terça-feira, 2 de outubro de 2012

FILOSOFIA É COISA DE LOUCA OU COISA DE GENTE QUE NÃO TEM MAIS NADA QUE FAZER ( VIVEM EM UM MUNDO DE SONHO) ?

BUSCA NO PORTAL


Fazer busca detalhada

SALTO PÁGINA INICIAL PLANETA EDUCAÇÃOQuem Somos

Divisões

Aprendizagem Sistêmica

Futura Educacional

Pró-Família

Qualificação em Gestão

Fale Conosco

Localização

Parceiros

Loja

Trabalhe Conosco MEU PLANETA Agenda Escolar

AVA

Boletim Online

Fórum/Debate

Informativo

Jornal Informativo

Mapeamento

Minha Página

Modelo de Inscrições

Mural

Professor Online

Webmail

PassaredeCOLUNAS Aprender com as Diferenças

Assaltaram a Gramática

Carpe Diem

Cinema na Educação

De Olho na História

Diário de Classe

Dicas de Navegação

Editorial

Educação e Tecnologia

Educação Profissional

Ensino de Línguas

Entrevistando para Saber

Filosofando

GEPI Online

Matemática

Planeta Cultura

Planeta Literatura

Universo Escolar conteúdos de referência Banco de Imagens

Blogs

Brasil

Datas Comemorativas

Dicionário

Dicionário de Libras

Enciclopédia

Informações de Instituições

Laboratório Virtual

Mapas Interativos

Obras Literárias

Podcast do Planeta

Vídeos Nota 10 legislação educacional Direitos das Crianças e Adoles.

FUNDEB

LDB

PCN

PNE

Decreto 6.215/07

Decreto 6.571/08 PROVAS E SIMULADOS Avaliação Online

Criar Avaliação Online

Provas de Instituições

Simulados JOGOS EDUCACIONAIS PLANETINHA PARCEIROS COLISEUM Tecnologia Pré-Selecionada pelo MEC







FilosofandoDalva Aparecida Garcia Docente do Ensino Médio na Rede Pública Estadual. Coordenadora Pedagógica do Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças; Graduada em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista - Marília, UNESP; Mestra em Filosofia e Educação pela Faculdade de Educação da USP/SP, FEUSP; e-mail: dalva@cbfc.org.br

A Reflexão Filosófica

O que é a Filosofia?







Pôster de divulgação do filme “A.I. – Inteligência

Artificial”, do diretor Steven Spielberg.



Ao ouvirmos a palavra “filosofia” imaginamos, muitas vezes, estar diante de um conjunto de teorias sem sentido, sem relação com o cotidiano. Alguns dirão: “A filosofia é coisa de louco” ou “é coisa de gente que não tem mais nada o que fazer”. Estaria mesmo a filosofia distante do cotidiano? Seriam os filósofos seres lunáticos preocupados com coisas absurdas? O que teríamos a ver com a filosofia?



Começaremos a examinar o cotidiano como nos propõe Marilena Chauí, em seu livro “Convite à Filosofia”: Em nossa vida cotidiana, afirmamos, negamos, aceitamos ou recusamos coisas, pessoas ou situações. Fazemos perguntas como” que horas são ou que dia é hoje?“.



Esta pergunta sustenta uma crença: a crença que o tempo existe e pode ser medido.Assim como afirmações do tipo “A professora foi injusta” traz em si a crença em nossa idéia de justiça. No entanto, nunca paramos para indagar o que entendemos por “tempo” ou “justiça”. Acostumados com o cotidiano, deixamos nossas idéias e crenças sem fundamentação e vamos aceitando o mundo como se ele fosse óbvio em si mesmo.



A Filosofia começa quando nos propomos a investigar o mundo, o homem e seus valores. Assim, afirma Marilena Chauí, a primeira resposta à pergunta “O que é Filosofia?”, poderia ser: A decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as idéias, os fatos, os valores de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-las sem antes haver investigado.





“O Pensador”, de Auguste Rodin.



Para que Filosofia?



Essa é uma pergunta bastante comum quando a Filosofia aparece na escola. Mas não vemos ninguém perguntar para que Matemática, Biologia ou Educação Física! A não ser quando não atingimos o conceito desejado nestas disciplinas. Mas todo mundo acha natural perguntar para que Filosofia!



Talvez porque achamos o Filósofo um ser estranho, com a cabeça no mundo da lua, dizendo coisas que ninguém entende. “Papo cabeça” demais que não serve para nada. “Não servir para nada” é uma afirmação que merece ser analisada.



O que serve em nossa sociedade é aquilo que tem uma utilidade imediata, visível e muito prática. Quando nos pedem para ler ou pesquisar, logo perguntamos: o que vamos ganhar com isso? Por isso ninguém duvida da utilidade das Ciências, pois aí estão os computadores, os medicamentos, etc.



O que nós não sabemos é que as Ciências pretendem ser conhecimentos verdadeiros, baseados em procedimentos racionais e rigorosos. Verdade, pensamento, procedimentos especiais para conhecer os fatos, relação entre teoria e prática: tudo isso não é Ciência, são questões filosóficas.



O trabalho das Ciências pressupõe, como condição, o trabalho com a Filosofia. Não é à toa que os grandes cientistas se debruçaram sobre as questões filosóficas. Por exemplo, se você já ouviu falar em produto cartesiano, conhece também a relação da Matemática Moderna com a Filosofia de Descartes? Se já ouviu falar em Teorema de Pitágoras, sabe que para o Filósofo grego o mundo é expressão dos números e que o triângulo representaria a harmonia de todas as coisas?



Você estaria se perguntando: Que coisa doida é essa? Isso significa que a culpa de eu ter que estudar o Teorema de Pitágoras é da tal Filosofia? Calma aí... Você não é tão normal quanto parece...



Que tal viajar na aula de Filosofia e se imaginar diante de uma bela cachoeira ou ainda estar sentado em seu sofá assistindo um desses programas de ecologia. De repente, você se pergunta: como pode tudo estar tão encaixado em seu devido lugar? Como tudo começou? O que mantém as coisas em ordem e ao mesmo tempo em mudança?





Onde buscar o conhecimento?



Essa era a pergunta que Pitágoras e outros filósofos fizeram e obtiveram diferentes respostas. Algumas inusitadas, como a de Demócrito que supunha uma partícula indivisível como princípio de todas as coisas. A afirmação de Demócrito provocou a curiosidade de muitas pessoas e estimulou pesquisas. Embora saibamos, hoje, que o átomo é divisível, o que seria da energia atômica sem Demócrito?



Algumas pessoas afirmam que a Filosofia é a Ciência com a qual e sem a qual o mundo permanece tal e qual. Bobagem! A Filosofia não é Ciência, pelo menos não como entendemos a Ciência hoje. Mas, por exemplo, a Química, essa coisa fabulosa que permitiu produzir sandalinhas de plástico e outras coisas mais, surge da tentativa dos Filósofos Renascentistas de relacionar as partes ao todo, utilizando-se da Astrologia e da Alquimia. E a Física, responsável pelos motores potentes e pela aerodinâmica dos carros, surge da busca de uma explicação para a phisis - palavra grega que compreende a natureza em movimento e permanência.



As Ciências estão, de alguma forma, relacionadas à Filosofia porque o objeto da Filosofia é a própria reflexão, o retorno do pensamento a si mesmo para indagar o que são as coisas. O que é a Ciência, a Arte, o mundo, o homem, enfim, o que somos nós, como pensamos? Mas... para quê isso?





Decodificar. Entender. Tudo isso demanda

pesquisa, análise, experiência, criticidade.



Observemos o que diz o Filósofo e Educador Matthew Lipman:



Para mim, a coisa mais interessante do mundo é o pensamento. Eu sei que uma porção de coisas também são muito importantes e maravilhosas, como a eletricidade, o magnetismo e a força da gravidade. Mas, embora a gente compreenda essas coisas, elas não podem nos compreender. Portanto, o pensamento deve ser uma coisa muito especial. Se pensamos sobre a eletricidade, podemos compreendê-la melhor, mas quando pensamos sobre o pensar, parece que compreendemos melhor a nós mesmos.



Ora, você pode agora estar em um dilema pensando se quer ficar na festa com o cara ou a garota mais bonita da escola ou com aquela que nem é tão bonita, mas é uma ótima companhia. Você terá que voltar o pensamento para si mesmo, perguntando o que significa mais para você: uma boa companhia ou a beleza?



Não importa qual a sua resposta. O que importa é o processo de reflexão que o conduziu a esta pergunta. É provável que você nem chegue a uma resposta e fique na festa com quem aparecer primeiro. Existe também a possibilidade de você se lamentar por um bom tempinho pela sua atitude. O desfecho desses dilemas é variado, mas o processo de reflexão é bastante comum em várias situações.



Mas, cuidado! Não se julgue um Filósofo porque alguma vez na vida, você já fez essas perguntas. A Reflexão Filosófica não é qualquer reflexão, ela tem suas exigências. Dermeval Saviani aponta três exigências para que possamos caracterizar uma reflexão como filosófica.



A primeira é a radicalidade. Já ouvimos falar em esportes radicais ou atitudes radicais. Os esportes radicais são aqueles praticados por pessoas que gostam de superar os limites e vão além dos outros. Por exemplo, várias pessoas dirigem, algumas bem, outras nem tanto. Algumas correm com seus automóveis, mas o automobilismo busca superar os limites do piloto e do automóvel, desafiando a velocidade. O mesmo poderia ser dito sobre a radicalidade da reflexão filosófica. Voltemos ao exemplo anterior: Ao se perguntar se fica com a garota mais bonita ou com a que é boa companhia, você estende sua reflexão buscando seus fundamentos, buscando superar os limites, buscando as raízes de sua forma de pensar e se pergunta: O que é, afinal das contas, beleza? O que é uma boa companhia? O que é bom ou mal?



A segunda exigência de uma reflexão filosófica é a sistematização. Se nos perguntarmos o que é sistema, veremos que se trata de um conjunto de dados coerentemente organizados e relacionados de tal forma, que tudo parece estar ligado a tudo. Isto pode ser mais facilmente compreendido se pensarmos, por exemplo, na computação. O mesmo se pode afirmar sobre a reflexão filosófica, é preciso que as idéias tenham relações umas com as outras, que não sejam contraditórias ou incoerentes, que se mostrem bem fundamentadas. Isso significa que “a filosofia trabalha com enunciados precisos e rigorosos, opera com idéias e conceitos obtidos por procedimentos de demonstração e prova, exige fundamentação racional do que é enunciado e pensado. Somente assim a reflexão filosófica pode fazer com que nossa experiência cotidiana, nossas crenças e opiniões alcancem uma visão crítica de si mesma. Não se trata de dizer “eu acho que”, mas de poder afirmar “eu penso que”.



E a terceira exigência da reflexão filosófica é a abrangência. A reflexão filosófica, como dizia Hegel, é como a coruja de Minerva que alça seu vôo ao entardecer. Alçar vôo significa ver de uma forma mais ampla. Olhar aquilo que não foi olhado no todo, mas só nas partes. A Filosofia alça vôo ao entardecer, pois sendo um procedimento de investigação sistemático e crítico, só pode analisar os fatos quando estes já aconteceram.



Isso significa que o trabalho do Filósofo é sempre atrasado? Não! Essa é a concepção de um Filósofo sobre a Filosofia. A busca da radicalidade, da sistematicidade e da abrangência nos coloca diante de uma multiplicidade de teorias e visões. Teorias que não são apenas opiniões que aparecem em programas de auditório no estilo “você decide”, mas que podem nos auxiliar a pensar na forma de como pensamos.



Nos pergunta, finalmente, Marilena Chauí: A Filosofia é útil ou inútil? Sua resposta é bom início para uma reflexão filosófica: O primeiro passo para respondermos esta pergunta seria considerarmos o que é útil ou inútil. Se útil for obter fama ou dinheiro, a Filosofia reivindica o direito de ser inútil, mas se útil for descobrir o sentido de nossa existência, de nossos valores, de nossa cultura não há e nem pode haver saber mais útil que a Filosofia.





Avaliação deste Artigo: Versão para Impressão COMPARTILHE

Delicius Digg Facebook Google LinkedIn MySpace Twitter Windows Live

AVALIE O ARTIGO













INDIQUE ESTE ARTIGO PARA UM AMIGO





Seu Nome:



Seu E-mail:



Nome do Amigo:



E-mail do Amigo:



Comentário:





39 COMENTÁRIOS

1 Gleidimir - são paulo

Este é um exelente texto, muito esclarecedor parabens.

16/08/2012 11:01:27







2 mercilindo - santana são tomé

gostei

26/07/2012 08:20:43







3 KATIANE CAMILA - CÁCERES MT

Gostei muito da sua explicação , vc foi muito clara e dira fez eu entender que a filosafia ñ é um dixo de sete cabeças mas sim .explicaou de cabo a rabo oqé OBRIGADA vc me ajudou muito vlw

19/02/2012 22:30:20







4 cassia magali de a silva - salvador

gostei do texto clareou muito a minhas ideias .

28/08/2011 16:15:53







5 Beatriz Carvalho - ParnaíbaPI

Obrigadoo,este texto me ajudou na prova de filosofia de recuperação,obrigadoo,bj

13/08/2011 10:04:39







6 Raaby liandry - porto velho

gostei por que nao fica arrudiando respostas , vai direto no ponto.

10/06/2011 10:47:34







7 Carolina - Brasília

Olá! Seria interessante que você publicasse as referências de citações que não são suas. Daria mais credibilidade ao seu artigo e facilitaria para nós, identificar os textos de onde você retirou tais citações.

30/05/2011 17:22:54







8 bruno eduardo neves de lima da silva - sao paulo s/p

Adorei gosto muito de filosofia acho muito verdadeira!!

20/09/2010 18:27:25







9 THAIS ALEXANDRA GOMES BARBOSA - Timoteo

COM ESTE RELATO CONSEGUI DECIFLAR O VERDADEIRO SENTIDO DA PALAVRA FILOSOFIA!

07/09/2010 17:23:44







10 thais alexandra gomes barbosa - timoteo

este texto me fez ver o sentido da verdadeira sabedoria!

07/09/2010 17:10:39







11 Janaina Prado - poá

Estou tentando entender a visão filosófica da pedagogia e educação entre gilles e luckezi,o problema maior é que ñ encontro os textos e nem consigo entender,apesar de ter achado o seu texto claro e direto.Parabéns!

20/06/2010 19:09:42







12 eliana almeida - ourolandia

sou aluna de pedagogia e tenho a materia de filosofia ,acho muito complexa , a minha professora pediu para fazer uma cintese do texto inutil?util? nao estou conseguido pois nao consigo entender .

09/06/2010 09:24:34







13 geisiane pontes dos santos - jaragua do sul

eu gostei muito deste texto adorei ira me ajudar na escola, muitas coisas que eu concordo. eu nao discordo de nada e um belo texto eum dos ttextos melhores que eu ja vi

19/05/2010 14:03:57







14 Eliane Batista - São Mateus, ES

Essa reflexão sobre a filosofia ,tirou varias duvidas minhas e me fez ter uma visão mais ampla da filosofia, principalmente a necessidade de filosofar,rsrs. Parabens é um otimo texto de facil interpretação. TEnho prova hoje sobre esse conteudo e penso que vai me ajudar muito,fico grata!

17/03/2010 11:20:43







15 thais - espirito santo

filosofia é o amor pelo saber !

28/02/2010 17:44:31







16 Hortêncio Vespasiano Cassemiro - Timoteo MG

O SEU ARTIGO ENCANTA AS PESSOAS, VOCÊ CONSEGUIU ESTABELECER, UMA REFLEXÃO FILOSOFICA COM A NOSSA GRANDE MARILENA CHAUÍ. INTRODUZINDOSE NESSA RELAÇÃO SOCIAL PARCIAL RECIPROCA, COM UMA SUTILEZA, E AO MESMO TEMPO, TRAZENDO O LEITOR PARA OS ENCANTOS DA FILOSOFIA COM UMA ESTETICA INTERESSANTE... GOSTEI MUIIIO. SUCESSO MUITA LUZ, PAZ E AMOR ....HORTÊNCIO

08/07/2009 21:12:51







17 Maria Cristina Galli Nacli - Macatuba sp

Parabéns Dalva, adorei o seu artigo, pois fala com grande propriedade sobre esse tema tão palpitante e que faz parte do nosso cotidiano. SER OU NÃO SER? Muitas são as perguntas e nem sempre encontramos soluções. Sou professora do terceiro ano e posuimos essa materia. As crianças adoram e fazem muitas perguntas e tiram suas conclusões.A filosofia está presente em nossas vidas para ajudarnos a construir um mundo melhor com mais qualidade de vida e idéias.

14/06/2009 16:33:58







18 Giovana Gabriela Rossini - Lençóis Paulista

Excelente matéria! Adorei.

18/05/2009 09:31:21







19 liliane rodeiro pimenta - salvador

olá Dalva,vc deu uma aula virtual de filosofia!!! colocou os pontos principais da reflexao filosofica,e explicou de maneira límpida o que é filosofia! Sou estudante de saúde coletiva da UFBA,tenho prova hoje e estava completamente confusa do que seria a filosofia,neste estado que me encontrava vi uma possibilidade de encontrar na internet o significado de filosofia e com muita sorte tive a oportunidade de ler seu artigo,agora nao tenho mais dúvidas,graças a tão esclarecedora definição de tua autoria,o resultado de minha nota deixarei aqui qdo souber,obrigada querida,por ser um ser pensante!!! Parabens com toda graça e elouquencia!!! liliane pimenta 17/04/2009

17/04/2009 03:44:07







20 Mª Vera Ferreira de Oliveira - São Paulo

Muito boa a matéria, expressão de forma clara, parabéns!!! já indiquei para alguns colegas.

01/04/2009 12:18:19







21 HILDA - LUPIONÓPOLISPR

PARABÉNS AUTORA, SEU ARTIGO ESTÁ MUITO CLARO .SOU PROFESSORA DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO E GOSTO MUITO DESTA DISCIPLINA POIS TRABALHA A ESSÊNCIA DO SER HUMANO. GOSTARIA SE POSSÍVEL QUE ME MANDASSE SUGESTÕES DE LIVROS. HILDA

22/03/2009 18:14:04







22 patricia da silva gomes - murici AL.

bom eu acho a filosofia uma materia muito importante nas nossas vidas quer diser a filosofia é nossa vida prtanto é viver é praticar.

05/03/2009 13:06:55







23 Geraldo Moura da Silva - Surubim

Beleza de artigo e acredito que seja muito útil para nós professores, no sentido de que nele comprovamos a imensa capacidade humana de refletir, pensar que só a nós humanos é divinamente possível.

09/11/2008 00:51:32







24 ubiracy ricarte de santana - recife

Foi um dos textos mais claro e objetivo que já li a respeito da filosofia. Principalmente para trabalhar com o ensino médio. sou professor.

20/10/2008 13:06:53







25 lucilene cavalcante da silva - Irecê

Muito bom! Apesar da complexidade do texto mas nada que não seja compreensível a qualquer idade

09/09/2008 22:30:27







26 EDSON DE O.REIS - DIVINÓPOLIS MG

UMA OTIMA COLCAÇAO E UM SEGUNDO OLHAR À FILOSOFIA. PARABENS

14/05/2008 23:27:52







27 audilea ferreira da silva - recife

adorei este artico,pois explica de uma forma clara a utilidade e a importancia que a filosofia fornece. reflexÃo para melhor organizar e entender os nossos pensamentos. parabens

31/03/2008 15:48:22







28 Dulce Oliveira - Nioaqaue

Bacana, eu achei que o texto ta claro,e com esse entendimento de filosofia acabamos ficando mais críticos...aprendemos a questionar mais, e nao aceitar as coisas como aparentam ser,e também deixamos de lado o "pré- conceito" e os julgamentos preciptados a respeito de pessoas e de coisas que nos cercam. É isso pensar o repensado!!

26/03/2008 19:56:25







29 francisco antonio - uruoca

achei muito legal e interresante

25/03/2008 19:09:37







30 josemara passos - recreio mg

adorei o texto, porque a filosofia pra mim , é um mundo novo, o qual ainda tenho muito q aprender, mas já fez com que me despertasse a curiosidade, o que pra mim foi uma grande surpresa, nunca me imaginei gostando de filosofia,mas agora tenho começei a entender a importancia que ela tem , porque todas as ciencias estao de certa forma ligadas a ela. beijossssssssssssss

12/03/2008 12:16:56







31 vera lúcia carvalho da silva - Abaetetuba

Adorei seu texto sobre reflexão da filosofia,ajudou-me a ter uma visão mais ampla sobre a mesma

19/09/2007 15:34:56







32 Maria Joana DArc de Freitas - Conceição dos Ouros - MG

Maravilhoso! É um ótimo texto. Se eu já gostava de filosofia, agora gosto ainda mais. Percebi que um tema tão complexo é capaz de se tornar simples e compreensível, diante da clareza e da simplicidade no qual o mesmo é abordado. Me ajudará bastante no desenvolvimento de minha monografia sobre "Ética e Filosofia para alunos de 1ª a 4ª série". Muito Obrigada!

10/09/2007 21:40:35







33 Lívia Baylão de Morais - Goiânia-GO

Excelente o texto. Desmistifica a idéia de que filosofia é um conhecimento distante. Eu mesma venho mudando alguns conceitos que possuia, e este texto me ajudou bastante. Parabéns à autora.

31/03/2007 12:37:11







34 roseane alves - abreu e lima

adorei a forma com que abordou um tema tão complexo e de tamanha importância para nós professores e para os nossos alunos que absorverão de nós todo o conteúdo assim expresso . o segredo esta na forma de explicar.

31/03/2007 01:57:03







35 Walter Lucas A. de Souza - Betim - MG

Realmente muito bem elaborado e sistematicamente sincronizado! Foi ótimo lêr este texto, pois hoje tenho uma prova de ƒ e estava com alguma dúvidas. Gostaria que ouvesse a publicação de mais textos, são realmente muito úteis para o esclarecimento! Por favor entrem em contato após a publicação, serei concerteza um dos leitores. Abraços Walter A

30/03/2007 16:21:18







36 Alex Sandro C. Sant Ana - Vitória

É realmente um bom texto, que sintetiza a idéia sobre a questão "o que é a filosofia?" para o público em geral. Mas quem quiser saber mais, recomendo o livro dos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari, "O que é a filosofia?".

27/03/2007 14:47:07







37 Flávia - Ubatuba

Perfeito! Acho que é exatamente isto que está faltando. Possibilitar um novo olhar. Valorizar a ciência mãe em sua essência nas escolas, é tudo de bom. Muito melhor quando todos os educadores, como seres humanos que são, iniciam um novo processo de identificação de suas disciplinas específicas com a filosofia, valorizando assim o processo interdisciplinar, além de incitar o ato de pensar, a curiosidade os questionamentos. Genial.

21/03/2007 21:17:18







38 Maria Virginia Coelho - Dianópolis-Tocantins

Puxa 1 Achei o que estava procurando ... Estou bastante interessada pelo Tema parabéns!

19/03/2007 19:35:29







39 leilane de morgado bispo - são paulo

Adorei o texto o que é filosofia, entendi o que é filosofia e ja tenho outras opinioes sobre esta nova disciplina que para mim começou este ano. se podermos me mandar sugestões de livros eu vou adorar muito.Beijos Leilane!!!!

17/03/2007 18:39:04



ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



Nome:





E-mail:

(seu e-mail não será divulgado)



Cidade:





Comentário:





Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores.



Copyright © 2000 Planeta Educação - Todos os direitos reservados

. COPYRIGHT @ 2000 PLANETA EDUCAÇÃO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas