quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O PENSAR FILOSÓFICO

SlideShare


UploadBrowse

Popular Downloaded Favorited Channels Videos Featured Go Pro Login

Signup

EmailFavorite

Favorited ×

Save file Flag

Private Content

Embed

Copy and paste this code into your blog or website Copy Customize… Without related content Start from slide number 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Size (px) 344 × 292 429 × 357 514 × 422 599 × 487 Shortcode for WordPress.com blogs ? Copy Close

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate Flag as inappropriateSelect your reason for flagging this presentation as inappropriate. If needed, use the feedback form to let us know more details.

None Pornographic Defamatory Illegal/Unlawful Spam Other Terms Of Service Violation Cancel File a copyright complaint

We have emailed the verification/download link to "".

Login to your email and click the link to download the file directly.

To request the link at a different email address, update it here. Close

Validation messages. Success message. Fail message. Check your bulk/spam folders if you can't find our mail.





Favorited! You could also add tags Cancel

Edit your favorites

Cancel



« ‹ › »

/11 RelatedMoreUpload your own Passagem do mito à filosofia Convite a Filosofia - Marilena Chaui - Índice Filosofia Cap 01. descobrindo a filosofia Cap 01. descobrindo a filosofia Convite a Filosofia - Marilena Chaui - Introdução Aula de filosofia Aula de filosofia Para Que Filosofia A reflexão filosófica Reflexoes filosofia educacao fisica Professor Mário Costa Professor Mário Costa Professor Mário Costa Professor Mário Costa Convite à Filosofia: Marilena Chaui O que e filosofia Para que filosofia do direito Atitude filosofica e abordagem do direito (aula prática) Para que Filosofia do Direito? Palestra dos desprazeres aos prazeres no trabalho Novas Identidades e Empreendedorismo desenvolvimento profissional Palestra gestão sistêmica dos valores organizacionais Aula 5 comportamento macroorganizacional Aula 5 ética na administração Aula 4 comportamento mesoorganizacional Aula 3 - Comportamento Microorganizacional A Ética de Paul Ricoeur: reflexões sobre ética e moral Aula 4 - teoria psicanalítica e psicodinâmica do trabalho A Ciência, o ideal científico e a razão instrumental Aula 2 - Perspectiva Histórica do Comportamento Organizacional Aula 1 - Introdução ao Comportamento Organizacional Aula 3 - A Razão Aula 2 - Origens da Filosofia Aula 3 - Personalidade e Processos Psicológicos Básicos Aula 2 - A Psicologia do Comportamento Organizacional Aula 1 - Fundamentos de Psicologia As redes sociais e as novas identidades A crise da identidade na contemporaneidade Palestra dos desprazeres aos prazeres no trabalho Novas Identidades e Empreendedorismo desenvolvimento profissional Palestra gestão sistêmica dos valores organizacionais Aula 5 comportamento macroorganizacional Aula 5 ética na administração Aula 4 comportamento mesoorganizacional Aula 3 - Comportamento Microorganizacional A Ética de Paul Ricoeur: reflexões sobre ética e moral Aula 4 - teoria psicanalítica e psicodinâmica do trabalho A Ciência, o ideal científico e a razão instrumental Aula 2 - Perspectiva Histórica do Comportamento Organizacional Aula 1 - Introdução ao Comportamento Organizacional Aula 3 - A Razão Aula 2 - Origens da Filosofia Aula 3 - Personalidade e Processos Psicológicos Básicos Aula 2 - A Psicologia do Comportamento Organizacional Aula 1 - Fundamentos de Psicologia As redes sociais e as novas identidades A crise da identidade na contemporaneidade Inteligência emocional Condicionamento humano e motivação nas organizações De la técnica a la relación: Ética y Cuidado en las Ciencias de la Salud La ética dialogal de Paul Ricoeur O pop nao poupa ninguem: relações discursivas entre o pop rock e a pós-modern… Ética na Administração A psicodinâmica do trabalho Mudança de paradigma e desafios em sala de aula: superando a fragmentação e a… Oficina desenvolvimento profissional Gestão de pessoas no contexto hospitalar



0

inShare.

Wordpress



+ Follow Aula 1 – introdução ao pensamento filosófico

by Felipe Pinho on May 19, 2011 3,881

views

More…



Less

AccessibilityView text versionCategoriesTechnologyEducationUpload DetailsUploaded via SlideShare as Adobe PDF

Usage Rights© All Rights Reserved

3 Embeds 494http://felipepinho.com 424

http://www.felipepinho.com 59

http://felipepinho.blogspot.com 11



StatisticsFavorites0Downloads68Comments0Embed Views494Views on SlideShare3,387Total Views3,881No comments yetNotes on Slide 1



Subscribe to comments Post Comment Edit your comment Cancel



More…Aula 1 – introdução ao pensamento filosófico — Presentation Transcript

1. FACULDADE LOURENÇO FILHO Curso: Administração Disciplina: Filosofia Prof.: Ms. Felipe Saraiva Nunes de Pinho Aula 1 – Introdução ao Pensamento Filosófico Texto: Para que Filosofia? (Marilena Chaui – Convite à Filosofia)

2. Pra que Filosofia? A palavra Filo-Sofia (Pitágoras) Conhece-te a ti mesmo; O Mito da Caverna; Opinião ( doxa ) x verdade ( alétheia ) A liberdade; O papel da filosofia consiste em discutir e refletir criticamente sobre a verdade, a validade, a correção, as conseqüências e finalidades das contribuições científicas e sociais.

3. Pra que Filosofia? “ Uma vida não examinada, não vale a pena ser vivida”! (Sócrates). Na Grécia Antiga, a busca pelo conhecimento, pela verdade, tinha como principal objetivo orientar as ações humanas visando a justiça e a felicidade. Todos os homens, por natureza, desejam conhecer. (Aristóteles)

4. A atitude filosófica: o pensamento crítico A Filosofia pode ser compreendida como um exercício ou uma atitude crítica, de questionar as verdades e os valores estabelecidos, procurando entender os seus fundamentos. A filosofia é “a decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido”. A atitude negativa – dizer não ao senso comum e aos pré-conceitos; A atitude positiva – interrogar sobre o que as coisas são, procurar suas causas, motivos, fundamentos; “ A Filosofia começa dizendo não às crenças e aos preconceitos do senso comum e, portanto, começa dizendo que não sabemos o que imaginávamos saber”. (Chaui, 2003)

5. FILOSOFAR É OUSAR QUERER REFLETIR

6. A Atitude Filosófica: a reflexão e a indagação Indagar significar se questionar o que as coisas são, como elas são, suas causas, origens e suas finalidades. A indagação é dirigida ao mundo que nos rodeia. A reflexão é um movimento radical de volta sobre si mesmo, ou seja, pensar como é possível o próprio pensamento, conhecer como se fundamenta o próprio conhecimento. A reflexão é dirigida ao nosso mundo interno. “Conhece-te a ti mesmo”.

7. A filosofia: um pensamento sistemático O pensamento sistemático compreende que existe um todo, cujas as partes estão articuladas de maneira lógica e coerente. Assim, a Filosofia, a partir, da reflexão racional, busca compreender a organização e a articulação entre as idéias e princípios, sua coerência, sua lógica racional. Busca encontrar os fundamentos dos fenômenos e da própria realidade.

8. O que é a Filosofia? O que a Filosofia não é: Visão de mundo (cultura) Sabedoria de vida (arte do bem viver) Esforço racional para conceber o Universo como uma totalidade ordenada e dotada de sentido (religião)

9. Uma definição da Filosofia: A reflexão sobre a fundação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas descreve duas características fundamentais da filosofia: a reflexão e a crítica. “A filosofia é a busca do fundamento e do sentido da realidade em suas múltiplas formas” (Chaui, 2003). Segundo o filósofo Francês Michel Foucault, “a Filosofia é uma maneira de refletir, não exatamente sobre o que é verdadeiro ou falso, mas sobre nossa relação com a verdade”. Sendo a filosofia uma maneira de nos perguntarmos: “se esta é a relação que temos com a verdade, como devemos nos conduzir?”. (Jornal Le Monde, 1980)

10. A importância da Filosofia “ Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação e o sentido do mundo, da cultura, da história, das criações humanas, da arte, da ciência e da política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade for útil, então a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes”. (Chaui, 2003) Útil? Inútil? Inútil? Útil? Ú T I L !

11. Bibliografia CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2003. felipepinho.blogspot.com



Connect on LinkedInFollow us on TwitterFind us on FacebookFind us on Google+Learn About Us

About

Careers

Our Blog

Press

Contact us

Help & SupportUsing SlideShare

SlideShare 101

Terms of Use

Privacy Policy

Copyright & DMCA

Community Guidelines

SlideShare on mobilePro & more

Go PRO New

Business Solutions

Advertise on SlideShareDevelopers & API

Developers Section

Developers Group

Engineering Blog

Blog Widgets© 2012 SlideShare Inc. All rights reserved.

RSS Feed

ENGLISH

EnglishFrançaisDeutsch

×

COPÝHT AUTOR DO TEXTO - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas