sábado, 6 de outubro de 2012

LITERATURA PORTUGUESA: MODERNISMO

FAQContactosNotíciasAgendaMapa do CVC




EntradaAprendera brincarJogo da ForcaJogo da Glória virtualJogo da LusofoniaJogos lexicaisFiguras célebresGramaticandoTemas100 Termos futebolísticosa lerA Aventura dos DescobrimentosEra uma vez um Rei...Contos e pequenas narrativasHistórias virtuaisPequenos textosExercíciosa ouvirA Aventura dos DescobrimentosEm situaçãoEra uma vez um Rei...Jogo de memóriaMaratona d'Os LusíadasReconstruir e sequenciarTem bom ouvido?Exercíciosa falarGuia de conversaçãoPronúncia do Português EuropeuCuidado com a língua!ApontadoresConhecerBiblioteca Digital CamõesBases TemáticasArte e Artistas em PortugalCiência em PortugalCinema PortuguêsFiguras da Cultura PortuguesaFilosofia PortuguesaHistória da Língua PortuguesaLiteratura portuguesaNavegações PortuguesasCiência e CientistasCientistasSociedades CientíficasLaboratórios e Instituiçõeseurohspot.euMúsica PortuguesaConferênciasFalas da Terra no Século XXIExposições VirtuaisA Arte do Azulejo em PortugalA ClepsidraCamilo Pessanha - iconografiaFernão Mendes PintoEspelhamentosJ. Régio - Mundos em que ViveuLuz AtlânticaNovas TextualidadesO Tempo da LínguaUm Oceano de CulturasSão Tomé e PríncipeInvestigação - Cátedras ICPercursos virtuaisEfeméridesMapa Etno-MusicalApontadoresEnsinarComunidade de Prática PLE/PL2Programa de Cultura PortuguesaPercursos temáticosFichas práticasTécnicas de ComunicaçãoApontadoresTraduzirWordnet.PT GlobalLextecTemanetGlossário multilingueRecursos de tradumáticaEnsino a distânciaNovos cursosCursos 2011-2012Cursos 2010-2011Cursos 2009-2010Cursos 2008-2009Cursos 2007-2008Acesso à plataforma









. Visão Genérica



. Períodos e Tendências



. Autores e Antologia



Períodos e Tendências...Barroco e Maneirismo Clássicos Existencialismo Experimentalismo Iluminismo Modernidade Modernismo Neorrealismo Pós-Modernismo Realismo Romantismo Saudosismo Simbolismo Surrealismo

Modernismo







Autorretrato de Almada Negreiros, com alguns amigos na Brasileira do Chiado (1925)





"Orpheu", n.º 1, Janeiro-Fevereiro março, 1915

Ambiência estética cosmopolita que define as artes e a cultura europeia e internacional na viragem do século, e, muito em especial, durante as suas primeiras duas ou três décadas.



Em Portugal, está ligada às figuras de Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros e muitos outros, e polariza-se em tomo da revista Orpheu (1.º número, 1915).



Estética por excelência da diversidade (patente em outras estéticas adjacentes e movimentos de vanguarda - sensacionismo, paulismo, intersecionismo, etc.), da questionação dos valores estabelecidos ética e literariamente, da euforia face às invenções da técnica, da libertação da escrita literária de todas as convenções e de todas as regras, o modernismo marcou o século XX de um modo muito agudo, a tal ponto que com ele se articulam constantemente as teorias e as polémicas em torno de outras duas noções histórico-literárias e estéticas relativamente indeterminadas (modernidade e pós-modernismo), que só a sua matriz pode ajudar a explicitar.



Na literatura portuguesa, a revista Presença (de José Régio e João Gaspar Simões) é por uns entendida como «a contrarrevolução do modernismo» (Eduardo Lourenço), e, por outros, como «um segundo modernismo».





© Instituto Camões, 2001
Última atualização: Maio 2011





2010 Instituto Camões - Ministério dos Negócios Estrangeiros - Portugal - Todos os Direitos Reservados - Avisos Legais

COPYRIGHT INSTITUTO CAMÕES - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas