domingo, 7 de outubro de 2012

ALEXANDRE HERCULANO






Outras Raízes Leia as Raízes

de Lídia Jorge







Lembrar a minha password

Registe-se
Recuperar password?













Outubro 2012 Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

1 2 3 4 5 6 7

8 9 10 11 12 13 14

15 16 17 18 19 20 21

22 23 24 25 26 27 28

29 30 31























Como chegou até ao Portal da Literatura?





Para ter acesso às votações é necessário estar registado no Portal da Literatura Todos os Autores

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Alexandre Herculano (1810, 1877)



Com 1 voto(s)

Títulos Poemas Sugerir

Periodo Literário

Literatura Moderna

1º Período: Romantismo

Biografia

Alexandre Herculano de Carvalho Araújo nasceu em Lisboa, a 28 de Março de 1810, no seio de uma família da classe média. O pai, Teodoro Cândido de Araújo, era recebedor da Junta dos Juros. A mãe chamava-se Maria do Carmo de S. Boaventura.



Entre 1820 e 1825 frequentou o colégio dos Oratorianos, mas não chegou a entrar na Universidade, porque em 1827 o pai cegou e teve que abandonar o lugar que ocupava. Pela mesma altura, o avô materno, mestre de obras a trabalhar no palácio da Ajuda, deixou de receber as importâncias de que era credor e não lhe pôde dispensar o apoio necessário.



Fechada essa porta, matriculou-se na Aula de Comércio, em 1830, e frequentou um Curso de Diplomática (estudos de paleografia). Particularmente, estudou também francês, inglês e alemão. Embora o seu conhecimento destas duas últimas línguas não fosse profundo, serviu-lhe pelo menos para avivar a sua receptividade à literatura coeva desses países, o que não era muito frequente em Portugal. Foi nesta altura que começou a familiarizar-se com a literatura romântica da Europa, por influência da Marquesa de Alorna, cujos serões literários frequentou.



Herculano perfilhou sempre uma ideologia conservadora, mas não parece haver razões para seguir a opinião expressa por Teófilo Braga, que afirma ter sido na juventude um miguelista convicto. A verdade é que, em Agosto de 1831, aparece-nos comprometido com uma malograda revolta militar de cariz liberal que o obrigou a procurar refúgio num navio francês, surto no Tejo. Daí saiu para o exílio em Inglaterra e França: primeiro Plymouth, depois Jersey, a seguir Saint Malo e finalmente Rennes. No fundo um percurso semelhante ao de Garrett e outros activistas liberais. Foi exactamente em Rennes que Herculano teve oportunidade de frequentar a biblioteca pública da cidade. Pôde então familiarizar-se melhor com as obras de Thierry, Vítor Hugo e Lamennais.



Tal como Almeida Garrett e outros jovens exilados alistou-se no exército liberal que, no início de 1832, se dirigiu aos Açores e depois ao Porto.

Participou no cerco da cidade e destacou-se em várias missões de reconhecimento na região minhota.



Nesta cidade, foi nomeado em 22 de Fevereiro de 1833 para coadjuvar o director da Biblioteca Pública, organizada a partir do acervo da livraria do bispo. Exerceu o cargo até Setembro de 1836, quando pediu a exoneração, por discordar do juramento de fidelidade à Constituição de 1822, que lhe era exigido. Na carta de demissão declara-se fiel à Carta Constitucional. Coerente com as suas convicções políticas, opõe-se ao Setembrismo, que daqui em diante irá combater. Voltou a Lisboa para, através do jornalismo, combater os adversários políticos. É então que publica A Voz do Profeta (1836).



Torna-se redactor principal de O Panorama , editado pela Sociedade Propagadora dos Conhecimentos Úteis, que era então o principal instrumento de divulgação da estética romântica, em Portugal. Foi aí que publicou vários dos seus estudos de natureza histórica e muitas das suas obras literárias, mais tarde editadas em livro: A Abóbada , Mestre Gil , O Pároco de Aldeia , O Bobo e O Monge de Cister.



Ainda nesse ano de 1837 assumiu a responsabilidade da redacção do Diário do Governo , que nesse tempo era apenas um jornal de suporte ao partido no poder. No entanto, pouco tempo depois abandonou o lugar. No ano seguinte publicou A Harpa do Crente .



Em 1839 foi nomeado, por iniciativa do rei D. Fernando, para dirigir a Real Biblioteca da Ajuda e das Necessidades, tendo conservado esse cargo quase até ao fim da vida.



Em 1840 chegou a passar pelo Parlamento, eleito pelo círculo do Porto, como deputado do Partido Cartista (conservador), mas o seu temperamento adequava-se mal à actividade política. As manobras partidárias enojavam-no e sentia dificuldade em falar em público.



A pouco e pouco foi-se afastando da actividade política e dedicando o seu tempo à literatura. Os anos seguintes são de grande produtividade literária. São desta época os seus romances de ambiente histórico. É também na década de 40 que inicia a publicação da sua História de Portugal , seguramente a primeira escrita com preocupação de rigor científico. Aliás, o primeiro volume suscitou de imediato violenta reacção por parte de alguns sectores do clero, por excluir, naturalmente, qualquer intervenção sobrenatural na batalha de Ourique. A polémica sobre esta questão ficou famosa. Note-se que Herculano era católico e politicamente conservador, mas opunha-se à interferência da igreja na vida política nacional. Esse confronto com sectores clericais está também na origem dos seus estudos sobre a Inquisição em Portugal.



Em 1851, voltou por algum tempo à política activa, com o triunfo da Regeneração, chegando a colaborar com o governo, embora por pouco tempo. Mais prolongada foi a sua intervenção cívica através da imprensa. Em 1851 fundou o jornal O País e dois anos depois O Português .



Sócio correspondente da Academia Real das Ciências desde 1844, em 1852 foi admitido como sócio efectivo e eleito vice-presidente em 1855. Em 1853, por encargo da Academia, percorreu o país, inventariando os documentos existentes nos arquivos episcopais e nos mosteiros, preparando aquilo que viria a constituir os Portugaliae Monumenta Historica . Pôde então verificar o estado de abandono a que estava votado a maior parte do acervo documental espalhado pelo país.



Em Março de 1856 Herculano renunciou ao seu lugar na Academia e decidiu abandonar os estudos de natureza histórica. Na origem dessa decisão parece estar o facto de ter sido nomeado guarda-mor da Torre do Tombo Joaquim José da Costa Macedo, com quem ele teria tido desinteligências sérias. Essa pausa foi interrompida no ano seguinte, por entretanto se ter aposentado o referido indivíduo. Pôde assim continuar o trabalho de organização e publicação dos Portugaliae Monumenta Historica .



Herculano participou nos trabalhos de redacção do Código Civil, tendo nessa altura defendido o casamento civil a par do religioso. A proposta era inovadora e suscitou forte reacção. Dessa polémica surgiram os Estudos sobre o Casamento Civil .



Juntamente com Almeida Garrett , é considerado o introdutor do romantismo em Portugal. Os seus primeiros contactos com a literatura ocorreram em ambiente pré-romântico, nos salões da Marquesa de Alorna, onde entrou por mão de António Feliciano de Castilho . Embora Garrett , onze anos mais velho, se tenha adiantado com a publicação no exílio de Camões e D. Branca , consideradas as primeiras obras inequivocamente românticas, podemos considerar Herculano como o teorizador da nova corrente literária, ao nível interno, pelos artigos que publicou no Repositório Literário do Porto. Por outro lado foi ele que introduziu no nosso país o romance histórico, tão característico do romantismo. A inspiração directa veio-lhe naturalmente de Walter Scott e Victor Hugo.



Os seus méritos de cidadão, escritor e estudioso eram reconhecidos quase unanimemente e foram muitas as honrarias que lhe foram oferecidas. Aceitou algumas de natureza científica, mas as distinções honoríficas recusou-as sempre. Recusou mesmo a sua nobilitação, ao contrário de Garrett e Camilo , que, como sabemos, morreram viscondes.



Em 1866 casou e, pouco depois, retirou-se para a sua quinta de Vale de Lobos, próximo de Santarém. Aí permaneceu até ao fim da vida, ocupado com os seus escritos literários e as lides agrícolas. Foi aí que morreu, a 13 de Setembro de 1877.



Títulos

A Voz Do Profeta (1836)

A Voz do Profeta (1836)

O Monge de Cister (1841)

O Monge De Cister (1841)

O Bobo (1843)

O Bobo (1843)

Eurico. O Presbítero (1844)

Eurico. O Presbítero (1844)

Lendas e Narrativas (1851)

Lendas E Narrativas (1851)

A História De Portugal (1853)

A História de Portugal (1853)

História e Origem da Inquisição em Portugal (1859)

História E Origem Da Inquisição Em Portugal (1859)



Voltar
Topo

Mário de Carvalho







Tem com a literatura a mesma genial relação que um pintor tem com as suas telas. Leva mais de 20 livros traduzidos em várias línguas e um sem número de prémios. Falamos de Mário de Carvalho, escritor maior da literatura Portuguesa.



Se preferir ouvir a entrevista, clique aqui.



Ler entrevista Outras entrevistas







Autores Títulos Provérbios Pensamentos









O Aroma das Especiarias



Joanne Harris





Editora Asa Editores







Inveja



J. R. Ward





Editora Quinta Essência







O Último Retornado



Júlio Borges Pereira





Editora Saída de Emergência







A Culpa é das Estrelas



John Green





Editora Asa Editores







Felizmente Há Luar



Luís Infante de Lacerda Sttau Monteiro













Ficção





As Cinquenta Sombras de Grey

E. L. James





2º O Inverno do Mundo

3º 1Q84 - Volume 3

4º Memorial Do Convento

5º O Mercador de Livros (...)

6º Mel

7º O Varandim seguido de (...)

8º A Queda dos Gigantes

9º O Aroma das Especiarias

10º Os Maias











Não-Ficção





Mulheres Livres

Maria de Belém Roseira





2º Amar e Cuidar: A Minha (...)

3º O Método Ser Bom Aluno – (...)

4º Resgatados

5º Estilo Disse Ela

6º A Dona de Casa Perfeita

7º Keynes / Hayek

8º Vinhos de Portugal 2013

9º Às Vezes os Milagres (...)

10º Dia a Dia Mafalda





José Pina e Poesia Portugal (1)





Lisboa com gente dentro (1)





Divulgando meu Blog - Excessivamente Humano! (1)





Passatempo (1)





Palavreado Inútil (2)





"Bipolaridades" de Vera Sousa Silva (1)





Blog do Leitor Brasileiro (1)



Este website contém 1370 autores e 5281 obras geridos por 4 utilizadores.

Adivinhas
Livrarias
Notícias
Sobre
F.A.Q.
Anuncie Aqui
Links
Política de Privacidade e Segurança

2006-2012 © Portal da Literatura, Todos os direitos reservados.

Loading





Read more: http://www.portaldaliteratura.com/autores.php?autor=331#ixzz28fRxfIco     CPYRIGHT PORTAL DA LITERATURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas