quarta-feira, 31 de outubro de 2012

LONDRES

Please read:


a personal appeal from

Wikipedia founder Jimmy Wales

Leia agora LondresOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa Nota: Para por outras localidades com o mesmo nome, veja London (desambiguação).

Coordenadas: 51° 30′ 28″ N, 0° 7′ 41″ W

London

Londres



Topo: Panorama da Cidade de Londres, Meio à esquerda: Tower Bridge, Meio à direita: London Eye, Abaixo: Palácio de Westminster





Localização da Grande Londres no Reino Unido

País Inglaterra,

Reino Unido



Prefeito Boris Johnson

Área

Total 1579 km²

População

Cidade 8 278 251

Metro 12-14 milhões

-Densidade metropolitana 12 331/km²

Website: www.london.gov.uk



Londres (em inglês: London) é a capital e a maior e mais importante cidade da Inglaterra e do Reino Unido. Por dois milênios, foi um grande povoado e sua história remonta à sua fundação pelos romanos, quando foi nomeada Londinium.[1] O centro de Londres, a antiga City of London, também conhecida como The Square Mile ("a milha quadrada") ou The City, mantém suas fronteiras medievais. Pelo menos desde o século XIX, o nome "Londres" se refere à metrópole desenvolvida em torno desse núcleo.[2] Hoje, a maior parte dessa conurbação constitui a região da Grande Londres,[3] cuja área administrativa[4] tem seu próprio prefeito eleito e assembleia.[5]



Londres é uma Cidade Global Alfa ++ (ao lado de Nova York e Tóquio), e um dos maiores, mais importantes e influentes centros financeiros do mundo.[6][7][8][9] O centro de Londres abriga a sede de mais da metade das 100 melhores companhias do Reino Unido (o índice FTSE 100) e mais de 100 das 500 maiores da Europa. Londres possui forte influência na política, finanças, educação, entretenimento, mídia, moda, artes e cultura em geral, o que contribui para a sua posição global. É um importante destino turístico para visitantes nacionais e estrangeiros. Londres sediou os Jogos Olímpicos de Verão de 1908, 1948 e 2012.[10] Londres possui quatro Patrimônios Mundiais: a Torre de Londres, o sítio do acordo histórico de Greenwich, o Royal Botanic Gardens, Kew e o sítio que compreende o Palácio de Westminster, Abadia de Westminster e a Igreja de Santa Margarida.[11]



Londres tem uma gama diversa de povos, culturas e religiões e mais de 300 idiomas são falados em seu território.[12] Em julho de 2007, a população oficial era de 7.556.900 habitantes dentro dos limites de Londres,[13] tornando-se o município mais populoso da União Europeia.[14] Sua área urbana (a segunda maior da UE) tem uma população de 8.278.251 habitantes,[15] enquanto a região metropolitana (a maior da UE) tem uma população total (rural e urbana) estimada entre 12 milhões[16] e 14 milhões de habitantes.[17] O Metrô de Londres, administrado pela Transport for London, é a mais extensa rede ferroviária subterrânea do mundo,[18] o Aeroporto de Londres Heathrow é o aeroporto mais movimentado do mundo em número de passageiros internacionais[19] e o espaço aéreo da cidade é o mais movimentado do qualquer outro centro urbano do mundo.[20]



Índice [esconder]

1 História

1.1 Londres Romana

1.2 Anglo-saxões

1.3 Período medieval

1.4 Época dos Tudor (1485-1603)

1.5 Época dos Stuart (1603-1714)

1.6 Nascimento da Londres moderna

2 Geografia

2.1 Extensão e demografia

2.2 Clima

3 Demografia

3.1 Etnias

3.2 Religiões

4 Política

4.1 Cidades-irmãs

5 Subdivisões

6 Economia

6.1 Setor financeiro

6.2 Turismo

7 Infra-estrutura

7.1 Educação

7.2 Transportes

7.2.1 Rodoviário

7.2.2 Ferroviário

7.2.3 Aéreo

8 Cultura

8.1 Literatura

8.2 Museus e galerias de arte

8.3 Artes dramáticas

8.4 Música

8.5 Esporte

9 Vista panorâmica

10 Referências

11 Ver também

12 Ligações externas





[editar] HistóriaVer artigo principal: História de Londres

[editar] Londres RomanaVer artigo principal: Londinium

A cidade Londinium foi fundada pelos Romanos na margem norte do Rio Tâmisa, em 43 D.C. A antiga vila se desenvolveu próxima à ponte de Londres construída pelos romanos que permitia atravessar o Tâmisa.



Esta fase durou cerca de 25 anos até a pilhagem pelos icenos, tribo celta, liderada pela rainha Boadiceia. Londres foi reconstruída, possibilitando um rápido desenvolvimento nos anos seguintes. Acredita-se que se tenha tornado a capital da província Romana Britânica no século II, substituindo a antiga capital, Colchester. No século II Londres era cercada por uma muralha onde hoje se localiza a City. No século III a população de Londres era de aproximadamente 45 000 a 60 000 habitantes. Com o começo do declínio do Império Romano, as tropas foram chamadas de volta ao continente e a população da cidade diminuiu.



[editar] Anglo-saxões

Abadia de Westminster, que começou a ser construída por ordem do rei anglo-saxão Eduardo o Confessor.Após a queda do Império Romano, a cidade romana foi praticamente abandonada e uma cidade anglo-saxônica com o nome de Lundenwic foi estabelecida a cerca de 1 km da velha Londinium romana, na área que hoje se chama Covent Garden. Lundenwic prosperou até 851, quando as invasões dos vikings destruíram a cidade.



Em 800 a.C Londres tinha apenas 10 mil habitantes.[21]



Em 880, Alfredo expulsa os vikings, transfere o povoado de Lundenwic para dentro das antigas muralhas romanas, que passa a se chamar Ealdwic ("old city" ou "velha cidade", lugar onde hoje se localiza Aldwych), nomeia um de seus filhos governador da cidade e provavelmente reconstrói a antiga ponte romana sobre o Tâmisa. Daí em diante, Londres se torna um importante centro comercial e começa a desenvolver seu auto-governo original. Após a morte do filho de Alfredo, Londres fica subordinada diretamente aos reis feios. Após 930, os reis suados começam a reunir lá o seu conselho e, em 1000, o Rei Etelredo já a utiliza como sua principal capital. A capital anterior era Winchester, 100 km a sudoeste de Londres. Assim, Londres se firma definitivamente como a capital do reino, inclusive nos períodos do domínio dos vikings (1016 a 1043), do retorno da Inglaterra ao domínio saxão (1043 a 1066) e da dinastia normanda (1066 em diante). Em 1016, o rei dinamarquês, Canuto, o Grande, conquista a Inglaterra. A dinastia saxã foi restaurada em 1043, por Eduardo, o Confessor, que ordenou a construção da Abadia de Westminster (não confundir com a Catedral de Westminster).



[editar] Período medieval

Mapa de Londres em 1300.Após a batalha de Hastings, em 1066, os normandos conquistam a Inglaterra, colocando um fim na dinastia anglo-saxã. Guilherme I é coroado rei inglês na recém acabada Abadia de Westminster. Nesta abadia viriam a ser coroados todos os reis da Inglaterra. A residência dos reis da Inglaterra foi, até o fim do período normando, o castelo fortaleza da Torre de Londres, que posteriormente se tornou uma prisão e hoje guarda as jóias da Coroa.



[editar] Época dos Tudor (1485-1603)Este período viu três grandes acontecimentos: a guerra das Rosas, a reforma religiosa inglesa e o período Elisabetano. Até a reforma, boa parte de Londres era ocupada por monastérios (mosteiros) e outros estabelecimentos religiosos. Com a reforma de Henrique VIII, os monastérios passaram a outras mãos e outras funções.



Sob a reinado de Elizabeth I, a população de Londres aumentou de 100 000 para 200 000 habitantes. Teatros se instalaram na cidade e Shakespeare fundou o Globe Theatre. Com o declínio do porto de Antuérpia, Londres passa a ter um papel financeiro importante.



[editar] Época dos Stuart (1603-1714)

O Grande Incêndio de Londres em 1666.Após a derrota da invencível armada espanhola em 1588, uma certa estabilidade política na Inglaterra permitiu à Londres se desenvolver. Em 1603, o rei Jaime I tentou unificar a Inglaterra e a Escócia. Porém suas leis anticatólicas o deixaram muito impopular e no dia 6 de novembro de 1605 ele acabou sofrendo uma tentativa de assassinato na famosa conspiração da pólvora. Jaime I fez o primeiro projeto de urbanização da cidade e sob o reinado de Charles I surgiu o Hyde Park, o primeiro parque aberto ao público de Londres.



Entre 1665 e 1666, Londres sofreu a grande epidemia da peste bubônica que matou por volta de 70.000 pessoas (20% da população). Do dia 2 de setembro a 5 de setembro ainda em 1666, o Grande Incêndio de Londres destruiu boa parte da cidade.



A reconstrução durou dez anos e é obra do grande arquiteto Christopher Wren, que reedificou muitas igrejas destruídas, entre elas a Catedral de São Paulo, onde hoje descansam os heróis da nação britânica. A cidade viu uma grande aceleração no século XVIII e, ao início do século XX, Londres era a maior cidade do mundo.



[editar] Nascimento da Londres moderna

A Tower Bridge sobre o rio Tâmisa.Em 1700 a população da cidade chegava a 700.000 habitantes, apesar da baixa taxa de fertilidade havia uma alta taxa de imigração, o que explica o alto número de habitantes.



A população recebeu um grande número de fadas do mel e da pedra da Polônia e Alemanha e uma população negra significativa que foi estimada entre 5.000 e 10.000 pessoas, chegando a ser estimada em 20.000.[22]



Em 1800 Londres era considerada a maior cidade do mundo. Uma significante comunidade chinesa começava a surgir. Imigrantes indianos, franceses, italianos, judeus e negros eram frequentes nas ruas de Londres. A população de Londres era, em sua maioria, composta por mulheres e jovens.[23][24]



No século XVIII, a cidade construiu várias pontes que ligariam as duas margens do rio Tâmisa (Ponte Westminster em 1750 e Ponte Blackfriars em 1769). Londres foi ao pouco se tornando uma grande cidade ajudada pelo aumento da imigração rural e irlandesa e consequentemente se tornando uma cidade sem infra-estrutura e sem saneamento básico decente. Em 1849, a cidade sofreu com a epidemia de cólera que acabou matando 14.000 pessoas.





Rua de Londres durante o "Blitz", na Segunda Guerra Mundial.Em 1855, criou-se a Metropolitan Board of Works para fornecer à cidade infra-estrutura necessária a seu crescimento e um sistema de esgoto condizente. Em 1863, Londres começa a construir o primeiro metrô do mundo. Com o desenvolvimento dos meios de transporte, Londres cresce e em 1929 conta com 8,7 milhões de habitantes.



Durante a Segunda Guerra Mundial, Londres foi bombardeada pela Alemanha o que custou a vida de vários habitantes e deixando muitos desabrigados, destruindo também várias zonas da cidade. A reconstrução nos anos 50, 60 e 70 gerou vários estilos arquitetônicos na cidade. Durante as décadas seguintes à segunda guerra, Londres recebeu vários imigrantes vindos de países da Commonwealth, o que fez de Londres uma das cidades mais cosmopolitas do planeta.



Nos anos 1960, Londres se tornou o centro da moda e cultura. Nos anos 80, com seu crescimento económico, Londres volta a ser um centro internacional importante. Londres também ficou conhecida por ter sofrido vários ataques terroristas feitos pelo Exército Republicano Irlandês até o cessar fogo de 1997 e atualmente por extremistas islâmicos como no Atentado em Londres de 7 de Julho de 2005.



[editar] Geografia

Imagem de satélite da cidade vista do satélite SPOT.[editar] Extensão e demografiaCom a industrialização em marcha, a população de Londres cresceu rapidamente através do século XIX e começos do século XX, e chegou a ser a cidade mais povoada no mundo até ser ultrapassada por Nova Iorque em 1925. Sua taxa máxima de povoação medida através do censo foi em 1939, Londres era uma cidade pequena que compreendia o que hoje se denomina City de Londres ou, mais especificamente, a "city".



Com uma superfície total de 1579 km² e com 33 distritos (incluindo a City), a Londres atual, ou Grande Londres, conta com 7 517 700 habitantes (2005), que fazem desta uma das cidades europeias mais povoadas, junto com Moscou, Paris, Madri e Berlim. Estima-se que em sua área metropolitana vivem de 10 a 14 milhões de pessoas.



[editar] ClimaO clima de Londres é temperado oceânico, com verões raramente quentes (temperatura média de julho: 18 °C), assim como também raramente se vê um inverno muito rigoroso (temperatura média de janeiro: 4 °C). No verão, as temperaturas raramente ascendem a 30 °C, ainda que as altas temperaturas tenham sido recorrentes. A temperatura mais alta registrada em Londres foi de 38,1 °C em 10 de agosto de 2003, e a menor foi de -21,1 °C em dezembro de [1796].



[editar] Demografia[editar] EtniasSegundo o censo de 2001:



71,15% etnia branca (59,79% de origem britânica, 3,07% de origem irlandesa e 8,29% outras origens como polonesa, grega, italiana e francesa)

12,09% de etnia asiática (India, Paquistão, Bangladesh na sua maioria)

10,91% de etnia negra (7% negros-africanos, 4,79% negros-caribenhos e 0,84% de outra origem)

3,15% de raça mista

1,12% de origem chinesa

1,58% de outras origens(principalmente Filipinas, Japão, Vietnã)

2,18% dos habitantes de Londres são nascidos fora da União Europeia

[editar] Religiões

Vista aérea da Catedral de São Paulo.A maioria predominante pertence ao cristianismo, assinalados em 58% da população. Os cristãos são seguidos pelos sem religião (15%), muçulmanos (8,5%), hindus (4,1%), judeus (2,1%), sikhs (1,5%), budistas (0,8%) e pagãos (0,3%).[25]



A cidade de Londres tem sido dominada pelo Cristianismo há séculos, e por isso possui um número considerável de templos. As igrejas mais conhecidas são a Abadia de Westminster e a Catedral de São Paulo. Os cristãos dividem a cidade com mais seis religiões diferentes. Os muçulmanos se concentram principalmente em Tower Hamlets.



A maioria dos britânicos judeus vive em Londres, com importantes comunidades judaicas em Stamford Hill, Stanmore, Golders Green, Hendon, e Edgware em North London. A comunidade criou o Fórum Judeu de Londres em 2007, em resposta à crescente importância do desinteresse do Governo britânico.



[editar] Política

A prefeitura de Londres.A administração de Londres é dividida em dois níveis. Um chamado de "Autoridade para a Grande Londres" e outra composta pelos 33 distritos (ou bairros). A Greater London Authority (GLA) é responsável pelo desenvolvimento da cidade, pelos serviços policiais, serviços de transporte, da luta contra incêndios e desenvolvimento económico. É composta pelo prefeito e assembleia de Londres. Os 33 distritos são compostos por 32 "boroughs" (também chamado de "councils") e mais a City. Eles são responsáveis por serviços sociais, escolares entre outros. A City tem sua própria força policial, a City of London Police independente do resto da força policial da cidade.



A GLA fica a cargo do prefeito. O atual prefeito de Londres é Boris Johnson, também jornalista, do Partido Conservador (eleito em 2008). Londres também é a capital administrativa do Reino Unido. Sua sede fica no Palácio de Westminster.



[editar] Cidades-irmãsSegundo à Greater London Authority, existem 46 outras localidades no mundo cujo nome é uma homenagem ou citação a Londres, em seis continentes.[26] Assim como a geminação de Londres, suas cidades irmãs também possuem geminações com partes de outras cidades em todo o mundo. Abaixo está a lista de cidades declaradas cidades irmãs:



Nova Iorque[27]

Moscou

Berlim

Joanesburgo[28]

Kuala Lumpur

Cidade do Kuwait





As seguintes cidades possuem acordo de amizade com Londres:



Argel

Baku

Buenos Aires

Sófia

Nova Déli

Mumbai

Bogotá

Istanbul

Roma

Bucareste

Faisalabad

Oslo

Paris

Teerã

Tóquio

Pequim

Podgorica

Zagreb

Daca





[editar] Subdivisões Ver página anexa: Lista dos boroughs da Grande Londres

A Cidade de Londres e os 32 boroughs de Londres 1.City of London

2.Cidade de Westminster

3.Kensington e Chelsea

4.Hammersmith e Fulham

5.Wandsworth

6.Lambeth

7.Southwark

8.Tower Hamlets

9.Hackney

10.Islington

11.Camden

12.Brent

13.Ealing

14.Hounslow

15.Richmond upon Thames

16.Kingston upon Thames

17.Merton



18.Sutton

19.Croydon

20.Bromley

21.Lewisham

22.Greenwich

23.Bexley

24.Havering

25.Barking e Dagenham

26.Redbridge

27.Newham

28.Waltham Forest

29.Haringey

30.Enfield

31.Barnet

32.Harrow

33.Hillingdon





Londres Central: A "city" é o principal centro financeiro de Londres e um dos mais importantes do mundo. É o distrito mais moderno da cidade, com altos e modernos edifícios.

West End: É o distrito do ócio e compras. Sua zona mais conhecida é Trafalgar Square. Possui ruas famosas de compras, a Oxford Street e a Regent Street, e os locais de entretenimento de Covent Garden e Piccadilly Circus. Parte do West End é ocupada pelo Soho, local cheio de restaurantes, pubs, cinemas e locais noturnos.

East End: Compreende os distritos de Whitechapel, Midle End, Bethnal Green, Hackney, Bow e Poplar.

Oeste de Londres: Reagrupa zonas residenciais como Notting Hill, Knightsbridge e Chelsea (estes dois últimos os lugares mais caros de Londres).

Leste de Londres: Local que está em reconstrução para receber os Jogos Olímpicos de Verão de 2012.

Docklands: Localizado na ilha de Cani, se desenvolveu a partir da década de 1980. O ponto mais importante é o Canary Wharf, um complexo financeiro que tem o edifício mais alto da Inglaterra, o One Canada Square.

Sul de Londres: Compreende distritos como Wimbledon (famoso como sede do homônimo campeonato de tênis), Bermondsey e Dulwich, a reconstrução de Elephant and Castle. Outros distritos: Greenwich (local onde se encontra um observatório), Brixton, Camberwell e Peckham (estes três últimos local onde se encontram descendentes de imigrantes afro-caribenhos).

Norte de Londres: é a zona com mais colinas e onde se pode respirar o ar livre de uma cidade pequena.

[editar] Economia[editar] Setor financeiro

A Cidade de Londres é o maior centro financeiro do planeta.[8] A região é sede da Bolsa de Valores de Londres e Lloyd's of London.Londres é um dos três principais centros financeiros do mundo, sendo o principal centro financeiro na Europa e o centro líder em negociações na moeda do Euro, mesmo estando o Reino Unido fora do Euro. Os serviços financeiros, empregando 311.200 pessoas na região central de Londres, geraram em 1999 uma renda líquida de £ 31,2 bilhões no exterior. Em Londres existem mais de 480 bancos estrangeiros. A Bolsa de Valores de Londres é uma das maiores bolsas do mundo e a Bolsa de Metais de Londres (em inglês: London Metal Exchange) é a maior bolsa de metais do mundo e o centro mundial de negociação de metais não-ferrosos. A mais importante bolsa de energia da Europa, a Bolsa Internacional de Petróleo (em inglês: IPE - International Petrol Exchange), está localizada em Londres.





Os três arranha-céus mais altos da cidade, que juntos formam o centro financeiro de Canary Wharf. O local é a sede de empresas como o HSBC.Por cima, Londres é:



O maior centro mundial de administração de fundos

O centro líder em administração de carteiras não nacionais para clientes no exterior.

O maior mercado de moeda estrangeira

O maior mercado de balcão do mundo em negociação de derivativos e o segundo maior em negociação de futuros e opções em bolsa, através da Bolsa de Futuros Financeiros Internacionais de Londres (LIFFE) ver Contrato de futuros

O centro mundial para a negociação de derivativos em Euro

O maior mercado internacional de seguros (Lloyd's of London) e o principal centro de perícia para o mercado de resseguro mundial

O maior centro internacional para o mercado de títulos internacionais

O centro global de compensação para negociações internacionais em metais preciosos, como ouro e prata

[editar] TurismoLondres é um dos principais destinos turísticos do mundo. Este setor gera de 280 000 a 350 000 empregos. Aproximadamente 27 milhões de pessoas visitam a cidade por ano. O governo britânico estima que o setor representa 10% do produto nacional bruto.



Os principais pontos turísticos compreendem as grandes lojas de Oxford Street, lojas de luxo em Knightsbridge e Bond Street (onde se encontra a famosa loja Harrods, e lojas das grandes marcas), teatros e locais como o Soho, Covent Garden, Mayfair, Piccadilly Circus e Leicester Square. Os monumentos mais conhecidos são a Abadia de Westminster junto ao Big Ben, as Casas do Parlamento, o Museu de Cera Madame Tussaud, o Museu Britânico, o Palácio de Buckingham, o Palácio de Kensington, o Palácio de St. James, o Royal Albert Hall, a Tower Bridge, a Torre de Londres, o London Eye a Catedral de São Paulo, a National Gallery, a Tate Gallery e Parques Reais de Londres (entre eles o Hyde Park).





O rio Tâmisa ao pôr-do-sol, na foto é possível observar a Tower Bridge e ao fundo o edifício 30 St Mary Axe.[editar] Infra-estrutura[editar] Educação

University College London é parte da Universidade de Londres.Londres possui várias universidades. Com 125 000 estudantes, a Universidade de Londres é a maior do Reino Unido e da Europa, com várias faculdades e institutos. Outras universidades situadas em Londres são a City University, a Universidade de Brunel, a London Metropolitan University, o Imperial College London, a Middlesex University, o King's College London, a UEL, a Universidade de Westminster, a London South Bank University e a Royal Academy of Music.



[editar] TransportesLondres é uma grande cidade em que a eficiência dos transportes é essencial na economia. A circulação automóvel é taxada segundo o sistema de Portagem urbana de Londres desde 2003.



Os transportes em Londres são geridos por uma empresa estatal, a Transporte em Londres. Esta encontra-se organizada em secções, cada qual responsável por um meio de transporte: metropolitano, ônibus (autocarros), Docklands Light Railway, etc.



[editar] Rodoviário

O emblemático ônibus panorâmico vermelho chamado de Routemaster.A rede de ônibus da cidade funciona por 24 horas seguidas e carregam mais passageiros do que o metrô. Há cerca de 700 rotas espalhadas pela cidade. Assim como os táxis, o ônibus são um símbolo da cidade principalmente os de dois andares.



O táxi preto de Londres, chamado de cab, é um dos símbolos da cidade. O primeiro táxi motorizado de Londres lançado em 1897 chamado "Bersey", era alimentado por energia eléctrica e era chamado "Hummingbird" (colibrí) por seu ruído, mas a autonomia do veículo era demasiado limitada. Em 1903 foram introduzidos os primeiros táxis a gasolina, dos quais o primeiro exemplo é a "Prunel", de produção francesa.



A versão moderna dos "Black Cabs" é chamada "TX1", que segue a linha do velho "FX4" mas com um interior muito mais moderno. Apesar do nome, hoje em dia, os black cabs podem ser também verdes, rosas, amarelos ou azuis.



[editar] FerroviárioVer artigo principal: Metro de Londres



Metrô de Londres, o mais antigo sistema metropolitano do mundo.O metropolitano de Londres, é um sistema de metropolitano que serve grande parte da Grande Londres, e as áreas vizinhas de Essex, Hertfordshire e Buckinghamshire no Reino Unido. É o sistema de metropolitano mais antigo e extenso do mundo.[18][29] Foi também a primeira rede de metropolitano a operar com comboios elétricos,[30] em 1890 começaram as primeiras operações. Entrou em operação no dia 10 de Janeiro de 1863 com a Metropolitan Railway, de onde surgiu o termo "metro". A maior parte dessa rota inicial é agora parte da Hammersmith & City line, mas há também outras, a Waterloo, a Charing Cross, a London Bridge, a Paddington conectada ao Aeroporto de Londres Heathrow, a Victoria Station conectada ao Aeroporto de Londres Gatwick, a Liverpool Street conectada ao aeroporto de Stansted, Southend e City, a King's Cross conectada ao aeroporto de Luton, e é conectada ao EuroStar, trem que une Londres a Paris através do Eurotúnel.



É geralmente referido como Underground ou the Tube, um termo mais recente, devido os túneis do metro terem forma de tubo. As linhas do Metro de Londres são divididas em dois tipos, as linhas superficiais, que compreende cerca de 55% da rede do metropolitano (apesar de o próprio nome do metropolitano ser Underground, que significa subterrâneo). Foram feitas através do método cortar-e-tapar, com as faixas/vias, a cerca de 5 metros da superfície. E as subterrâneas, feitas à 20 metros abaixo da superfície, essa profundidade varia em alguns pontos da cidade. Essas linhas encontram-se em um emaranhado de túneis, que para cada linha existem dois túneis, cada um para o lado oposto do outro. Na maioria numa rede interligada, cada faixa é partilhada por pelo menos duas linhas diferentes.



[editar] Aéreo

Terminal 5 do Aeroporto de Londres Heathrow.Londres é servida por seis aeroportos:



Aeroporto de Londres Heathrow: O maior e principal aeroporto para voos internacionais de Londres. Possui cinco terminais. Localiza-se a 24 km da cidade de Londres.

Gatwick: É o segundo mais importante. Possui dois terminais. Se localiza a 48 km de Londres.

Stansted: Usado mais para voos internos. Se localiza a 56 km da cidade.

Luton: Usado para voos internos e voos internacionais de baixo custo. Fica a 56 km ao norte de Londres.

City: Para voos privados. Está situado a 10 km do centro de Londres.

Southend: É o menor e mais distante aeroporto de Londres, fica a 64 km do centro da cidade. Tem pouco movimento.

[editar] Cultura[editar] LiteraturaVários escritores viveram e se inspiraram em Londres em suas obras. Como testemunha ocular, Samuel Pepys escreveu sobre a epidemia de peste e o grande incêndio. Charles Dickens retrata em seus livros a época vitoriana. Sir Arthur Conan Doyle usa na maioria de suas histórias Londres na época vitoriana, com as mais famosas sendo as do detetive Sherlock Holmes. Agatha Christie baseou em Londres muitas das aventuras das suas personagens. Beatrix Potter, escritora de livros infantis, também é inglesa e possui um museu em sua homenagem, o National Trust. J. K. Rowling, autora da série Harry Potter, também britânica, menciona a cidade diversas vezes em suas histórias.



[editar] Museus e galerias de arte

Museu de História Natural.Londres é o lar de muitos museus, galerias e outras instituições, que são as principais atrações turísticas e também desempenham um importante papel de pesquisa. O Museu de História Natural (Biologia e Geologia), Museu de Ciências e Victoria and Albert Museum (moda e design) estão agrupados no "bairro museu" de South Kensington, embora as casas do Museu Britânico abriguem artefatos históricos de todo o mundo.[31] A Biblioteca Britânica é a biblioteca nacional do Reino Unido, abrigando mais de 150 milhões de itens. A cidade também abriga extensas coleções de arte, principalmente na National Gallery,[32] Tate Britain,[33] Tate Modern.[34] e do Instituto Courtauld de Arte.



[editar] Artes dramáticas

Globe Theatre de Shakespeare.William Shakespeare passou grande parte de sua vida na cidade e fundou o Globe Theatre. Assim como seu contemporâneo, o dramaturgo Ben Jonson. Londres abriga várias escolas de artes dramáticas: Central School of Speech and Drama (que teve como estudantes Judi Dench e Laurence Olivier), London Academy of Music and Dramatic Art e a prestigiosa Royal Academy of Dramatic Art (que teve como estudantes Joan Collins e Roger Moore).



A cidade abriga ainda alguns estúdios de cinema, dos quais se destaca Pinewood fundado em 1934 onde foram feitos vários filmes do agente 007.



[editar] Música

Royal Albert Hall.Londres abriga várias casas de espetáculo musical como o Royal Albert Hall, Barbican Arts Centre entre outros. Possui a Orquestra Filarmônica de Londres com sede no Royal Festival Hall. Possui o Royal Ballet com sede na Royal Opera House.



Os concertos de música pop/rock acontecem geralmente na O2 Arena, localizada em North Greenwich, Earls Cort ou na Wembley Arena. A cidade é sede do primeiro Hard Rock Café do mundo e do famoso estúdio Abbey Road Studios





Interior do Estádio de Wembley.[editar] EsporteLondres foi sede duas vezes dos jogos olímpicos, em 1908 e 1948. Em 2005, Londres foi escolhida pela terceira vez para sediar os jogos olímpicos, o que aconteceu em 2012, tendo sido também a sede da final da Copa do Mundo de Futebol de 1966.



Na cidade de Londres localiza-se o Estádio de Wembley (estádio de futebol) construído em 1924, que hoje é um dos maiores estádios de futebol do mundo e o mais moderno ja construído na Inglaterra. A cidade abriga pelo menos quatorze clubes de futebol profissional, sendo que seis deles atuam na primeira divisão do campeonato inglês e possuem milhares de torcedores ao redor do mundo.



Os clubes de futebol da primeira divisão são Arsenal, Chelsea, Fulham, Queens Park Rangers, Tottenham Hotspur e West Ham United. Outros clubes da cidade são o Crystal Palace e o Millwall, que atualmente estão disputando a segunda divisão, além de Brentford, Charlton Athletic e Leyton Orient que estão na terceira divisão em 2012. AFC Wimbledon, Barnet Football Club e Dagenham & Redbridge Football Club completam a lista, estes, na quarta divisão. Alguns filmes, como Green Street Hooligans (br: Hooligans), retratam o funcionamento e o cotidiano das firmas (torcidas organizadas) dos clubes londrinos.



A cidade também abriga vários clubes de rugby, a sede da RFU e o Twickenham Stadium, o segundo maior estádio da cidade, que foi o palco da final da Copa do Mundo de Rugby de 1991.



Londres é sede também de uma das mais famosas competições esportivas de ténis. O Torneio de Wimbledon é o principal torneio de Grand Slam da ATP, é disputado no All England Club no subúrbio da cidade.



[editar] Vista panorâmica

Vista panorâmica sobre a Londres moderna, vista da Golden Gallery da Saint Paul’s Cathedral

Vista desde o Greenwich Park, com a Queen's House e as instalações do National Maritime Museum em primeiro plano.Referências1.↑ Roman. O Museu de Londres. Página visitada em 7-6-2008.

2.↑ Mills 2001, p. 140

3.↑ Fact Files: London Government Offices for the English Regions. Office for National Statistics. Página visitada em 4-5-2008.

4.↑ Elcock, Howard. Local Government: Policy and Management in Local Authorities. [S.l.]: Routledge, 1994. p. 368. ISBN 0415101670

5.↑ Jones, Bill; Dennis Kavanagh, Michael Moran, Philip Norton. Politics UK. [S.l.]: Pearson Education, 2007. p. 868. ISBN 1405824115

6.↑ GFCI5_3covers.qxd The Global Financial Centres Index. City of London Corporation (Março 2009).

7.↑ Credit crisis: World in turmoil. BBC.

8.↑ a b London's place in the UK economy, 2005–06 (PDF). City of London. Página visitada em 11-3-2008.

9.↑ Z/Yen Limited (Novembro 2005). The Competitive Position of London as a Global Financial Centre (PDF). City of London. Página visitada em 6-6-2008.

10.↑ IOC elects London as the Host City of the Games of the XXX Olympiad in 2012. Comitê Olímpico Internacional (6 de julho de 2005). Página visitada em 3-6-2006.

11.↑ Lists: United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland. UNESCO. Página visitada em 26-11-2008.

12.↑ Languages spoken in the UK population.. CILT, the National Centre for Language. Página visitada em 6-6-2008.

13.↑ T 08: Selected age groups for local authorities in the United Kingdom; estimated resident population; Mid-2007 Population Estimates (XLS). www.statistics.gov.uk. Office for National Statistics (21 de agosto de 2008). Página visitada em 26-1-2009.

14.↑ Largest EU City. Over 7 million residents in 2001. www.statistics.gov.uk. Office for National Statistics. Página visitada em 28-6-2008.

15.↑ KS01 Usual resident population: Census 2001, Key Statistics for urban areas. Office for National Statistics. Página visitada em 2008-06-06.

16.↑ The Principal Agglomerations of the World. City Population. Página visitada em 3-3-2009.

17.↑ Southest England Population by Area from 1891. Demographia. Página visitada em 1-4-2009.

18.↑ a b Beijing plans to overtake London with world's longest subway. Guardian Unlimited. Página visitada em 14-12-2007.

19.↑ Top ten world airports - 2004 (PDF). Página visitada em 7-3-2008.

20.↑ International Passenger Traffic, Airports Council International.

21.↑ Williams, Hugh, 50 things tou need to know about World History (título original), HarperCollins Publisher Ltd, 2010

22.↑ The United kingdom Council for Human Rights. Early Black Settlement in Britain. Chapter 2.Health in the Old Slave Ports.

23.↑ A Population History of London.

24.↑ The Black Communities of London.

25.↑ Census 2001 profiles: London. www.statistics.gov.uk. Office for National Statistics. Página visitada em 19-8-2008.

26.↑ Jack Malvern.. Richmond, in Surrey, is the most widely copied British place name worldwide. , Times Online, 29 de dezembro de 2008. The original byline for the article in The Times of the same day was "The 55 corners of foreign fields that will be for ever … Richmond" (page 9), onde cita The Times Universal Atlas of the World'.

27.↑ Barfield, M (março 2001). THE NEW YORK CITY-LONDON SISTER CITY PARTNERSHIP. Greater London Authority. Página visitada em 26-10-2009.

28.↑ Twinning agreements. Making Joburg an entry point into Africa. City of Johannesburg. Página visitada em 28 de agosto de 2009.

29.↑ Transport for London. London Underground: História.

30.↑ Schwandl. London Underground. UrbanRail.net.

31.↑ "Who should own historic artefacts?", British Broadcasting Corporation, 26 de abril de 2005. Página visitada em 12-10-2008.

32.↑ The National Gallery, London — Official Website. The Natinoal Gallery. Página visitada em 28-4-2008.

33.↑ Tate Britain: British Art from 1500. Tate Britain. Página visitada em 28-4-2008.

34.↑ Tate Modern: International modern and contemporary art. Tate Modern. Página visitada em 28-4-2008.

[editar] Ver tambémO grande nevoeiro de 1952

Reino Unido

Inglaterra

[editar] Ligações externasO Commons possui multimídias sobre LondresO Wikiquote possui citações de ou sobre: LondresMuseu de Londres (em inglês)

Governo de Londres (em inglês)

Imagens de Londres (em inglês)

[Expandir]Londres

[Expandir]v • eCidades-sede dos Jogos Olímpicos de Verão

1896: Atenas • 1900: Paris • 1904: St. Louis • 1906: Atenas • 1908: Londres • 1912: Estocolmo • 1920: Antuérpia • 1924: Paris • 1928: Amsterdã • 1932: Los Angeles • 1936: Berlim • 1948: Londres • 1952: Helsinque • 1956: Melbourne • 1960: Roma • 1964: Tóquio • 1968: Cidade do México • 1972: Munique • 1976: Montreal • 1980: Moscou • 1984: Los Angeles • 1988: Seul • 1992: Barcelona • 1996: Atlanta • 2000: Sydney • 2004: Atenas • 2008: Pequim • 2012: Londres • 2016: Rio de Janeiro



[Expandir]v • eCidades globais

Cidades globais alfa Londres • Nova Iorque • Hong Kong • Paris • Singapura • Tóquio • Sydney • Milão • Xangai • Pequim • Madrid • Moscou • Seul • Toronto • Bruxelas • Buenos Aires • Mumbai • Kuala Lumpur • Chicago • Varsóvia • São Paulo • Zurique • Amesterdão • Cidade do México • Jacarta • Dublin • Banguecoque • Taipei • Istambul • Roma • Lisboa • Frankfurt am Main • Estocolmo • Praga • Viena • Budapeste • Atenas • Caracas • Los Angeles • Auckland • Santiago

Cidades globais beta Washington DC • Melbourne • Joanesburgo • Atlanta • Barcelona • São Francisco • Manila • Bogotá • Tel Aviv • Nova Deli • Dubai • Bucareste • Oslo • Berlim • Helsínquia • Genebra • Copenhage • Riade • Hamburgo • Cairo • Luxemburgo • Bangalore • Dallas • Cidade do Kuwait • Boston • Munique • Jeddah • Miami • Lima • Kiev • Houston • Guangzhou • Beirute • Karachi • Dusseldorf • Sófia • Montevidéu • Nicósia • Rio de Janeiro • Cidade de Ho Chi Minh

Cidades globais gama Montreal • Nairóbi • Bratislava • Cidade do Panamá • Chennai • Brisbane • Casablanca • Denver • Quito • Stuttgart • Vancouver • Zagreb • Manama • Cidade da Guatemala • Cidade do Cabo • San José • Minneapolis • Santo Domingo • Seattle • Ljubliana • Shenzhen • Perth • Calcutá • Guadalajara • Antuérpia • Filadélfia • Roterdão • Amã • Portland • Lagos • Detroit • Manchester • Wellington • Riga • Guayaquil • Edimburgo • Porto • San Salvador • São Petersburgo • Tallinn • Port Louis • San Diego • Islamabad • Birmingham • Doha • Calgary • Almaty • Colombo

* Fonte: Inventory of World Cities — The World According to GaWC 2008

[Expandir]v • eMegacidades

Aglomerações urbanas com mais de 10 milhões de habitantes

Bagdá • Bombaim • Buenos Aires • Cairo • Calcutá • Carachi • Daca • Deli • Istambul • Jacarta • Lagos • Londres • Los Angeles • Manila • Cidade do México • Moscou • Nova Iorque • Paris • Pequim • Rio de Janeiro • São Paulo • Seul • Teerã • Tóquio • Xangai

As aglomerações urbanas do Vale do Ruhr, na Alemanha, e de Osaka-Quioto-Kobe, no Japão, também apresentam população superior a dez milhões de habitantes, embora possuam mais de uma cidade-sede.

* Fontes: Siemens.com – Megacities: Desafios das Megacidades e World Gazetteer – Welt: Ballungsräume

[Expandir]v • e Capitais do Reino Unido

Belfast • Cardiff • Edimburgo • Londres

[Expandir]v • eCapitais da Europa

Amsterdão • Ancara • Andorra-a-Velha • Astana • Atenas • Baku • Belgrado • Berlim • Berna • Bratislava • Bruxelas • Bucareste • Budapeste • Copenhaga • Douglas • Dublin • Episcópi • Erevan • Estocolmo • Gibraltar • Haia • Helsínquia • Lisboa • Liubliana • Londres • Longyearbyen • Luxemburgo • Madrid • Mariehamn • Minsk • Mónaco • Moscovo • Nicósia • Oslo • Paris • Praga • Pristina • Podgorica • Quichinau • Kiev • Reiquiavique • Riga • Roma • Saint Helier • Saint Peter Port • São Marinho • Sarajevo • Skopje • Sófia • Stepanakert • Sukhumi • Tallinn • Tbilisi • Tirana • Tiraspol • Tórshavn • Tskhinvali • Vaduz • Valeta • Varsóvia • Cidade do Vaticano • Viena • Vilnius • Zagrebe

[Expandir]v • e União Europeia Capitais dos Estados-membros da União Europeia

Amesterdão · Atenas · Berlim · Bratislava · Bruxelas · Bucareste · Budapeste · Copenhaga · Dublin · Estocolmo · Helsínquia · Lisboa · Liubliana · Londres · Luxemburgo (cidade) · Madrid · Nicósia · Paris · Praga · Riga · Roma · Sófia · Tallinn · Valeta · Varsóvia · Viena · Vilnius

[Expandir]v • eCidades-sede da Eurovisão

Festival Eurovisão da Canção Lugano 1956 • Frankfurt 1957 • Hilversum 1958 • Cannes 1959 • Londres 1960 • Cannes 1961 • Luxemburgo 1962 • Londres 1963 • Copenhaga 1964 • Nápoles 1965 • Luxemburgo 1966 • Viena 1967 • Londres 1968 • Madrid 1969 • Amsterdão 1970 • Dublin 1971 • Edimburgo 1972 • Luxemburgo 1973 • Brighton 1974 • Estocolmo 1975 • Haia 1976 • Londres 1977 • Paris 1978 • Jerusalém 1979 • Haia 1980 • Dublin 1981 • Harrogate 1982 • Munique 1983 • Luxemburgo 1984 • Gotemburgo 1985 • Bergen 1986 • Bruxelas 1987 • Dublin 1988 • Lausana 1989 • Zagreb 1990 • Roma 1991 • Malmö 1992 • Millstreet 1993 • Dublin 1994 • Dublin 1995 • Oslo 1996 • Dublin 1997 • Birmingham 1998 • Jerusalém 1999 • Estocolmo 2000 • Copenhaga 2001 • Tallinn 2002 • Riga 2003 • Istambul 2004 • Kiev 2005 • Atenas 2006 • Helsínquia 2007 • Belgrado 2008 • Moscovo 2009 • Bærum 2010 • Düsseldorf 2011 • Baku 2012 • Malmö 2013 •

Festival Eurovisão da Canção Júnior Copenhaga 2003 • Lillehammer 2004 • Hasselt 2005 • Bucareste 2006 • Roterdão 2007 • Limassol 2008 • Kiev 2009 • Minsk 2010 • Ierevan 2011 • Amsterdão 2012

Festival Eurovisão da Dança Londres 2007 • Glasgow 2008 • Baku 2009

Festival Eurovisão de Jovens Dançarinos Reggio Emilia 1985 • Schwetzingen 1987 • Paris 1989 • Helsínquia 1991 • Estocolmo 1993 • Lausana 1995 • Gdańsk 1997 • Lyon 1999 • Londres 2001 • Amesterdão 2003 • Varsóvia 2005 •

Festival Eurovisão de Jovens Músicos Manchester 1982 • Genebra 1984 • Copenhaga 1986 • Amesterdão 1988 • Viena 1990 • Bruxelas 1992 • Varsóvia 1994 • Lisboa 1996 • Viena 1998 • Bergen 2000 • Berlim 2002 • Lucerna 2004 • Viena 2006 • Viena 2008 • Viena 2010 •

[Expandir]v • e50 cidades mais populosas do mundo

Mais de 10 milhões de habitantes Xangai • Bombaim • Carachi/Karachi • Délhi • Istambul • São Paulo • Moscou/Moscovo • Seul • Pequim

Mais de 6 milhões de habitantes Cidade do México • Tóquio • Jacarta • Nova Iorque • Wuhan • Lagos • Teerão/Teerã • Kinshasa • Lima • Londres • Bogotá • Ho Chi Minh • Banguecoque/Bangkok • Hong Kong • Daca • Cairo • Guangzhou • Lahore • Rio de Janeiro

Mais de 3 milhões de habitantes Tianjin • Bagdá • Bangalore • Calcutá • Santiago • Singapura • Chongqing • Chennai • São Petersburgo • Surate • Riade • Alexandria • Shenyang • Yangon • Hiderabade • Ahmedabad • Ancara • Joanesburgo • Los Angeles • Abidjã • Yokohama • Busan











Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Londres&oldid=32504009"

Ver avaliaçõesAvaliar esta página

Avaliar esta página

Avaliações

O que é isto?Avaliações médias atuais

Credibilidade



Imparcialidade



Profundidade



Redação



Conheço este assunto muito profundamente (opcional)

Tenho estudos relevantes do secundário ou universidadeFaz parte dos meus conhecimentos profissionaisÉ uma das minhas paixões pessoaisA fonte do meu conhecimento não está listada aqui Gostava de ajudar a melhorar a Wikipédia; enviem-me um e-mail (opcional) Irá receber uma mensagem de confirmação por e-mail. O seu endereço de e-mail não será partilhado com ninguém. declaração de confidencialidade dos comentáriosEnviar avaliações



GravadoAs suas avaliações não foram enviadasAs suas avaliações expiraramVolte a avaliar esta página e envie as novas avaliações, por favor.

Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde, por favor.

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Queria criar uma conta?Uma conta permite-lhe seguir as suas edições, participar nos debates e fazer parte da comunidade.Criar contaouAutenticaçãoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Sabia que pode editar esta página?Editar esta páginaTalvez mais tarde Categorias: !Predefinições sobre o Reino UnidoLondresCategorias ocultas: !Eurovisão!Artigos bons na Wikipédia em dinamarquês!Artigos bons na Wikipédia em alemão!Artigos bons na Wikipédia em inglês!Artigos bons na Wikipédia em norueguês!Artigos destacados na Wikipédia em basco!Artigos destacados na Wikipédia em croata!Artigos destacados na Wikipédia em novo norueguêsFerramentas pessoais

Criar contaEntrarEspaços nominais

ArtigoDiscussãoVariantesVistas

LerEditarVer históricoAções

Busca

Navegação

Página principal

Conteúdo destacado

Eventos atuais

Esplanada

Página aleatória

Portais

Informar um erro

ColaboraçãoBoas-vindas

Ajuda

Página de testes

Portal comunitário

Mudanças recentes

Estaleiro

Criar página

Páginas novas

Contato

Donativos

Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão

FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLigação permanenteInformações da páginaCitar esta páginaAvaliar esta página

Noutras línguasАҧсшәа

Acèh

Afrikaans

Alemannisch

አማርኛ

Aragonés

Ænglisc

العربية

ܐܪܡܝܐ

مصرى

Asturianu

Aymar aru

Azərbaycanca

Башҡортса

Boarisch

Žemaitėška

Bikol Central

Беларуская

Беларуская (тарашкевіца)‎

Български

Bislama

বাংলা

བོད་ཡིག

Brezhoneg

Bosanski

Català

Chavacano de Zamboanga

Mìng-dĕ̤ng-ngṳ̄

Cebuano

کوردی

Corsu

Qırımtatarca

Česky

Kaszëbsczi

Словѣ́ньскъ / ⰔⰎⰑⰂⰡⰐⰠⰔⰍⰟ

Чӑвашла

Cymraeg

Dansk

Deutsch

Zazaki

Dolnoserbski

Eʋegbe

Ελληνικά

Emiliàn e rumagnòl

English

Esperanto

Español

Eesti

Euskara

Estremeñu

فارسی

Suomi

Võro

Føroyskt

Français

Arpetan

Nordfriisk

Frysk

Gaeilge

贛語

Gàidhlig

Galego

Avañe'ẽ

ગુજરાતી

Gaelg

Hawai`i

עברית

हिन्दी

Fiji Hindi

Hrvatski

Hornjoserbsce

Kreyòl ayisyen

Magyar

Հայերեն

Interlingua

Bahasa Indonesia

Interlingue

Igbo

Ilokano

Ido

Íslenska

Italiano

日本語

Lojban

Basa Jawa

ქართული

Taqbaylit

Қазақша

Kalaallisut

ಕನ್ನಡ

한국어

Перем Коми

Къарачай-малкъар

Ripoarisch

Kurdî

Коми

Kernowek

Кыргызча

Latina

Ladino

Lëtzebuergesch

Лакку

Лезги

Limburgs

Ligure

Lumbaart

Lingála

ລາວ

Lietuvių

Latviešu

Basa Banyumasan

Malagasy

Олык марий

Māori

Македонски

മലയാളം

Монгол

मराठी

Кырык мары

Bahasa Melayu

Malti

Mirandés

မြန်မာဘာသာ

مازِرونی

Dorerin Naoero

Nāhuatl

Nnapulitano

Plattdüütsch

Nedersaksisch

नेपाली

नेपाल भाषा

Nederlands

Norsk (nynorsk)‎

Norsk (bokmål)‎

Novial

Nouormand

Occitan

ଓଡ଼ିଆ

Ирон

Papiamentu

Picard

Deitsch

Polski

Piemontèis

پنجابی

Ποντιακά

پښتو

Runa Simi

Rumantsch

Română

Armãneashce

Tarandíne

Русский

Русиньскый

संस्कृतम्

Саха тыла

Sardu

Sicilianu

Scots

Sámegiella

Srpskohrvatski / српскохрватски

සිංහල

Simple English

Slovenčina

Slovenščina

Soomaaliga

Shqip

Српски / srpski

Sranantongo

Sesotho

Seeltersk

Svenska

Kiswahili

Ślůnski

தமிழ்

తెలుగు

Tetun

Тоҷикӣ

ไทย

Türkmençe

Tagalog

Tok Pisin

Türkçe

Татарча/tatarça

Удмурт

ئۇيغۇرچە / Uyghurche

Українська

اردو

Oʻzbekcha

Vèneto

Vepsän kel’

Tiếng Việt

West-Vlams

Volapük

Winaray

Wolof

吴语

მარგალური

ייִדיש

Yorùbá

Zeêuws

中文

文言

Bân-lâm-gú

粵語

IsiZulu

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 06h45min de 9 de outubro de 2012.

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.

Política de privacidadeSobre a WikipédiaAvisos geraisVersão móvel     COPYRIGHT WIKIP´[EDIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas