quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O MUNDO DA FILOSOFIA

Assine 0800 703 3000SACBate-papoE-mailE-mail GrátisNotíciasEsporteEntretenimentoMulherRádioVídeoShoppingUOL Educação Últimas


Notícias Fotos Vídeos Infográficos Dicionários Onde estudar

Cursos Online Ensino a Distância Intercâmbio Faculdades e Universidades Ranking de cursos Pais e professores

Aula particular Escolha a escola do seu filho Planos de aula Resenhas Içami Tiba Lucila Cano Pesquisa escolar

DisciplinasArtes Biologia Ciências Espanhol Filosofia Física Geografia História do Brasil História geral Inglês Literatura Matemática Português Química Sociologia TemasAtualidades Banco de Redações Biblioteca Biografias Cidadania Cultura brasileira Datas comemorativas Folclore Mapas Resumos de Livros Testes e simulados

Banco de Redações Ditados Idiomas Operações Matemáticas Provas de Vestibular Quizzes Monte seu simulado Vestibular Enem Fies Prouni Atualidades Banco de Redações Bullying Enem por Escola Ensino a Distância Intercâmbio Ideb por Estado Nova ortografia Pesquisa escolar Conhecer o mundo: Mitologia, religião, ciência, filosofia, senso comumComenteAntonio Carlos Olivieri, Da Página 3 Pedagogia & Comunicação





Há muitos modos de se conhecer o mundo, que dependem da situação do sujeito diante do objeto do conhecimento. Ao olhar as estrelas no céu noturno, um índio caiapó as enxerga a partir de um ponto de vista bastante diferente do de um astrônomo.



O caiapó vê nas estrelas as fogueiras que alguns de seus deuses acendem no céu para tornar a noite mais clara. O cientista vê astros que têm luz própria e que formam uma galáxia. O índio compreende e conhece as estrelas a partir de um ponto de vista mitológico ou religioso. O astrônomo as compreende e conhece a partir de um ponto de vista científico.



A mitologia, a religião e a ciência são formas de conhecer o mundo. São modos do conhecimento, assim como o senso comum, a filosofia e a arte. Todos eles são formas de conhecimento, pois cada um, a seu modo, desvenda os segredos do mundo, explicando-o ou atribuindo-lhe um sentido. Vamos examinar mais de perto cada uma dessas formas de conhecimento.







O mito e a religião



O mito proporciona um conhecimento que explica o mundo a partir da ação de entidades - ou seja, forças, energias, criaturas, personagens - que estão além do mundo natural, que o transcendem, que são sobrenaturais.







Veja, por exemplo, o mito através do qual os antigos gregos explicavam a origem do mundo:



No princípio era o Caos, o Vazio primordial, vasto abismo insondável, como um imenso mar, denso e profundo, onde nada podia existir. Dessa oca imensidão sem onde nem quando, de um modo inexplicável e incompreensível, emergiram a Noite negra e a Morte impenetrável. Da muda união desses dois entes tenebrosos, no leito infinito do vácuo, nasceu uma entidade de natureza oposta à deles, o Amor, que surgiu cintilando dentro de um ovo incandescente.

Ao ser posto no regaço do Caos, sua casca resfriou e se partiu em duas metades que se transformaram no Céu e na Terra, casal que jazia no espaço, espiando-se em deslumbramento mútuo, empapuçados de amor. Então, o Céu cobriu e fecundou a Terra, fazendo-a gerar muitos filhos que passaram a habitar o vasto corpo da própria mãe, aconchegante e hospitaleiro.



Assim como o mito, a religião, ou melhor, as religiões também apresentam uma explicação sobrenatural para o mundo. Para aderir a uma religião, é obrigatório crer ou ter fé nessa explicação. Além disso, é uma parte fundamental da crença religiosa a fé em que essa explicação sobrenatural proporciona ao homem uma garantia de salvação, bem como prescreve maneiras ou técnicas de obter e conservar essa garantia, que são os ritos, os sacramentos e as orações.



Antes de seguir em frente, convém esclarecer que não vem ao caso discutir aqui a validade do conhecimento religioso. Em matéria de provas objetivas, se a religião não tem como provar a existência de Deus, a ciência também não tem como provar a Sua inexistência. E, a propósito disso, vale a pena apresentar uma outra narrativa filosófica:



Certa vez, um cosmonauta e um neurologista russos discutiam sobre religião. O neurologista era cristão, e o cosmonauta não. “Já estive várias vezes no espaço”, gabou-se o cosmonauta, “e nunca vi nem Deus, nem anjos”. “E eu já operei muitos cérebros inteligentes”, respondeu o neurologista, “e também nunca vi um pensamento”.



O mundo de Sofia, Jostein Gaardner, Cia. das Letras, 1995



A ciência



A ciência procura descobrir como a natureza "funciona", considerando, principalmente, as relações de causa e efeito. Nesse sentido, pretende buscar o conhecimento objetivo, isto é, que se baseia nas características do objeto, com interferência mínima do sujeito. Veja, por exemplo, a seguinte descrição científica:







O coração é um músculo oco, em forma de cone achatado com a base virada para cima e a ponta voltada para baixo, do tamanho aproximado de um punho fechado. O músculo cardíaco é chamado de miocárdio. Sua superfície interna é recoberta por uma membrana delgada, o endocárdio. Sua superfície externa tem um invólucro fibro-seroso, o pericárdio.



Grande Enciclopédia Larousse Cultural, 1998



Quando se fala em "mínima interferência do sujeito", quer se dizer que a descrição de coração proposta acima é válida independentemente do estudioso de anatomia que a formulou.



A definição tradicional de ciência pressupõe que ela seja um modo de conhecimento com absoluta garantia de validade. A ciência moderna já não tem a pretensão ao absoluto, mas ao máximo grau de certeza.



Quanto à garantia de validade, ela pode consistir:







•Na descrição, conforme o exemplo acima;

•Na demonstração, como no caso de um teorema matemático;

•Na corrigibilidade, ou seja, na possibilidade de corrigir noções e conceitos, a partir dos avanços da própria ciência.



Finalmente, é importante esclarecer que a aplicação da ciência resulta na tecnologia, ou no conhecimento tecnológico.







O senso comum O senso comum ou conhecimento espontâneo é a primeira compreensão do mundo, baseada na opinião, que não inclui nenhuma garantia da própria validade. Para alguns filósofos, o senso comum designa as crenças tradicionais do gênero humano, aquilo em que a maioria dos homens acredita ou devem acreditar.



A mais completa tradução do senso comum talvez sejam os ditados populares. A título de exemplo, eis alguns:







•"Cada cabeça, uma sentença."

•"Quem desdenha quer comprar."

•"Quem ri por último ri melhor."

•"A pressa é a inimiga da perfeição."

•"Se conselho fosse bom, não era dado de graça."







A filosofia Para Platão, a filosofia é o uso do saber em proveito do homem. Isso implica a posse ou aquisição de um conhecimento que seja, ao mesmo tempo, o mais válido e o mais amplo possível; e também o uso desse conhecimento em benefício do homem. Essa definição, porém, exige a uma definição de benefício, que por sua vez exige uma definição de Bem. Para saber o que é o Bem, entretanto, também é necessário descobrir o que é a Verdade.



Alguns filósofos, definem a filosofia como a busca do Bem, da Verdade, do Belo e de como os homens podem conhecer essas três entidades. Portanto, a filosofia toma para si a árdua tarefa de debater problemas ou especular sobre problemas que ainda não estão abertos aos métodos científicos: o bem e o mal, o belo e o feio, a ordem e a liberdade, a vida e a morte.



Vamos a um exemplo de texto filosófico, em que um filósofo norte-americano, John Dewey, procura refletir justamente sobre o que é senso comum:



Visto que os problemas e as indagações em torno do senso comum dizem respeito às interações entre os seres vivos e o ambiente, com o fim de realizar objetos de uso e de fruição, os símbolos empregados são determinados pela cultura corrente de um grupo social. Eles formam um sistema, mas trata-se de um sistema de caráter mais prático que intelectual. Esse sistema é constituído por tradições, profissões, técnicas, interesses e instituições estabelecidas no grupo. As significações que o compõem são efeito da linguagem cotidiana comum, com a qual os membros do grupo se intercomunicam.



Lógica, VI, 6, J. Dewey

Tradicionalmente, a filosofia se divide em cinco áreas:







•Lógica, que estuda o método ideal de pensar e investigar;

•Metafísica, que estuda a natureza do Ser (ontologia), da mente (psicologia filosófica) e das relações entre a mente e o ser no processo do conhecimento (epistemologia);

•Ética, que estuda o Bem, o comportamento ideal para o ser humano;

•Política, que estuda a organização social do homem;

•Estética, que estuda a beleza e que pode ser chamada de filosofia da Arte.





Convém concluir lembrando que a ciência e o pensamento científico se originaram com a filosofia na Grécia da Antiguidade. Com o passar do tempo, certas áreas da especulação filosófica, como a matemática, a física e a biologia ganharam tal especificidade que se separaram da filosofia.







A arte O conhecimento proporcionado pela arte não nos dá o conhecimento objetivo de uma coisa qualquer, mas o de um modo particular de compreendê-la, um modo que traduz a sensibilidade do artista. Trata-se, portanto, de um conhecimento produzido pelo sujeito e pela subjetividade.



Veja por exemplo o seguinte soneto, escrito pelo poeta bahiano do século 17, Gregório de Matos, no qual ele dá a sua "visão" do braço de uma imagem do Menino Jesus que havia sido quebrada por holandeses protestantes, quando da invasão da cidade de Salvador:



O todo sem a parte não é todo;

A parte sem o todo não é parte;

Mas se a parte o faz todo, sendo parte,

Não se diga que é parte, sendo o todo.

Em todo sacramento está Deus todo,

E todo assiste inteiro em qualquer parte,

E feito em partes todo em toda a parte

Em qualquer parte sempre fica todo.



O braço de Jesus não seja parte,

Pois que feito Jesus em partes todo,

Assiste cada parte em sua parte.



Não se sabendo parte deste todo,

Um braço que lhe acharam, sendo parte,

Nos diz as partes todas deste todo.

Antonio Carlos Olivieri, Da Página 3 Pedagogia & Comunicação é escritor, jornalista e diretor da Página 3 Filosofia & Comunicação.

Comunicar erro Imprimir Comentários 0Comentar com:Facebook

Twitter

Perfil UOL

Sair



Escreva seu comentário...



960

Escreva seu comentário...Escreva seu comentário...

Compartilhe:Facebook Twitter Orkut Receber respostas por email:



Ao comentar você concorda com os termos de uso



Página 1 de 1

AnteriorPróxima

LINKS PATROCINADOS

Smartphones BlackBerry

Para todos os seus Lados, existe um BlackBerry que é Perfeito. Descubra

www.BlackBerry.com.br

Pensa em Negócio Próprio?

Sua Franquia com Baixo Investimento Conheça Linha Produtos Exclusivos

FranquiasDeSucesso.net/Negocio

Apostila Concurso IBAMA

Técnico Administrativo - Apostila Impressa R$55,00, Digital R$30,00.

ApostilasOpcao.com.br/IBAMA_tecnico

Anuncie aquiÚltimas de Educação

+ 28/09 09h40



Bullying: Brasil não possui lei nacional contra a prática

24/09 07h11



Mundo islâmico: Filme gera tumultos antiamericanos

14/09 15h05

Déficit habitacional: Brasil precisa de quase 8 milhões de moradias

11/09 12h36

Preposições: Usando as preposições corretamente

06/09 16h17

Massacre de Munique - 40 anos: Ataque marcou Olimpíadas de 1972

31/08 07h46

Eleições 2012: Voto antecede a democracia no país

24/08 09h16

Pussy Riot: Rock contra o Kremlin

21/08 09h50

Modernismo português: As três vertentes da literatura moderna em Portugal

21/08 09h49

Fernando Pessoa: Ortônimo e heterônimos

21/08 09h47

Descrição: Fazendo retratos com as palavras

21/08 09h45

Sentimento do mundo: Poeta canta o desespero de um mundo em guerra, certo de que o homem pode mudar

21/08 09h42

Til: Ambientado no interior de SP, romance integra fase regionalista de José de Alencar

21/08 09h41

Viagens na minha terra: Garrett mescla estilos, gêneros e linguagens em obra inovadora para a literatura portuguesa

21/08 09h38

Jorge Amado: Síntese da obra literária do autor

21/08 09h35

Quincas Berro Dágua: Síntese da obra

21/08 09h29

Gabriela Cravo e Canela: Síntese da obra

21/08 09h27

Tenda dos milagres: Síntese da obra

17/08 10h42

Jogos Olímpicos 2012/2016: O valor da medalha

13/08 14h05

Exploração espacial: Missão procura vida em Marte

05/08 06h00

Julgamento do mensalão: Escândalo político marcou o governo Lula

27/07 06h00

Massacre no Colorado: O debate sobre o controle de armas

20/07 06h00

Crise na Síria: Atentado aumenta tensão em Damasco

13/07 06h00

Bóson de Higgs: Cientistas encontram a "partícula de Deus"

06/07 06h00

Revolução de 32 - 80 anos: A guerra civil brasileira

29/06 06h00

Alan Turing - 100 anos: O homem por trás da máquina

22/06 06h00

Watergate - 40 anos: Escândalo marcou relação entre poder e imprensa 15/06 06h00

Rio+20: Conferência da ONU debate futuro do planeta

08/06 06h00

Meio ambiente: Rio fecha maior lixão da América Latina

31/05 06h00

Redes sociais: Facebook estreia na bolsa de valores

25/05 06h00

Comissão da Verdade: Grupo investigará crimes da ditadura

SIGA UOLEducacao NO As mais vistas 1 Aluna de medicina aprovada em oito instituições públicas ficou ''perdida'' no 1º semestre na USP 2 Florianópolis: após página no Facebook, escola será reformada 3 Dez coisas que você não deve fazer enquanto estuda 4 Veja temas que são apostas para os próximos vestibulares 5 Mais uma obra de Monteiro Lobato é alvo de denúncia por racismo Índices de qualidade

Confira qual é o Ideb 2011 do seu Estado 15 Entenda o que é o Ideb

Apenas 48 instituições de ensino superior atingiram nota máxima na avaliação do MEC

Sabe qual é a nota do Enem da sua escola? Saiba como usar o índice Atualidades são complemento à teoria aprendida em sala de aula

Técnicas de memorização ajudam nos estudos; confira 10 dicas





Atriz de "Cheias de Charme" sofria bullying na escola; veja outros casos



Conheça tumblrs de estudantes sobre o cotidiano nas universidades



Saiba 10 coisas que você não deve fazer enquanto estiver estudando



Enem 2012

+

Saiba o que o Enem leva em conta na correção da redação



39 perguntas e respostas sobre o Enem 2012

Vestibular

+

UOL preparou um roteiro de estudos de 28 semanas - com testes Teste: você tem perfil para estudar sozinho? Desafio UOL

Você sabe quem é quem na América Latina? Teste-se com 25 personalidades da região 10 Intercâmbio

+

Estudar espanhol em países vizinhos sai mais em conta; confira vantagens de cada país 04/1006h00

Intercambista alia curso de espanhol a aulas de tango 04/1006h00

Confira prós e contras de intercâmbio nos principais países da América do Sul 03/1018h58 Programa de intercâmbio europeu tem orçamento insuficiente para pagar alunos 03/1016h23 Ensino a distância

+ Centro de pesquisa brasileiro oferece aulas de microscopia eletrônica na internet 04/1008h49

Software britânico ajuda crianças com discalculia 02/1017h04 Programas vão melhorar situação das escolas com dificuldades, diz MEC 02/1006h20 Aula de sábado e preço da inscrição explicam baixa procura por licenciatura a distância da USP 01/1013h52 Comunicar erro Erratas Fale com o UOL Educação Ficção na ficção Quais são os livros prediletos dos personagens de novela? Tufão, de Avenida Brasil, já leu Kafka Exemplos Conheça histórias de quem se superou, como Luma, primeira travesti a apresentar tese de doutorado Enquete Para você, qual é a vantagem de fazer um curso a distância? Queremos saber sua opinião: vote em nossa pesquisa 



Shopping UOL



Celular e Smartphone



Aproveite: a partir de 10x de R$ 19,90



Óculos de Sol



Diversos modelos a partir de 3x de R$ 22,63



Ferramentas



Confira aqui: a partir de R$ 39,90



Sapato Social



Vários modelos a partir de R$ 99,90



Poltronas



Reclinável a partir de 4x de R$ 62,25



Notebook



Aproveite: a partir de 12x de R$ 66,58

NotebookTênisCâmera digitalRelógiosGPSTv LCDAr CondicionadoPerfumesCelular e SmartphoneHome UOLEntretenimentoNotíciasMulherEsportesRádio UOLTV UOLJogosBate-papo UOLEspeciais

Bullying na escolaEnem por escolaEscolha da escolaIdeb por EstadoNova ortografiaVestibular

Aprovados

Enade

Enem

Fies

Guia de profissões

Inscrições

Prouni

Provas e gabaritos

Relação candidato/vaga

Trote universitário

Roteiro de estudos

Atualidades

Banco de Redações

Biografia

Dicas de português

Ditados

Operações matemáticas

Quizzes

Resumos de Livros

Revisão de disciplinas

Simulados

Faculdades

Uerj

UFBA

UFF

UFG

UFMG

UFRJ

UnB

Unesp

USP

Mais faculdades

Onde estudar

Cursos Online

EAD

Faculdades em SP

Faculdades no DF

Faculdades no RJ

Faculdades em MG

Faculdades no RS

Faculdades por Estado

Intercâmbio

Ranking de cursos

Pesquisa Escolar

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

História do Brasil

História geral

Matemática

Português

Química

Mais disciplinas

Siga UOL EducaçãoFacebookTwitterRSSCelular© 1996-2012 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.

COPYRIGHT UOL - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas