domingo, 14 de outubro de 2012

AUTO DA BARCA DA GLÓRIA

Please read:


a personal appeal from

Wikipedia founder Jimmy Wales

Leia agora Auto da Barca da GlóriaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo (spoilers).

Auto da Barca da Glória é auto escrito por Gil Vicente em 1519. O Texto seguinte é apenas um simples resumo do auto original.



Índice [esconder]

1 Cena I - v. 1 a 147

2 Cena II - v. 148 a 240

3 Cena III - v. 241 a 328

4 Cena IV - v. 329 a 408

5 Cena V - v. 409 a 529

6 Cena VI - v. 530 a 629

7 Cena VII - v. 630 a 706

8 Cena VIII - v. 707 a 816





[editar] Cena I - v. 1 a 147O Satanas pergunta à Morte porque que é que esta só lhe traz gente humilde e simples, "os ricos e honrados não aparecem!". Entra, então, a primeira personagem, um conde próspero. O Diabo acusa-o de ter gozado bem a vida. Apesar de denunciar todos os vícios do Conde, este está predestinado a ser absolvido, como todas as outras personagens, pois pertence à classe dos mais altos dignitários das instituições civis e eclesiásticas.



[editar] Cena II - v. 148 a 240A personagem seguinte é um Duque que foi severamente acusado pelo Diabo. Por muita cortesia que esta personagem exija, ela terá que entrar na Barca do Diabo.



[editar] Cena III - v. 241 a 328Segue-se o Rei, que também irá prosseguir para o Inferno, uma vez que pecou, não respeitando os humildes:



Porque fostes adorado



sem pensar que éreis da terra,

como os grandes mui irado,

dos pequenos descuidado.

[editar] Cena IV - v. 329 a 408Entra o Imperador que, ao vangloriar-se dos seus feitos, nada heróicos, é conduzido à Barca do Inferno. Em vida foi cruel e extravagante.



[editar] Cena V - v. 409 a 529Começa a entrar a classe eclesiástica, sendo a primeira personagem o Bispo. Este vem muito cansado e dirige-se à Barca do Inferno para descansar. Apesar de acreditar em Cristo, levou uma vida de pecado.



[editar] Cena VI - v. 530 a 629Entra o Arcebispo, que em vida tratara mal os pobres e desamparados, explorando-os monetariamente. É, por isso, enviado para o Barca do Inferno.



[editar] Cena VII - v. 630 a 706Entra o Cardeal, que não é perdoado pelo Diabo, que o chama de "Vossa Premência ".



[editar] Cena VIII - v. 707 a 816A última personagem a entrar é o Papa, que pecou por usar da luxúria e da soberba. Os remorsos de nada lhe servem para se salvar do seu destino: As chamas ardentes do inferno.



Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Auto_da_Barca_da_Glória&oldid=28567691"

Categoria: Peças de teatro de Gil VicenteFerramentas pessoais

Criar contaEntrarEspaços nominais

ArtigoDiscussãoVariantesVistas

LerEditarVer históricoAções

Busca

Navegação

Página principal

Conteúdo destacado

Eventos atuais

Esplanada

Página aleatória

Portais

Informar um erro

ColaboraçãoBoas-vindas

Ajuda

Página de testes

Portal comunitário

Mudanças recentes

Estaleiro

Criar página

Páginas novas

Contato

Donativos

Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão

FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLigação permanenteCitar esta páginaEsta página foi modificada pela última vez à(s) 22h01min de 29 de janeiro de 2012.

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.

Política de privacidadeSobre a WikipédiaAvisos geraisVersão móvel   OPYRIGHT WIKIP´[EDIA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas