segunda-feira, 22 de outubro de 2012

AGOSTINHO CAMPOS

Please read:


a personal appeal from

Wikipedia founder Jimmy Wales

Leia agora Agostinho de CamposOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa Agostinho de Campos (Porto, 21 de Julho de 1870 - Lisboa, 24 de Janeiro de 1944) foi um professor universitário, jornalista e escritor português.



[editar] BiografiaAgostinho de Campos licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra em 1892 passando a dedicar-se ao ensino em Hamburgo e em Lisboa. Entre 1906 e 1910 foi director-geral da Instrução Pública. Posteriormente foi professor universitário de Filologia Românica em Coimbra, entre 1933 e 1938, e em Lisboa de 1938 a 1941.



Enveredou também pelo jornalismo pertencendo ao grupo de António Nobre durante a sua juventude em Coimbra. Iniciou por escrever no diário O Primeiro de Janeiro colaborando com diversos jornais e revistas ao longo da sua carreira. Como escritor foi autor de diversas obras sobre assuntos pedagógicos, literários, políticos e linguísticos. Coligiu os 24 volumes da Antologia Portuguesa e, entre outras obras, publicou Glossário, em 1938, Língua e Má Língua, em 1944, e a obra em dois volumes Falas sem Fio entre 1943 e 1946 já a título póstumo.



Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Agostinho_de_Campos&oldid=23424433"

Ver avaliaçõesAvaliar esta página

Avaliar esta página

Avaliações

O que é isto?Avaliações médias atuais

Credibilidade



Imparcialidade



Muito parcialProfundidade



Redação



Conheço este assunto muito profundamente (opcional)

Tenho estudos relevantes do secundário ou universidadeFaz parte dos meus conhecimentos profissionaisÉ uma das minhas paixões pessoaisA fonte do meu conhecimento não está listada aqui Gostava de ajudar a melhorar a Wikipédia; enviem-me um e-mail (opcional) Irá receber uma mensagem de confirmação por e-mail. O seu endereço de e-mail não será partilhado com ninguém. declaração de confidencialidade dos comentáriosEnviar avaliações



GravadoAs suas avaliações não foram enviadasAs suas avaliações expiraramVolte a avaliar esta página e envie as novas avaliações, por favor.

Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde, por favor.

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Queria criar uma conta?Uma conta permite-lhe seguir as suas edições, participar nos debates e fazer parte da comunidade.Criar contaouAutenticaçãoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Sabia que pode editar esta página?Editar esta páginaTalvez mais tarde Categorias: Jornalistas de PortugalEscritores de PortugalProfessores da Universidade de CoimbraNaturais do PortoProfessores da Universidade de LisboaCategoria oculta: !Artigos sem interwikiFerramentas pessoais

Criar contaEntrarEspaços nominais

ArtigoDiscussãoVariantesVistas

LerEditarVer históricoAções

Busca

Navegação

Página principal

Conteúdo destacado

Eventos atuais

Esplanada

Página aleatória

Portais

Informar um erro

ColaboraçãoBoas-vindas

Ajuda

Página de testes

Portal comunitário

Mudanças recentes

Estaleiro

Criar página

Páginas novas

Contato

Donativos

Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão

FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLigação permanenteCitar esta páginaAvaliar esta páginaEsta página foi modificada pela última vez à(s) 22h49min de 13 de janeiro de 2011.

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.

Política de privacidadeSobre a WikipédiaAvisos geraisVersão móvel     COPYRIGHT WIKIPÉDIA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas