terça-feira, 30 de outubro de 2012

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO








Material de Apoio

Artigos Pedagógicos

Avaliação Educacional

Escola Digital

Educação a Distância

Educação Inclusiva

Educação Infantil

Estrutura do Ensino

Filosofia da Educação

Jovens e Adultos

Pedagogia Empresarial

Outros Assuntos

História da Educação

Linhas Pedagógicas

Metodologia Científica

Projetos/Planejamento

Biografias

Textos dos usuários





Atividades

Listar Todas

Por Níveis

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental II

Por Disciplinas

Matemática

Língua Portuguesa

Ciências

Estudos Sociais

Língua Inglesa

Língua Espanhola





Entretenimento

Jogos On-line

Desenhos para Colorir

Contos e Poesias



Diversos

Glossário

Laifis de Educação

Estatuto da Criança

Indicação de Livros

Links Úteis

Publique seu Artigo

Fale Conosco





Busca Geral













História da Educação - Período Medieval



Resumo:

•Ponto de início: doutrina da igreja católica;

•Conhecido como o século das trevas

•Educação conservadora;

•Criticava a educação grega (liberal) e romana (prática);

•Fundação da Companhia de Jesus (jesuítas).







No período medieval a educação era desenvolvida em estreita simbiose com a Igreja, com a fé cristã e com as instituições eclesiásticas que – enquanto acolhiam os oratores (os especialistas da palavra, os sapientes, os cultos, distintos dos bellatores e dos laboratores) – eram as únicas delegadas (com as corporações no plano profissional) a educar, a formar, a conformar. Da Igreja partiram os modelos educativos e as práticas de formação, organizavam-se as instituições ad hoc e programavam-se as intervenções, como também nela se discutiam tanto as práticas como os modelos. Práticas e modelos para o povo, práticas e modelos para as classes altas, uma vez que era típico também da Idade Média o dualismo social das teorias e das práxis educativas, como tinha sido no mundo antigo.



Também a escola, como nós conhecemos, é um produto da Idade Média. A sua estrutura ligada à presença de um professor que ensina a muitos alunos de diversas procedências e que deve responder pela sua atividade à Igreja ou a outro poder (seja ele local ou não); as suas práticas ligadas à lectio e aos auctores, a discussão, ao exercício, ao comentário, à argüição etc.; as suas práxis disciplinares (prêmios e castigos) e avaliativas vêm daquela época e da organização dos estudos nas escolas monásticas e nas catedrais e, sobretudo nas universidades. Vêm de lá também alguns conteúdos culturais da escola moderna e até mesmo da contemporânea: o papel do latim; o ensino gramatical e retórico da língua; a imagem da filosofia, como lógica e metafísica.



























































Mais produtos











Sobre Nós
Política de Privacidade
Contrato do Usuário
Anuncie
Fale Conosco



Copyright © 2008 - 2012 Só Pedagogia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Grupo Virtuous.





COPYRIGHT @ 2008 - 2012 SÓ PEDAGOGIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas