domingo, 14 de outubro de 2012

GARCIA DE REZENDE

Please read:


a personal appeal from

Wikipedia founder Jimmy Wales

Leia agora Garcia de ResendeOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa Garcia de Resende (Évora, 1470 - Évora, 3 de Fevereiro de 1536) foi um poeta, cronista, músico, desenhista e arquiteto português. [1]



Sabe-se que em 1490 era moço de câmara de D. João II (1481-1495) e, no ano seguinte, seu moço de escrevaninha ou secretário particular, cargo que exercia ainda em Alvor, onde o soberano veio a falecer. Coube-lhe ser designado secretário-tesoureiro da faustosa embaixada liderada por Tristão da Cunha, enviada por D. Manuel I (1495-1521) ao Papa Leão X. Os últimos anos de vida passou-os em Évora, onde era proprietário.



Como muitos homens do Renascimento, Garcia de Resende tinha muitas facetas: trovava, tangia, desenhava e julga-se que era entendido em arquitectura militar.



Alguns historiadores consideram-no o iniciador do ciclo dos Castros, pois as suas trovas referentes à morte de Inês de Castro são o mais antigo documento poético conhecido versando sobre o assunto. Escreveu a Miscelânea em redondilhas, curiosa anotação de personagens e de acontecimentos, nacionais e europeus. Mas o que o tornou conhecido foi o Cancioneiro Geral, publicado em 1516, que reuniu as composições poéticas produzidas nas cortes de D. Afonso V (1438-81), D. João II e D. Manuel I, tendo-lhe redigido um prólogo dedicado ao príncipe D. João e composto as quarenta e oito trovas com que encerra a obra.



[editar] ObrasCancioneiro Geral (1516)

Breve memorial sobre a confissão (1521)

O sermão dos três reis magos (1536)

Vida e Feitos del-rei D. João II (1545)

Crónica de D.João II (1545)

Miscelânea e variedade de histórias (1554)

Referências1.↑ Enciclopédia Barsa. Volume 13, pg. 297. Editora Encyclopaedia Britannica Consultoria Editorial Ltda. São Paulo (1994)

Este artigo sobre História ou um historiador, integrado ao Projeto História é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Garcia_de_Resende&oldid=28461856"

Categorias: Naturais de ÉvoraPoetas de PortugalMúsicos de PortugalArquitetos de PortugalCronistas de PortugalHistoriadores de PortugalMortos em 1536Categoria oculta: !Esboços sobre HistóriaFerramentas pessoais

Criar contaEntrarEspaços nominais

ArtigoDiscussãoVariantesVistas

LerEditarVer históricoAções

Busca

Navegação

Página principal

Conteúdo destacado

Eventos atuais

Esplanada

Página aleatória

Portais

Informar um erro

ColaboraçãoBoas-vindas

Ajuda

Página de testes

Portal comunitário

Mudanças recentes

Estaleiro

Criar página

Páginas novas

Contato

Donativos

Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão

FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLigação permanenteCitar esta página

Noutras línguasDeutsch

English

Español

Euskara

Français

Magyar

Italiano

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 15h43min de 22 de janeiro de 2012.

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.

Política de privacidadeSobre a WikipédiaAvisos geraisVersão móvel ,     COPYRIGHT WIKIPÉDIA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas