sexta-feira, 26 de outubro de 2012

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA


InícioalunosDepoimentos de AlunosDepoimentos de EmpresasEstágios e Trabalhos de ex-alunosEstatísticasEstudar Matemática no Minhosaber +desafioscuriosidadesnotíciasjogos matemáticosligaçõesConsultório Matemático



Matemática no MinhoDepartamento de Matemática e AplicaçõesCursosLicenciaturasMestradosDoutoramentosAlunosNumerumSaber +FórumFórum

alunos‎ > ‎

Depoimentos de Alunos



--------------------------------------------------------------------------------



Sidonie Costa





Após ter terminado o ensino secundário em França, vim para Portugal para entrar no Curso de Matemática Ensino no ano de 2000. Adaptei-me muito bem ao Curso, que terminei em 2005. Estou actualmente a escrever a minha tese de Doutoramento em Ciências e Engenharia de Polímeros, onde usei os conhecimentos matemáticos adquiridos na optimização das variáveis de uma técnica de Prototipagem Rápida. A Matemática permitiu-me assim resolver problemas de engenharia, em particular relacionados com transferência de calor e deformação mecânica. Para além disso, estou a dar aulas de Matemática na ESTGF (Escola Superior e Tecnológica de Felgueiras). O Curso mostrou assim ser bastante abrangente, pois abriu-me muitas portas, tanto na área de ensino como na área da investigação.

(Licenciada em Matemática Ensino em 2005, Especializada em Matemática e Aplicações à Mecânica em 2006, actualmente aluna do 5.ºano de doutoramento em Ciências e Engenharia de Polímeros com bolsa de doutoramento da FCT referência SFRH/BD/32504/2006)



--------------------------------------------------------------------------------







Flora Ferreira





Terminei a licenciatura em Matemática Ensino no ano de 2005. Este curso para além de me dar uma boa preparação para o ensino, a sua componente forte e exigente de matemática, permitiu-me adquirir um raciocínio matemático fluente e rigoroso. Actualmente estou a tirar Doutoramento em Ciências onde estou a aplicar os conhecimentos adquiridos no curso na Robótica. A matemática é, sem dúvida, uma ferramenta importante para a Robótica, a Engenharia, a Física, a Biologia, a Medicina, daí que considero que o curso que tirei é uma excelente base para qualquer trabalho de investigação nessas áreas. Gostei muito da licenciatura que tirei e do espírito académico que existe na Universidade do Minho (tanto no campus de Gualtar onde tirei a Licenciatura como em Azurém onde estou a tirar doutoramento).

(Licenciada em Matemática Ensino em 2005, Mestre em Matemática e Aplicações à Mecânica em 2008, actualmente aluna do 3.ºano de doutoramento em Ciências com bolsa de doutoramento da FCT referência SFRH/ BD/ 42375/ 2007)















--------------------------------------------------------------------------------







Marisa Silva





Escolhi o curso de Matemática Aplicada com bastante pragmatismo. Vivemos numa realidade difícil e não nos podemos dar ao luxo de escolher o que sonhamos, temos de optar pelo caminho mais inteligente. Muitas das opções tomadas com o coração têm consequências nefastas no nosso futuro. Por isso, porque escolhi este curso? Por achar ser a melhor opção para mim e para o meu futuro.Saliento a importância deste curso, pela diversidade de ofertas e pela sua aplicabilidade. Foi aqui que aprendi a estudar com mais pragmatismo e procurar melhores soluções. Aprendi, acima de tudo, que mesmo quando pensamos o contrário conseguimos superar-nos e que aquilo que muitas vezes vemos como inatingível está bem ao nosso alcance.Posto isto, o curso de Matemática Aplicada teve uma importância crucial numa primeira fase, serviu de referência para um CV vazio e uma experiência para começo de carreira. Depois do primeiro emprego dependemos de nós e das nossas capacidades. Por muito bom que seja o curso, não é mais do que isso, um curso que nos dá as bases e capacidades, mas tudo o resto deverá ser trabalhado por nós. Não devemos dar nada por conseguido por termos uma licenciatura, por si só não chega. Este passo é apenas o início para uma longa carreira.Comecei por dar os passos em 2007 numa empresa de Telecomunicações, durante 8 meses. Posteriormente mudei para uma outra empresa, mas desta vez para abraçar projectos na área da Banca. Comecei nesta área em Junho de 2008, sobre a qual apresentei o meu relatório de estágio, nesse mesmo ano. Desde aí, ainda me encontro nesta área, da qual não tenciono abdicar e sobre a qual desempenho função de Analista Funcional, há já 3 anos.

(Licenciada em Matemática Aplicada em 2008, actualmente Analista Funcional área Banca)







--------------------------------------------------------------------------------







Pedro Fernandes





Frequentei o curso de Matemática Aplicada - Ramo Estatística da UM tendo terminado em 2008. Escolhi o curso por gostar muito de Matemática, desde sempre, e escolhi este ramo porque a Estatística sempre me fascinou e apercebi-me que poderia ser uma mais-valia no mundo do trabalho, tendo em conta as inúmeras áreas de aplicação. Felizmente na minha vida profissional, trabalhei sempre em áreas próximas à Estatística, fiz um estágio curricular no Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação do Ministério da Educação em 2008, como analista de dados (e que me permitiu conhecer o mundo do trabalho) e um Estágio Profissional na EDP SA em 2009/10, também como analista de dados, na área das análises quantitativas. Actualmente sou Técnico de Estatística numa empresa de consultoria estatística, Qmetrics SA, há cerca de 1 ano e meio. O curso foi muito importante numa fase inicial porque deu um impulso importante e ainda hoje é a principal referência em qualquer processo de recrutamento. Pese embora o facto de ser a principal referência, a experiência profissional é o factor que mais pesa na balança na decisão final. Por isso, agora mais do que nunca, é necessário trabalhar muito para se conseguir um bom emprego. Não se deve, nem pode, desistir ou recusar uma oferta de trabalho que nos exija alguns sacrifícios, pois um dia esses sacrifícios serão valorizados e esse dia pode estar mais próximo do que se imagina. No senso comum, tal como na Estatística, a probabilidade de se conseguir algo sem fazer nada tem o nome de "sorte".

(Licenciado em Matemática Aplicada em 2008, actualmente Técnico de Estatística)







--------------------------------------------------------------------------------



Irina Kislaya









Escolhi este curso por dois motivos: sempre gostei de Matemática e em termos de perspectivas para o futuro tem diversas possibilidades de emprego. A licenciatura em Matemática fornece sólidos conhecimentos teóricos, competências na utilização de tecnologia informática e acima de tudo prepara os seus alunos para enfrentar os desafios ao longo do seu percurso profissional. O curso tem bons conteúdos programáticos e elevado nível de exigência, o que no meu ponto de vista é sinónimo de qualidade. Na minha opinião esta licenciatura é um bom ponto de partida para aqueles que pretendem seguir a carreira de investigação ou ensino. Os conhecimentos adquiridos ao longo do curso podem ser utilizados na resolução de problemas em diversas áreas tais como a Economia, Biologia ou Medicina, por exemplo.



(Licenciada em Matemática em 2009, aluna do 2º ano do Mestrado em Estatística de Sistemas, a trabalhar com Bolsa de Investigação no projecto PTDC/ESC/65116/2006 liderado pelo Prof. Manuel João Costa, na Escola de Ciências da Saúde)





--------------------------------------------------------------------------------

Ana da Costa Freitas





A licenciatura em Matemática Aplicada na Universidade do Minho surgiu como uma opção de aplicação em casos reais da matemática, área esta que sempre me cativou. A escolha pelo ramo de Estatística surgiu naturalmente, munindo-me de ferramentas que me permitem trabalhar em qualquer parte do mundo aplicada a variadas áreas desde a Medicina à Economia. A sua forte componente prática, com a constante aplicação em exercícios e utilização de softwares permite uma mais fácil aquisição dos conhecimentos que nos são transmitidos e uma maior adaptação às necessidades do mundo de trabalho. Os diversos protocolos do curso com universidades internacionais, permitiram-me usufruir da experiência ERASMUS, o que me instaurou um sentido de confiança no curso e instituição de ensino portuguesas que frequentei, contribuindo fortemente para um alargar dos meus horizontes e para a verdadeira compreensão do significado da palavra globalização. Todos estes aspectos aliados à existência de um estágio curricular semestral, que me concedeu a verdadeira noção do que é estar integrada no mercado de trabalho, conferem-me a certeza de que a minha escolha pela Licenciatura em Matemática Aplicada foi preponderante na minha realização profissional e pessoal.

(Licenciada em Matemática Aplicada em 2009, actualmente aluna de doutoramento em Estatística e Investigação Operacional, especialidade de Bioestatística e Bioinformática)



--------------------------------------------------------------------------------



Nuno Miguel Oliveira









Ao concorrer ao curso de Lic. em Matemática na UM, tal como grande parte dos meus colegas, achava que, no que toca a saídas profissionais, apenas a área de ensino seria um caminho a seguir. Com o decorrer do curso, apercebi-me que cada vez mais a Matemática se envolve com outras áreas de conhecimento e que pode ser bem mais útil do que eu pensava. Além de o curso nos dar uma grande preparação para procurarmos a solução de todo o tipo de problemas, ainda nos imprime uma grande capacidade de raciocínio. Na programação, área em que agora estou a estudar, estas duas características estão a mostrar-se imprescindíveis para a minha evolução.



(Licenciado em Matemática em 2010, actualmente aluno do 1ºano do Mestrado em Matemática e Computação)





--------------------------------------------------------------------------------









Ana Cláudia Macedo Neves

Chamo-me Cláudia e acabo de me licenciar em Estatística Aplicada, na Universidade do Minho. Escolhi este curso pelo facto de ter grandes perspectivas para o futuro, diversas saídas profissionais e, também porque sempre me interessei pela matemática. Acredito que, uma importante e imprescindível variante da matemática aplicada é a estatística, pois usa a teoria das probabilidades como uma ferramenta e permite a descrição, análise e predição de fenómenos. Muitos estudos de experimentação, acompanhamento e observação requerem o uso da estatística. Na minha opinião, a estatística é útil pois abrange diversas ciências, isto devido ao facto de possuir bastantes e interessantes conteúdos programáticos, incluindo softwares estatísticos relevantes para a solução de problemas que possam surgir nas diversas organizações, tais como: instituições bancárias, seguradoras, consultoras, hospitais, laboratórios farmacêuticos, comunicação social, órgãos governamentais, universidades e indústria. Com o decorrer do curso melhorei bastante a minha capacidade de raciocínio, de resolução de problemas, e de aplicar a estatística no dia-a-dia. A licenciatura em Estatística contribuiu incondicionalmente para a minha formação profissional, e evolução intelectual e pessoal.



(Licenciada em Estatística Aplicada em 2011)





--------------------------------------------------------------------------------



ComentáriosAnônimoAdicionar um comentárioUsar +referência adiciona pessoas a esta postagem e envia um e-mail para elas.ComentarCancelar

Você não tem permissão para adicionar comentários.

Fazer login
Denunciar abuso
Imprimir página
Remover acesso
Tecnologia Google Sites

Texto originalSugira uma tradução melhor

--------------------------------------------------------------------------------


COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas