terça-feira, 2 de outubro de 2012

OS MAIORES FILÓSOFOS DA HISTÓRIA

Dé Bem-Te-ViHome




--------------------------------------------------------------------------------

«

Aristóteles

»

CHUVA PERIGO



--------------------------------------------------------------------------------



--------------------------------------------------------------------------------



OS DEZ MAIORES FILÓSOFOS DA HISTORIA Aristóteles







Aristóteles de Estagira, 384 a.C. - 322 a.C. filósofo grego, um dos maiores pensadores de todos os tempos. Suas reflexões filosóficas - por um lado originais e por outro reformuladoras da tradição grega - acabaram por configurar um modo de pensar que se estenderia por séculos. Prestou inigualáveis contribuições para o pensamento humano, destacando-se: ética, política, física, metafísica, lógica, psicologia, poesia, retórica, zoologia, biologia, história natural e outras áreas de conhecimento. É considerado por muitos o filósofo que mais influenciou o pensamento ocidental. Por ter estudado uma variada gama de assuntos, e também por ter sido um discípulo que em muito sentidos ultrapassou seu mestre, Platão, Aristóteles é conhecido também como o Filósofo.



Maiores informações em http://pt.wikipedia.org/wiki/Aristóteles





--------------------------------------------------------------------------------



Blaise Pascal







Blaise Pascal (Clermont-Ferrand, Puy-de-Dôme, 19 de Junho de 1623 - Paris, 19 de Agosto de 1662) - Extraordinário filósofo, físico e matemático francês de curta existência, que como filósofo e místico criou uma das afirmações mais pronunciadas pela humanidade nos séculos posteriores, O coração tem razões que a própria razão desconhece, síntese de sua doutrina filosófica: o raciocínio lógico e a emoção. Filho de um professor de matemática, Etienne Pascal, foi educado sobre forte influência religiosa e tornou-se extremamente ascetista, escrevendo várias obras religiosas. Seu talento precoce para as ciências físicas levou a família para Paris, onde ele se dedicou ao estudo da matemática.



Maiores informações em http://pt.wikipedia.org/wiki/Blaise_Pascal





--------------------------------------------------------------------------------



Émile Durkheim







Émile Durkheim (Épinal, 15 de abril de 1858 - Paris, 15 de novembro de 1917) é considerado um dos pais da sociologia moderna. Durkheim foi o fundador da escola francesa de sociologia, posterior a Marx, que combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica. É reconhecido amplamente como um dos melhores teóricos do conceito da coerção social. Partindo da afirmação de que "os fatos sociais devem ser tratados como coisas", forneceu uma definição do normal e do patológico aplicada a cada sociedade, em que o normal seria aquilo que é ao mesmo tempo obrigatório para o indivíduo e superior a ele, o que significa que a sociedade e a consciência coletiva são entidades morais, antes mesmo de terem uma existência tangível.



Maiores informações em http://pt.wikipedia.org/wiki/Émile_Durkheim





--------------------------------------------------------------------------------



Epicuro







Epicuro de Samos foi um filósofo grego do período helenístico. Seu pensamento foi muito difundido e numerosos centros epicuristas se desenvolveram na Jônia, no Egito e, a partir do século I, em Roma, onde Lucrécio foi seu maior divulgador. A doutrina de Epicuro entende que o sumo bem reside no prazer e, por isso, foi uma doutrina muitas vezes confundida com o hedonismo. O prazer de que fala Epicuro é o prazer do sábio, entendido como quietude da mente e o domínio sobre as emoções e, portanto, sobre si mesmo. É a própria Natureza que nos informa que o prazer é um bem.



Maiores informações em http://pt.wikipedia.org/wiki/Epicuro





--------------------------------------------------------------------------------



Euclides







Euclides de Alexandria (360 a.C. - 295 a.C.) foi um professor, matemático platônico e escritor de origem desconhecida, criador da famosa geometria euclidiana: o espaço euclidiano, imutável, simétrico e geométrico, metáfora do saber na antiguidade clássica, que se manteve incólume no pensamento matemático medieval e renascentista, pois somente nos tempos modernos puderam ser construídos modelos de geometrias não-euclidianas. Teria sido educado em Atenas e freqüentado a Academia de Platão, em pleno florescimento da cultura helenística.



Maiores informações em http://pt.wikipedia.org/wiki/Euclides



Friedrich Nietzsche







Friedrich Wilhelm Nietzsche (Röcken, 15 de Outubro de 1844 - Weimar, 25 de Agosto de 1900) foi um influente filósofo alemão do século XIX. Crítico da cultura ocidental e suas religiões e, conseqüentemente, da moral judaico-cristã. Associado, ainda hoje, por alguns ao niilismo e ao fascismo. Uma visão que grandes leitores e estudiosos de Nietzsche, como Foucault, Deleuze ou Klossowski procuraram desfazer.



Maiores informações em http://pt.wikipedia.org/wiki/Nietzsche





--------------------------------------------------------------------------------



Immanuel Kant











Immanuel Kant ou Emanuel Kant (Königsberg, 22 de Abril de 1724 - Königsberg, 12 de Fevereiro de 1804) foi um filósofo prussiano, geralmente considerado como o último grande filósofo dos princípios da era moderna, um representante do Iluminismo, indiscutivelmente um dos seus pensadores mais influentes. Kant teve um grande impacto no Romantismo alemão e nas filosofias idealistas do século XIX, tendo esta sua faceta idealista sido um ponto de partida para Hegel.



Maiores informações em http://pt.wikipedia.org/wiki/Kant





--------------------------------------------------------------------------------



Jean-Jacques Rousseau







Jean-Jacques Rousseau (28 de Junho de 1712, Genebra - 2 de Julho de 1778, Ermenonville, perto de Paris) foi um filósofo suíço, escritor, teórico político e um compositor musical autodidata. Uma das figuras marcantes do Iluminismo francês, Rousseau é também um precursor do romantismo. Rousseau foi uma das principais inspirações ideológicas da segunda fase da Revolução Francesa - a última das revoluções modernas, e que deu início a um longo período de terror e instabilidade política, que acabaria por levar à ditadura de Napoleão. Do Contrato Social, de sua autoria, inspirou muitos dos revolucionários e regimes nacionalistas e opressivos subsequentes a esse período, um pouco por toda a Europa continental.



Maiores informações em http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Jacques_Rousseau





--------------------------------------------------------------------------------



Karl Marx







Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 - Londres, 14 de março de 1883) foi um intelectual alemão considerado um dos fundadores da Sociologia. Também podemos encontrar a influência de Marx em várias outras áreas (tais como filosofia, economia, história) já que o conhecimento humano, em sua época, não estava fragmentado em diversas especialidades da forma como se encontra hoje. Teve participação como intelectual e como revolucionário no movimento operário, sendo que ambos (Marx e o movimento operário) influenciaram uns aos outros durante o período em que o autor viveu. Atualmente é bastante difícil analisar a sociedade humana sem referenciar-se, em maior ou menor grau, à produção de K. Marx, mesmo que a pessoa não seja simpática à ideologia construída em torno de seu pensamento intelectual, principalmente em relação aos seus conceitos econômicos.



Maiores informações em http://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Marx





--------------------------------------------------------------------------------



Martin Heidegger







Martin Heidegger (Messkirch, 26 de Setembro de 1889 - Friburgo, 26 de Maio de 1976) foi um filósofo alemão. Nascido na pequena vila de Messkirch, inicialmente ele quis ser padre e chegou mesmo a estudar num seminário. Depois, ele estudou na Universidade de Friburgo com o professor Edmund Husserl, o fundador da fenomenologia e tornou-se professor ali em 1928. É seguramente um dos pensadores fundamentais do século XX, quer pela recolocação do problema do ser e pela refundação da Ontologia, quer pela importância que atribui ao conhecimento da tradição filosófica e cultural. Heidegger foi sobretudo um fenomenologista. Sua filosofia foi considerada como "lixo" por membros do Círculo de Viena e filósofos britânicos como Bertrand Russell, Alfred Ayer ou Ernest Gellner.



Maiores informações em http://pt.wikipedia.org/wiki/Heidegger





--------------------------------------------------------------------------------



Platão







Platão de Atenas (428/27 a.C. - 347 a.C.) foi um filósofo grego. Discípulo de Sócrates, fundador da Academia e mestre de Aristóteles. Acredita-se que seu nome verdadeiro tenha sido Aristócles; Platão era um apelido que, provavelmente, fazia referência à sua caracteristica física, tal como o porte atlético ou os ombros largos, ou ainda a sua ampla capacidade intelectual de tratar de diferentes temas. Plátos, em grego significa amplitude, dimensão, largura. Sua filosofia é de grande importância e influência. Platão ocupou-se com vários temas, entre eles ética, política, metafísica e teoria do conhecimento



Maiores informações em http://pt.wikipedia.org/wiki/Platão





--------------------------------------------------------------------------------



René Descartes







René Descartes (31 de Março de 1596, La Haye en Touraine, França - 11 de Fevereiro de 1650, Estocolmo, Suécia), também conhecido como Cartesius, foi um filósofo, um físico e matemático francês. Notabilizou-se sobretudo pelo seu trabalho revolucionário da Filosofia, tendo também sido famoso por ser o inventor do sistema de coordenadas cartesiano, que influenciou o desenvolvimento do Cálculo moderno. Descartes, por vezes chamado o fundador da filosofia moderna e o pai da matemática moderna, é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da história humana.



Maiores informações em http://pt.wikipedia.org/wiki/René_Descartes





--------------------------------------------------------------------------------



Santo Agostinho







Aurélio Agostinho (do latim, Aurelius Augustinus), Agostinho de Hipona ou Santo Agostinho foi um bispo católico, teólogo e filósofo que nasceu em 13 de Novembro de 354 em Tagaste (hoje Souk-Ahras, na Argélia); morreu em 28 de Agosto de 430, em Hipona (hoje Annaba, na Argélia). É considerado pelos católicos santo e doutor da doutrina da Igreja.



Maiores informações em http://pt.wikipedia.org/wiki/Agostinho_de_Hipona





--------------------------------------------------------------------------------



Santo Anselmo







Anselmo de Cantuária (1033/1034 - 21 de Abril 1109), nascido Anselmo de Aosta (por ser natural de Aosta, hoje na Itália), e também conhecido como Santo Anselmo, foi um influente teólogo e filósofo medieval italiano de origem normanda. Foi Arcebispo de Cantuária entre 1093 e 1109 (sucedendo a Lanfranco, ele também um italiano), por nomeação de Henrique I de Inglaterra, de quem foi amigo e confessor, mas depois divergiu com ele na Questão das Investiduras. É considerado o fundador do Escolasticismo e é famoso como o inventor do argumento ontológico a favor da existência de Deus.



Maiores informações em http://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Anselmo





--------------------------------------------------------------------------------



São Tomás de Aquino







São Tomás de Aquino, nascido em Roccasecca, arredores de Monte Cassino, (perto de Aquino, Itália, 1227 - abadia de Fossanova perto de Priverno, 7 de Março 1274), canonizado pela Igreja Católica, foi um frade dominicano e teólogo italiano. Foi o mais distinto expoente da Escolástica. Nascido em família nobre, estudou filosofia em Nápoles e depois em Paris, onde se dedicou ao ensino e ao estudo de questões filosóficas e teológicas.



Maiores informações em http://pt.wikipedia.org/wiki/Tomás_de_Aquino





--------------------------------------------------------------------------------



Sócrates







Sócrates (470 a.C. - 399 a.C.) foi um filósofo ateniense e um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental. Podemos afirmar que Sócrates fundou o que conhecemos hoje por filosofia ocidental. Foi influenciado pelo conhecimento de um outro importante filósofo grego: Anaxágoras. Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essência da natureza da alma humana. Sócrates foi inovador no método e nos tópicos em que ele abordou. Sua contribuição à filosofia ocidental foi essencialmente de caráter ético.



Maiores informações em http://pt.wikipedia.org/wiki/Sócrates





--------------------------------------------------------------------------------



Thomas Hobbes







Thomas Hobbes (Malmesbury, 5 de abril de 1588 - Hardwick Hall, 4 de dezembro de 1679) foi um matemático, teórico político, e filósofo inglês, autor de Leviatã (1651) e Do cidadão (1651). Na obra Leviatã, explanou os seus pontos de vista sobre a natureza humana e sobre a necessidade de governos e sociedades. No estado natural, enquanto que alguns homens possam ser mais fortes ou mais inteligentes do que outros, nenhum se ergue tão acima dos demais por forma a estar além do medo de que outro homem lhe possa fazer mal.



Maiores informações em http://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Hobbes.





















Aristóteles, Platão, Sócrates, Thomas Hobbes

sexta 02 março 2012 14:44 , em Historias que mudartam o mundo...

permalinkadicionar um comentário Compartilhar

--------------------------------------------------------------------------------





--------------------------------------------------------------------------------



Nenhum comentário OS DEZ MAIORES FILÓSOFOS DA HISTORIA

--------------------------------------------------------------------------------



--------------------------------------------------------------------------------

Seu comentário : Seu texto:

















Seu nome:

Seu email:(Opcional)

Seu blog:(Opcional)

Copiar o texto abaixo:

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (201.37.213.7) para se identificar



--------------------------------------------------------------------------------



«

Aristóteles

»

CHUVA PERIGO

Todos os artigos página 1 página 2 página 3 página 4 página 5 página 6 página 7 página 8 página 9 página 10 página 11 página 12 página 13 página 14 página 15 página 16 página 17 página 18 página 19 página 20 página 21 página 22 página 23 página 24 página 25 página 26 página 27 página 28 página 29 página 30 página 31 página 32 página 33 página 34 página 35 página 36 página 37 página 38 página 39 página 40 página 41 página 42 página 43 página 44 página 45 página 46 página 47 página 48 página 49 página 50 página 51 página 52 página 53 página 54 página 55 página 56 página 57 página 58 página 59 página 60 página 61 página 62 página 63 página 64 página 65 página 66 página 67 página 68 página 69 página 70 página 71 página 72 página 73 página 74 página 75 página 76 página 77 página 78 página 79 página 80 página 81 página 82 página 83 página 84 página 85 página 86 página 87 página 88 página 89 página 90 página 91 página 92 página 93 página 94 página 95 página 96 página 97 página 98 página 99 página 100 página 101 página 102 página 103 página 104 página 105 página 106 página 107 página 108 página 109 página 110 página 111 página 112 página 113 página 114 Home O último artigo - ESTEVÃO- TRISTES TROPICOS- O preço da Misericórdia- BIOLOGIA- CHUVA PERIGO- OS DEZ MAIORES FILÓSOFOS DA HISTORIA- Aristóteles- Baltazar- BALTAZAR 90 Anos (Deomídio Macêdo)- PRINCIPIOS DA FILOSOFIA DO DIREEITO- Fundação de RomaTópicosServiços e utilidades... (106)Fotos e fatos (206)A vida como ela é (99)Historias que mudartam o mundo... (89)Lilith e suas circunstancias (4)A nossa Guanambi (7)Visitantes mais recentes Amigos Todos os amigos >

buscas arquivadasBusca Perfil

Noticias, historias, noticiário, esportes etc. Esse blog busca interagir co ... Ler a continuaçãoVer amigosEscrever uma mensagemConvidar um amigoData de criação : 11/06/14

Última atualização : 12/10/02 12:36

569 Artigos publicados Comentários sobre este blogVocê também pode comentar! vote para este blog

Muito legal! Cadastro a newsletterReceba por e-mail as novidades desse blog.



cadastre-se clique aqui

Palavras chaveBRASIL IGREJA JESUS Jesus VIDA alegria cultura economia esperança europa festa futuro fé historias igreja italia morte politico vida violencia

Este blog contém algum conteúdo censurável? / Divulgar este blog Você também pode criar o seu blog. Clique aqui!

Foto
Jogos
copyright © www.blogorama.com.br Abrir a barraFechar a barra Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para debemtevi



Precisa estar conectado para adicionar debemtevi para os seus amigos



debemtevi
2 fans

Adicionar aos meus amigos
Escrever uma mensagem

Site : arteblog.com.br bebeblog.com.br bigbrotherblog.com.br cineblog.com.br esporteblog.com.br fashionblog.com.br futblog.com.br gamingblog.com.br loveblog.com.br musicblog.com.br novelablog.com.br receitablog.com.br spaceblog.com.br tuningblog.com.br viajeblog.com.br Criar um blog







COPYRIGHT ARTEBLOG.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas