quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A REFLEXÃO FILOSÓFICA

Ir direto para busca. Novo usuário? Cadastre-seEntrarAjudaFaça do Yahoo! sua página inicial


Fechar esta janela Para ler diariamente as notícias mais interessantes, faça do Yahoo! sua página inicial

E-mailMeu Y! Yahoo! Yahoo! Brasil Respostas Buscar Buscar na Web

Página inicial Ver Categorias Animais de Estimação

Artes e Humanidades

Beleza e Estilo

Carros e Transportes

Casa e Jardim

Ciências Sociais

Ciências e Matemática

Comidas e Bebidas

Computadores e Internet

Ecologia e Meio Ambiente

Educação e Referência

Eletrônicos

Entretenimento e Música

Esportes

Família e Relacionamentos

Governo e Política

Gravidez e Maternidade

Jogos e Recreação

Negócios Regionais

Negócios e Finanças

Notícias e Eventos

Produtos do Yahoo!

Restaurantes

Saúde e Beleza

Sociedade e Cultura

Viagens

Sobre o Respostas Como o Yahoo! Respostas funciona?

Pontos e Níveis

Regras da Comunidade

Painel dos líderes

Blog



PergunteO quê você quer perguntar? Continuar RespondaDescubraPor que Yahoo! Respostas? Compartilhe seus conhecimentos, ajude os outros e seja um expert. Resgistre-se aqui.

O que você está procurando? Buscar no Yahoo! Respostas Busca avançada

yuri Membro desde:

21 de maio de 2007

Total de pontos:

109 (Nível 1)

Adicionar amigo



Bloquear



Porque a reflexão filosófica e rigorosa e radical ?

5 anos atrás Denuncie by breneral... Membro desde:

08 de maio de 2007

Total de pontos:

177 (Nível 1)

Adicionar amigo



Bloquear



Melhor resposta - Escolhida por votação

Porque a filosofia enquanto reflexão visa indagar seguindo uma ordem racional (lógica) e diferente do mito, que pode ser encarado também como a religião, se pauta pela ciência (episteme) a princípio não se trata da ciência como é entendida hoje, pois neste sentido a filosofia não é uma ciência, mas no sentido antigo como um saber regrado pela razão, uma forma de explicar o mundo por meio do esforço humano de compreendê-lo, nas palavras de E. Husserl "a filosofia é ciência de rigor" por que trata-se justamente do modo humano de indagar sobre o mundo, buscando a radix (origem da palavra radical que vem do de raiz em latim) deste mesmo mundo e de si mesmo enquanto sujeito pensante e criador de cultura.

5 anos atrás Denuncie 40% 2 Votos



Atualmente não há comentários para esta pergunta.



* Você precisa estar logado no Respostas para adicionar comentários. Entre ou Crie uma nova conta.



Outras Respostas (3)

by ÍNDIO Membro desde:

28 de setembro de 2006

Total de pontos:

109.154 (Nível 7)

Adicionar amigo



Bloquear



AS CARACTERÍSTICAS DA REFLEXÃO FILOSÓFICA

Segundo Gramsci, um filósofo italiano contemporâneo, "não se pode pensar em nenhum homem que não seja também filósofo, que não pense, precisamente porque pensar é próprio do homem como tal". Isso significa que as questões filosóficas fazem parte do cotidiano de todos nós. Todos nós somos filósofos, no sentido bem amplo, porque todos têm a capacidade de pensar.



Todos nós podemos filosofar e superar o ACHISMO que marca o dia-a-dia das pessoas. Eu acho. Eu acho... Não basta achar. É preciso ter a capacidade de pensar com coerência. Existe uma diferença profunda entre o eu acho e o eu penso. O pensar exige método e profundidade na análise. O nosso desafio é pensar filosoficamente.



O sentido do nosso desafio é partir do senso comum (aquilo que nós aprendemos no dia-a-dia, com nossa família, as crenças passadas para nós desde nossa infância, o conhecimento vulgar conseguido através das experiências adquiridas no decorrer da vida) e superá-lo. Isso não significa que o senso comum seja inferior em relação às demais formas de conhecimento. Mas, nós precisamos superar o conhecimento do senso comum. Afinal, estamos numa esfera de estudos para produzir conhecimento com bases filosóficas e científicas.



O ato de pensar filosoficamente possui um caminho que nos permite pensar de modo mais amplo e coerente. Por isso, vamos analisar as características da reflexão filosófica.



Aproveitamos algumas idéias das professoras Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, lançadas em seu livro Filosofando: introdução à filosofia (ver bibliografia), para facilitar nosso entendimento das características do pensamento filosófico. Vejam as características da reflexão filosófica.



Radical: a palavra latina radix, radicis significa raiz, e no sentido figurado, fundamento, base. Portanto, a filosofia é radical não no sentido corriqueiro de ser inflexível, mas enquanto busca explicar os conceitos fundamentais usados em todos os campos do pensar e do agir. Por exemplo, a filosofia das ciências examina os pressupostos do saber científico, do mesmo modo que, diante da decisão de um vereador em aprovar determinado projeto, a filosofia política investiga as raízes (os princípios políticos) que orientam sua ação.



Rigorosa: enquanto a "filosofia de vida" não leva a conclusões até as últimas conseqüências, e nem sempre capaz de examinar os fundamentos delas, o filósofo deve dispor de um método claramente explicitado a fim de proceder com rigor, garantindo a coerência e o exercício da crítica. O filósofo usa uma linguagem rigorosa para evitar ambigüidades ou duplas interpretações. Isso possibilita a discussão das suas teses a partir de conceitos claros e precisos.



De conjunto: enquanto as ciências são particulares porque se ocupam somente com o seu objeto de estudo, a filosofia é de conjunto porque analisa a questão de forma global, isto é, examina os problemas sob a perspectiva de conjunto, relacionando os diversos aspectos entre si. A filosofia visa ao todo, à totalidade.



Recorremos também à contribuição do professor Agostinho José Soares, no livro Introdução ao Pensamento Filosófico (ver bibliografia). Leiam atentamente a sua definição de filosofia.



Vamos, agora, ver como o próprio professor Agostinho explica o que significa cada uma das características. Nosso objetivo é fazer uma adaptação do texto do professor Agostinho para reforçar o entendimento das características da reflexão filosófica.



Criticidade: a palavra criticidade vem de crítica. Crítica significa exame, arte de julgar o valor, critério. Esta idéia de analisar minuciosamente o objeto nos dá a idéia de crítica como uma característica da reflexão filosófica, mas também como uma postura do filósofo. Criticar é ter o cuidado de estabelecer critérios.



Radicalidade: é necessário que a reflexão filosófica seja radical, ou seja, que ela busque a raiz, a origem, os fundamentos. O conhecimento que não vai às raízes da questão, é um conhecimento ingênuo ou é manifestação de uma consciência ingênua.



Totalidade: a filosofia está interessada na reflexão sobre a totalidade. Para haver a compreensão real dos fatos, é preciso inseri-los no contexto do qual fazem parte. Deve-se levar em consideração o contexto sócio-político-econômico no qual está inserido o problema analisado.



Estas são as características da reflexão filosófica, que só podem ser entendidas em seu conjunto. Não há necessidade de decorá-las, através de um trabalho de memorização pura e simples. O mais importante é compreender como é fundamental ter atitudes críticas, radicais e visão de conjunto no nosso cotidiano.





Abcs

MARCIO LANDIN

5 anos atrás Denuncie 20% 1 Voto

by DUDA. Membro desde:

02 de maio de 2007

Total de pontos:

2.801 (Nível 4)

Adicionar amigo



Bloquear



Encaro como a liberdade de expressão, onde pessoas falam o que pensam, sem arcar com consequencias, nada mais é que o pensamento de alguém que se julga ou julgam importante, cabe a nós concordarmos ou não.

5 anos atrás Denuncie 20% 1 Voto

by filosofo Membro desde:

25 de julho de 2006

Total de pontos:

11.596 (Nível 6)

Adicionar amigo



Bloquear



Meu amigo, a filosofia não busca tendências e nem agradar ninguém, porque ela procura transmitir a essência ou na integra o que os instrumentos, argumentos e expressão nos fornecem em seu interior.

Um abraço

5 anos atrás Denuncie 20% 1 Voto

Descubra Perguntas em Filosofia

Como foi a terceira viagem de Platão? Obteve êxito desta vez ou não?

Como foi a segunda viagem de Platão à Siracusa? Ele obteve êxito?

Como foi a primeira viagem de Platão com o intuito de colocar em prática a filosofia por ele elaborada?

Quem foram os mestres de Platão?

PUBLICIDADE

Perguntas Relacionadas

o que é reflexão filosófica e qual é sua importância…

Métodos de investigação filosófica de Demerval Saviani :…

qual o objetivo da filosofia?

o que e reflexão/refletir na filosofia?

O que significa saber? O que de fato se pode saber? Como se…

Hoje no Yahoo!

Irritada, Val esculacha o ator Jonatas Faro



Socialite diz que teve o desprazer de conhecer o ator de 'Charme' em um hotel no México



'Avenida': Carminha chora a morte de Max

Torcedores levam defunto ao estádio

Isadora Faber não concorda com cotas

Quem marcou como interessante?

Seja o primeiro a marcar esta pergunta como interessante!



Yahoo! Respostas em outros países:

Alemanha Argentina Austrália Brasil Canadá China Cingapura Coréia do Sul Espanha Estados Unidos Filipinas França Hong Kong Indonésia Itália Japão Malásia México Nova Zelândia Quebec Reino Unido Tailândia Taiwan Vietnã em Espanhol Índia O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.



Copyright © 2012 Yahoo!. Todos os direitos reservados.



Direitos Autorais - Política de Privacidade - Termos do serviço - Regras da Comunidade     COPYRT @ 2012  YAHOO! tODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas