru e Brasil) e interestadual (Acre e Amazonas), a base das ações voltadas ao desenvolvimento da região não pode limitar-se a aspectos geopolíticos. Essas ações devem estar em consonância com o conceito de bacia hidrográfica, além de respeitarem os aspectos culturais e a economia da região.
Dentro do estado do Acre, a população às margens do rio Purus é de aproximadamente 3500 habitantes, distribuídos entre os municípios de Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus. Às margens do Rio Iaco, importante afluente, no município de Sena Madureira (Acre), encontram-se aproximadamente 4590 habitantes.
Ícone de esboçoEste artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ver avaliações
Avaliar esta página
Credibilidade
Imparcialidade
Profundidade
Redação
Irá receber uma mensagem de confirmação por e-mail. O seu endereço de e-mail não será partilhado com ninguém. declaração de confidencialidade dos comentários
Gravado
As suas avaliações não foram enviadas
As suas avaliações expiraram
Volte a avaliar esta página e envie as novas avaliações, por favor.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde, por favor.
Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.
Por favor, dedique um momento a responder a um pequeno inquérito.
Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.
Queria criar uma conta?
Uma conta permite-lhe seguir as suas edições, participar nos debates e fazer parte da comunidade.
ou
Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.
Sabia que pode editar esta página?
Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas