sexta-feira, 26 de outubro de 2012

OS POVOS PRIMITIVOS DA PENÍNSULA IBÉRICA


O fim da Monarquia e o advento da República



Nos finais do séc. XIX e início do séc. XX, o povo português estava descontente com a Monarquia, pois continuava aviver com dificuldades. Em 1908 o rei D. Carlos foi vítima de um atentado, tendo morrido, assim como o príncipe herdeiro D. Luis Filipe. Por isso subiu ao trono D. Manuel II, segundo filho de D. Carlos, que governou pouco mais de dois anos.

Os republicanos queriam a mudança. Achavam que o país não podia ser governado por uma Monarquia, cujo poder era hereditário. Queriam um presidente eleito que governasse só durante alguns anos.

Em Lisboa estalou uma revolução que implantou a República no dia 5 de Outubro de 1910. A Monarquia que durou quase oito séculos tinha chegado ao fim. O rei D. Manuel II foi para o exílio em Inglaterra.

A 5 de Outubro de 1910 começou então a 1ª República. Um Governo Provisório administrou o país e escolheu os seus símbolos: o Hino Nacional e a Bandeira .







Em 1911 foi eleito o 1º Presidente da República - o Dr. Manuel de Arriaga.

Foi permitida a liberdade de expressão e surgiram sindicatos para defenderem os interesses dos trabalhadores.



Durante a 1ª República, entre 1910 e 1926, viveu-se um período de grande instabilidade, com subida de preços, greves, desemprego e lutas partidárias.

Em 28 de Maio de 1926 deu-se um golpe militar, chefiado pelo general Gomes da Costa e começou assim um novo regime - a Ditadura Militar - que pôs fim à República Democrática, iniciada em 1910.

Em 1928 foi instaurado um novo regime a que se deu o nome de Estado Novo e que durou até 1974.





COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas