segunda-feira, 1 de outubro de 2012

OS 100 MAIORES FILÓSOFOS




Diretório de Artigos Gratuitos

Por que publicar artigos?Autores PopularesArtigos Populares

Publicar Artigos



LoginLogin através de CadastroOlá área do AutorSaír

Email

Senha

Salvar os dados

Esqueceu a senha?

Home > Literatura > Crônicas > O Que Os Grandes Filósofos Nos Deixaram? O Que Os Grandes Filósofos Nos Deixaram?

Publicado em: 16/11/2009
Comentário: 1
Acessos: 2,555


O QUE OS GRANDES FILÓSOFOS NOS DEIXARAM?



Muitas colocações e ensinamentos graças aos seus sensos de observação e estudos mais apurados que os de seus contemporâneos.



Exemplos destes ditos de épocas distintas e extraídas do livro “O LIVRO DA CITAÇÕES” de Eduardo Giannetti editado pela Cia. Das Letras, para analisarmos em largos traços a história afetiva da humanidade:



IV A.C – Aristóteles : “A maioria dos homens são maus juízes quando seus próprios interesses estão envolvidos.”



IV A.C.- Platão: “Em cada um de nós, mesmo naqueles que parecem mais respeitáveis, existem desejos, terríveis em seu indomável desgoverno, que se revela por meio dos sonhos.”



II D.C. – Epiteto: “Eles falam mal de mim? Ah, se me conhecessem como eu me conheço”



1511 – Erasmo de Rotterdam: “Pode um homem que odeia a si próprio amar alguém?”



1641 – Pe. Antonio Vieria: “Quereis só o que podeis, e sereis onipotentes”



1662 – Pascal: “Nem ao homem mais imparcial do mundo é permitido que se torne juiz em seu próprio caso”



1665 - Rochefoucald: “Estamos tão acostumados a nos esconder dos outros que terminamos nos escondendo de nós mesmos.”



1726 – Joseph Butler: “Não há nada com relação ao caráter dos homens que seja mais surpreendente ou inexplicável do que esta parcialidade a favor de si próprios que se observa em muitos deles.”



1782 Rousseau:”Aprendi com base em minha própria experiência que a fonte da felicidade reside dentro de nós e que não está no poder dos homens fazer com que fique realmente desgostosa uma pessoa determinada a ser feliz.”



1864 – Dostoievski: “Há coisas que um homem teme revelar até para si mesmos.”



1881 – Nietzsche: “Como é inseguro o terreno em que repousam as nossas alianças e amizades; como é isolado cada ser humano!”



2002 – Thomas Nagel: “Há muito mais coisas acontecendo todo o tempo dentro de nós do que estamos dispostos a expressar.”



Como vemos se a humanidade tivesse dado mais atenção aos diversos filósofos e pensadores com certeza teríamos tido uma vida melhor.



Mas a história da humanidade não foi feita pelos ditos dos filósofos, infelizmente, mas sim pelos senhores da guerra onde sempre prevaleceu o interesse da conquista, antes de novas terras pelos países, e hoje, a nível individual, o de aquisição de bens e prazeres materiais.



Este se tornou a grande finalidade da vida da maioria absoluta da humanidade: a aquisição de bens materiais.



As falas dos filósofos são apenas um adorno na história humana e que não deixa de nos dar uma melancolia e senso de impotência em face dos seus ditos que nunca foram aproveitados no campo prático.



A humanidade sempre esteve perto de conceitos que, uma vez usados, teriam nos dados frutos que hoje poderíamos estar usufruindo, mas não, este nunca foi o interesse dela como um todo.



Assim os filósofos foram pregadores de palavras para ouvintes áridos e surdos para esta escuta nos seus devidos tempos.



O interessante é que eles sempre foram estudados e são sempre repetidos como um enfeite para alguma tese ou escritos. É nisto que eles se tornaram.



Foram grandes analistas e observadores da vida e que iguais a lanternas perdidas em alto mar procuraram conseguir para as suas vidas e seus contemporâneos aquilo que toda a humanidade deveria ter seguido como objetivo.



Vemos pelas suas falas que a humanidade sempre foi a mesma e que só evoluiu na técnica e nas máquinas que aprimoraram estes prazeres, mas que animicamente ou emocionalmente continuaram estancados desde antes, assim como depois, do “Crucificai-o, Crucificai-o”.



Ela não evoluiu emocionalmente.



O ser humano continua o mesmo egoísta, só plantando violências, traições, desamores, mesmo que só em pensamentos e, por outro lado falando cada vez mais de paz enquanto o mundo vai se destruindo à sua volta.



A falta de caminhos éticos e espirituais verdadeiros faz com que todos se agarrem na falsa e ilusória segurança que a aquisição dos bens materiais possa dar, mas não adianta, quanto mais tem mais vai querer e isto se torna num frenesi sem fim e a verdadeira paz nunca vem.



Se as necessidades básicas já estivessem garantidas como moradia, educação, acesso à cultura e também segurança com relação à assistência à saúde, já deveria deixar todos bastante tranqüilos para que se desenvolvessem em outros campos, mas a luta que começa pela aquisição destes serviços acaba se perpetuando cada vez mais, mesmo depois de estes já estarem fartamente supridos, e isto cria uma sociedade insaciável.



A partir destas necessidades supridas deveria haver uma continuidade na educação que levasse os cidadãos a, apesar de continuarem evoluindo nos seus bens e desejos, começassem também a ter uma consciência social com relação ao seu meio e à coletividade à volta, assim como ao meio ambiente.



Isto traria benefícios a todos e não precisaríamos ficar presos dentro dos nossos muros como prisioneiros.



A frenesi do acumulo exagerado de bens é o mote da maioria dos cidadãos do mundo, ao contrário do que sempre nos falaram os filósofos e que criou este mundo egoísta, desumano e sem nenhuma vida espiritual (não digo religiosa) em que vivemos.





"Não é o lugar em que nos encontramos nem as exterioridades que tornam as pessoas felizes; a felicidade provém do íntimo, daquilo que o ser humano sente dentro de sí mesmo" Roselis von Sass - graal.org.br



Retrieved from "/cronicas-artigos/o-que-os-grandes-filosofos-nos-deixaram-1466386.html"



HAMILTON SERPA - Perfil do Autor:





Sou casado, mas depois de muita estrada, sem filhos por opção. Estudei Filosofia e Geografia, mas sou curioso de muitas áreas. Tenho uma Corretora de seguros para o meu sutento e moro metade da semana em Curitiba e metade no complexo da Graciosa, em meio a uma reserva da Floresta Atlântica a 50 km da capital.



Avaliar artigo

12345Voto(s)

2 Voto(s)Feedback Imprimir Re-Publicar . Fonte do artigo: http://www.artigonal.com/cronicas-artigos/o-que-os-grandes-filosofos-nos-deixaram-1466386.html

Palavras-chave do artigo:amor, felicidade, buscaArtigos relacionadosÚltimos artigos de Crônicas Mais artigos por HAMILTON SERPA "O VAZIO DO MUNDO E A FELICIDADE"Na busca incessante pela felicidade, consciente ou inconsciente, engatamos uma marcha frenética contra o tempo, preocupados com o amanhã, com a falta de tempo ou dinheiro, neste sentido as pessoas ficam cada vez mais vazias, mas porque isto ocorre? O que está acontecendo comigo e com a Humanidade?

Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedade> Cotidianol 28/06/2010 lAcessos: 132 “No Amor Somos Um”Na tapeçaria dos sonhos, no lar dos valentes, concentramos em fatos do passado ou no futuro imaginário e esquecemos de viver o momento mais importante da vida que é o AGORA.

Por: Welinton dos Santosl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 03/09/2009 lAcessos: 112 Amores Ou AmantesUm paralelo entre estes relacionamentos que vivênciamos durante a vida

Por: HAMILTON SERPAl Literatura> Poesial 06/12/2009 lAcessos: 223 O 'amor' FísicoUma breve dissertação de como o uso dos atributos físicos femininos podem levar à infelicidade ao invés da alegria, da serenidade e do verdadeiro amor.

Por: HAMILTON SERPAl Psicologia&Auto-Ajudal 05/11/2009 lAcessos: 649 Por Que Tantos Amores Se Findam?Tema auto explicativo Neste mundo de controvérsias, evoluções e mudanças rápidas, conceitos morais e emocionais, são colocados à prova todo dia, influenciando a nossa vida no geral.

Por: HAMILTON SERPAl Literatural 12/11/2009 lAcessos: 100 Onde está a felicidadeO conceito de felicidade é único?Serve para todos? Ser feliz não é difícil,porém,exige um pouco de treino e boa vontade. Não existe uma receita única; a felicidade,como a verdade tem muitas nuances.

Por: Miriam de Salesl Psicologia&Auto-Ajuda> Redução de Stressl 26/08/2011 lAcessos: 755 ENSAIO SOBRE A FELICIDADEUM BREVE ENSAIO SOBRE A FELICIDADE, SUAS CARACTERÍSTICAS E O MODO COMO PODEMOS BUSCÁ-LA SEM EXAGEROS OU DESVIOS.

Por: Antonio de Jesus Trovãol Educaçãol 01/09/2010 lAcessos: 599 lComentário: 1 O Percurso Do Amor Romântico E Do Casamento Através Das Eras

Em muitas pesquisas realizadas, a maioria dos seus participantes revela que a intimidade com outros seres humanos é, isoladamente, o aspecto mais gratificante da vida. E qual é o prognóstico do mecanismo de casamento que a despeito dos seus inúmeros modelos, percursos e de, por vezes, estar desacreditado, freqüentemente esteve relacionado ao amor, ao menos para a sociedade ocidental? Será que o amor e os estados a ele relacionados, como a paixão, por exemplo, sempre foram tão valorizados?

Por: Thiago de Almeidal Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 10/06/2008 lAcessos: 3,763 lComentário: 1 Safra Do AmorÉ uma poesia inspirada na natureza da mulher e no genuino sentimento do homem, como algo de subsistencia.

Por: Oldemilsonl Literatura> Poesial 12/09/2009 lAcessos: 159 Felicidade – O Prazer De Se Sentir Bem E PlenoFelicidade... todos nós já sentimos ela algumas vezes. Essa palavra nomeia um objetivo em comum a todos os seres humanos: sentir-se feliz. No entanto, talvez tivéssemos que repensar sobre a conquista da felicidade como algo definitivo.

Por: Vanessa Ferreira Curyl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 18/02/2010 lAcessos: 738 Colcha de retalhosDescobrimos que aquilo que sentimos é amor quando olhamos a colcha 100% aberta e apesar dos tecidos que não combinam, dos rasgos que insistem em abrir, do desbotamento e da costura que se desfaz, gostamos e aceitamos o que vemos sem a necessidade de buscar nossas caixinhas de costura; é quando nos habituamos ao conforto daquele desgaste, ao cheiro daquele bolorzinho, à visão daquela manchinha e aquilo não nos incomoda mais; ao contrário, traz alento.

Por: Uma menina com uma florl Literatura> Crônicasl 26/09/2012 A irrelevância que o tempo trazDizem que o tempo cura. O que sinto muitas vezes é que a passagem do tempo torna tudo irrelevante, como se o que num dia foi tão importante hoje não passe de memórias e lembranças. Mais ou menos como reencontrar um amigo de infância e perceber que não existem mais afinidades, somente um passado em comum.

Por: Uma menina com uma florl Literatura> Crônicasl 26/09/2012 InclassificávelInfelizmente nos habituamos e permitimos ser classificados. Ouvimos o que os outros têm a dizer sobre nós e acatamos os papéis. Não ousamos duvidar do veredicto, não questionamos remover as máscaras _ nem quando pesam sobre nossa realização.

Por: Uma menina com uma florl Literatura> Crônicasl 26/09/2012 Ao Brasileiro, falta memória!A realidade do povo Brasileiro, em relação á sua memória, que é muito curta, e no mais das vezes tem preguiça de usá-la!

Por: Braulio domingos schuckol Literatura> Crônicasl 22/09/2012 Não jefferson, você também não pode!A RESPEITO DO DESCASO DOS POLÍTICOS EM RELAÇÃO AO CARGO QUE OCUPAM E O RESPEITO QUE TEM COM A POPULAÇÃO.

Por: jeremias f. torresl Literatura> Crônicasl 20/09/2012 Nenhum deles o são!TODO E QUALQUER POLÍTICO BRASILEIRO É ESPECIALISTA. TODOS SÃO PHD'S EM MENTIRA, DESONESTIDADE, FALTA DE CARATER E PROFISSIONAIS DA MENTIRA E POR ISSO NAO MERECEM CONFIANÇA! QUE GANHE O QUE MINTA COM MAIS CAUTELA!

Por: jeremias f. torresl Literatura> Crônicasl 17/09/2012 Juizo final, mas houve outros então?Porque será que muitos têm medo de um anunciado "Fim do Mundo coletivo" e não se atentam que o nosso mundo não se acaba quando todos juntos também se acabarem, mas sim quando nós formos para a mundo da além vida material?

Por: HAMILTON SERPAl Literatura> Crônicasl 15/09/2012 O Diário de Evan - Saindo do ExércitoContinuação da história começada no Diário de Evan - Introdução. Neste capítulo o autor conta a saída de Evan do Exército, do 16º. Batalhão de Caçadores, em Cuiabá-Mato Grosso.

Por: José Guimarãesl Literatura> Crônicasl 11/09/2012 Juizo final, mas houve outros então?Porque será que muitos têm medo de um anunciado "Fim do Mundo coletivo" e não se atentam que o nosso mundo não se acaba quando todos juntos também se acabarem, mas sim quando nós formos para a mundo da além vida material?

Por: HAMILTON SERPAl Literatura> Crônicasl 15/09/2012 O filme "além da vida" de clint eastwood"O seu querer, o seu pensar e o seu agir! Tudo toma forma na engrenagem deste mundo. Que o ser humano não o soubesse ou mesmo não quisesse saber, fica por sua conta, é sua culpa. Sua ignorância não altera o efeito." Abdrushin em Na Luz da Verdade – dissertação O reino de mil anos – www.gaal.org.br

Por: HAMILTON SERPAl Literatura> Crônicasl 28/08/2012 O juizo final e o fim do mundoDois Fenômenos que se interligam e que são anunciados para a humanidade desde tempos imemoriais através de profetas e videntes como Nostradamus e também tendo sido motivo de estudo do físico Isaac Newton.

Por: HAMILTON SERPAl Religião & Esoterismol 13/08/2012 Do meu quintal para todo o universoPego minha cadeira E sento no meio do meu terreno. Largo a cabeça no encosto e olho para o Universo É, para o Universo, não é para o céu Isto é um engano que o torna muito pequeno Nós estamos mergulhados no espaço

Por: HAMILTON SERPAl Literatura> Poesial 06/08/2012 Viajando com o beatnik jack kerouacFui assistir ‘NA ESTRADA" baseado no livro de Jack Kerouac, pai do chamado movimento "beat" que precedeu o movimento hippie ocorrido na década de 50 e 60 nos Estados Unidos e no Brasil mais próximo dos setenta, se é que aqui ocorreu, pois o mais certo é que pulamos esta fase e caímos direto já no "Paz e amor".

Por: HAMILTON SERPAl Literatura> Crônicasl 03/08/2012 A origem do universo com um olhar na religião e outro na ciênciaPara a religião o FAÇA-SE A LUZ e para a Ciência o BIG BANG, mesmo advento só que vistos por óticas diferentes, porém nunca observado a semelhança, isto falando do mundo material, pois o "Faça-se a Luz" do Universo visível foi o último estágio de muitos que ocorreram antes.

Por: HAMILTON SERPAl Literatura> Crônicasl 16/07/2012 lAcessos: 14 Rio ++20+++++200++++2000Não posso dizer que todos que estavam na RIO +20 não eram bem intencionados e racionais, mas que tinha lá seu grade número de "viajando" lá isto tinha. O problema ou "probrema" é que há muita gente ignorante defendendo cada um o seu lado, sem observar que o seu lado vai contra o lado de outro.

Por: HAMILTON SERPAl Literatura> Crônicasl 03/07/2012 O feminismo, os santos e a evolução do ser humanoFoi muito importante para a emancipação da mulher tudo o que ocorreu no último século, mas junto com estas mudanças veio também muito de ranço virulento por parte de minorias denominadas "feministas".

Por: HAMILTON SERPAl Literatura> Crônicasl 30/06/2012 Comentar sobre o artigo





Comments on this article. 0 marques 18/07/2010

nao me digas o que nao quer que eu te digas .Menu do autor.

área do AutorPublicar ArtigosVer/Editar ArtigosEditar ContaPerfil do autorEstatísticasRSS Builder Pessoal.

área do AutorEditar ContaAtualizar PerfilVer/Editar P&RPublicar Artigos.

Perfil do Autor.

HAMILTON SERPA tem 175 artigos online Enviar mensagem ao autor Canal RSS Imprimir artigo Enviar a um amigo Re-publicar este artigo Categorias de Artigos.LiteraturaCrônicas

Ficção

Poesia . COPYRIGHT HAMILTON SERPA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas