quarta-feira, 17 de outubro de 2012

PAULO COELHO

Please read:


a personal appeal from

Wikipedia founder Jimmy Wales

Leia agora Paulo CoelhoOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa Paulo Coelho



Nascimento 24 de agosto de 1947 (65 anos)

Rio de Janeiro, RJ

Nacionalidade brasileiro

Cônjuge Christina Oiticica[1]

Ocupação Escritor e letrista

Principais trabalhos Maktub

O diário de um mago

O Alquimista

Brida

As Valkírias

Veronika Decide Morrer

O Aleph



Gênero literário Drama

romance esotérico e autoajuda

Magnum opus O Alquimista

Página oficial www.PauloCoelho.com.br



Paulo Coelho (Rio de Janeiro, 24 de agosto de 1947) é um escritor, letrista e filósofo esotérico brasileiro.



Índice [esconder]

1 Biografia

2 Academia Brasileira de Letras

3 Mensageiro da Paz

4 Carreira

5 Obras do autor

5.1 Livros

5.2 Compilações

5.3 Adaptações

6 Projetos Musicais

7 Principais prêmios e condecorações

8 Referências

9 Ver também

10 Ligações externas





[editar] BiografiaNascido numa família de classe média, aos sete anos Paulo Coelho ingressa no tradicional Colégio Santo Inácio da então capital do Brasil, o Rio de Janeiro.



Desde muito novo, gostava de escrever e mantinha um diário. No colégio, participava de concursos de poesia e cursos de teatro. No entanto, seu pai queria que ele fosse engenheiro, e sua mãe desestimulava Paulo a seguir a carreira de escritor. As brigas com os pais eram constantes e Paulo teve muitas crises de depressão e raiva na adolescência, tendo sido internado três vezes em uma clínica de repouso, onde foi tratado por psicólogos.



Na década de 1960 entra para o mundo do teatro, como diretor e ator, criando peças voltadas ao teatro experimental e de vanguarda, mas obtendo pouca expressividade. No início da década seguinte, em 1970, Paulo entra de cabeça no movimento hippie, ao mesmo tempo em que conhece o mundo das drogas e do ocultismo, incluindo o chamado Caminho da Mão Esquerda. Profissionalmente, além de diretor e ator teatral, exerce também a função de jornalista em publicações alternativas com as revistas "A Pomba" e "2001", quando em 1972 conhece Raul Seixas, então executivo da gravadora CBS. Os dois se tornam parceiros em diversas músicas que exerceriam influência no rock brasileiro (consta na biografia de Paulo Coelho, "O Mago", do escritor Fernando Morais, que Raul Seixas, para incentivar o amigo a compor, colocou-o como parceiro em sua participação na trilha sonora da novela O Rebu da Rede Tupi - erroneamente confundida com a Rede Globo no livro - sem que Paulo escrevesse uma única linha). Nessa época, Paulo Coelho envolve-se com Marcelo Motta e torna-se um seguidor de Aleister Crowley e da chamada "Sociedade Alternativa", que apresenta a Raul e da qual se desliga pouco tempo depois de ingressar oficialmente com o pseudônimo de Luz Eterna. Compõe também para diversos intérpretes, tais como Elis Regina, Rita Lee e Rosana Fiengo.



Seu fascínio pela busca espiritual, que data da época em que, como hippie, viajava pelo mundo, resultou numa série de experiências em sociedades secretas, religiões orientais etc.



A edição do seu primeiro livro foi em 1982, Arquivos do inferno, que não teve repercussão desejada. Lançou o seu segundo livro O Manual Prático do Vampirismo em 1985, que logo mandou recolher considerando o trabalho de má qualidade. Conforme suas próprias palavras, confessa: “O mito é interessante, o livro é péssimo”.



Católico não-praticante, em 1986, Paulo Coelho terá conhecido a viagem de peregrinação pelo Caminho de Santiago. Percorreu quase 700 quilômetros do sul da França até a cidade de Santiago de Compostela na Galiza, experiência que retira detalhes para o seu livro O Diário de um Mago, editado em 1987.



No ano seguinte, publicou O Alquimista, que - apesar de sua lenta vendagem inicial, o que provocou a desistência do seu primeiro editor - se transformaria no livro brasileiro mais vendido em todos os tempos; O Alquimista é um dos mais importantes fenômenos literários do século XX. Chegou ao primeiro lugar da lista dos mais vendidos em 18 países e vendeu, até o momento, 65 milhões de exemplares.



Nos anos subsequentes foram lançados os seguintes livros: Brida [2] (1990), As Valkírias [2] (1992), Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei [2] (1994), Maktub [2] (1994), O Monte Cinco [2] (1996), Manual do Guerreiro da Luz [2] (1997), Veronika Decide Morrer [2] (1998), O Demônio e a Srtª Prym [2] (2000), Histórias para Pais, Filhos e Netos (2001), Onze Minutos [2] (2003), O Gênio e as Rosas (2004), O Zahir [2] (2005) e A Bruxa de Portobello (2006) [2] (2005) e Rede de Mentiras (2007) [2] (2005) e O vencedor está só (2008).



Como escritor, ocupa as primeiras posições no ranking dos livros mais vendidos no mundo. Vendeu, até hoje, um total de 100 milhões de livros[3], em mais de 150 países[4], tendo suas obras traduzidas para 66 idiomas[5] e sendo o autor mais vendido em língua portuguesa de todos os tempos[6], ultrapassando até mesmo Jorge Amado, cujas vendas somam 55 milhões de livros[6].



Sua obra O Zahir foi lançada primeiramente no Irã, para que lá pudesse ser registrada como obra local e que fossem processados aqueles que fizessem cópias ilegais do livro em língua persa[carece de fontes?]. Para escrever O Zahir, Paulo Coelho instalou-se por uma temporada no Casaquistão, país onde a obra se desenvolve.



No fim de 2006 o autor lançou A Bruxa de Portobello, que figura na lista dos mais vendidos no Brasil desde então. A história é construída apenas por depoimentos das personagens fictícias a respeito da protagonista da história, respeitando a parcialidade de cada uma.



Paulo Coelho escreve seus livros em um apartamento na Avenida Atlântica, no Rio de Janeiro, e possui uma casa para retiro na França, na região dos Pireneus.



Em 2008, lançou o livro O vencedor está só, que fala sobre uma série de assassinatos no Festival de Cinema de Cannes. Nesse livro, Paulo faz uma forte crítica social sobre como a elite se comporta e como somos manipulados por suas ações. Sendo esse o primeiro livro em que Paulo sai do mundo da magia e da religiosidade e entra no mundo do suspense policial, o tema não agradou a boa parte dos fãs, mas isso não fez com que o livro também não fosse um sucesso.



Em 2009, é lançado no Brasil o filme Veronika Decides to Die, o primeiro filme baseado numa obra de Paulo Coelho. O filme recebeu fortes críticas negativas, afirmando que o roteiro se distancia demais do livro. Vale lembrar que Paulo Coelho nada teve a ver com a adaptação do livro para filme. Existe um projeto para transformar em filme o "best-seller" O Alquimista. Coelho foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes de 2009.[7]



Em agosto de 2010 lançou o livro O Aleph.



[editar] Academia Brasileira de LetrasNão deixou de causar grande surpresa sua eleição, em 25 de julho de 2002, para a academia. A instituição tinha um histórico de rejeitar autores de sucesso, ditos "populares" - e dela ficaram fora Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Mário Quintana e outros tantos autores reconhecidos.





Prédio da Academia Brasileira de LetrasMas o autor, que se candidatara outras vezes, foi eleito em 25 de julho de 2002 na sucessão de Roberto Campos e recebido em 28 de outubro de 2002 pelo acadêmico Arnaldo Niskier como o oitavo ocupante da cadeira 21, cujo patrono é Joaquim Serra.



[editar] Mensageiro da PazEm setembro de 2007, a ONU nomeou o escritor Paulo Coelho seu novo Mensageiro da Paz[8], ao lado da princesa jordaniana, Haya, do maestro argentino-israelense Daniel Barenboim e da violinista japonesa Midori Goto. O anúncio foi feito durante a cerimônia de comemoração do Dia Internacional da Paz na sede da ONU em Nova Iorque presidida pelo secretário-geral da entidade, Ban Ki-moon.



"Aceito com gosto esta responsabilidade e me comprometo a fazer o máximo para melhorar o futuro desta e das próximas gerações", declarou o escritor brasileiro ao saber de sua nomeação. Os Mensageiros da Paz são designados pessoalmente pelo secretário-geral das Nações Unidas, com base em seu trabalho em campos como artes plásticas, literatura ou esporte, e seu compromisso de colaborar com os objetivos da ONU.



[editar] CarreiraNo cinema



Os Mansos

Quebrando o Tabu

Raul - O Início, o Fim e o Meio

As Aventuras de Agamenon, o Repórter

[editar] Obras do autor[editar] LivrosO Teatro na Educação (1974)

Arquivos do inferno (1982) (não foi publicado em Portugal)

Manual prático do vampirismo (1986) [recolhido pelo autor] (não foi publicado em Portugal)

O Diário de um Mago (1987) [9]

O Alquimista (1988) [10]

Brida (1990)

As Valkírias (1992) (publicado em Portugal com o título As Valquírias) [11]

Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei (1994)

O Monte Cinco (1996)

Veronika Decide Morrer (1998)

O Demônio e a Srta. Prym (2000) (publicado em Portugal com o título O Demónio e a Senhorita Prym)

Onze Minutos (2003) [12]

O Zahir (2005) [13]

A Bruxa de Portobello (2006)

O Vencedor Está Só (2008)

O Aleph (2010)

Manuscrito Encontrado em Accra (2012)

[editar] CompilaçõesMaktub (1994) - Compilação de suas melhores colunas publicadas na Folha de São Paulo

Frases (1995) - Compilação das melhores frases de 5 livros de Paulo Coelho (não foi publicado em Portugal)

O manual do guerreiro da luz (1997) - Compilação de textos para nos fazer lembrar que em cada um de nós vive um guerreiro da luz

Palavras essenciais (1999) - Compilação de mensagens extraídas das obras de Paulo Coelho (ilustrado) (não foi publicado em Portugal)

Histórias para pais, filhos e netos (2001) - Compilação de contos tradicionais (não foi publicado em Portugal)

O Gênio e as Rosas (2004) - Compilação de 24 histórias tradicionais (ilustradas por Maurício de Souza) (não foi publicado em Portugal)

Ser Como O Rio Que Flui (2009) - reunião de textos e pensamentos

[editar] AdaptaçõesO Dom Supremo (1991) (Henry Drummond)

Cartas de Amor do Profeta (1999) (Khalil Gibran)

Veronika Decide Morrer- Adaptação para filme (2009)

[editar] Projetos MusicaisMúsica com Anahi

Aleph

Músicas com Raul Seixas

Canto para minha morte

Eu nasci há dez mil anos atrás

Gita

Al Capone

Sociedade Alternativa

A maçã

Medo da chuva

Eu também vou reclamar

As minas do Rei Salomão

Tu és o MDC da minha vida

Como vovó já dizia (óculos escuros)

Não pare na pista

Tente outra vez

Meu Amigo Pedro

A Hora do Trem Passar

Rockixe

Se o rádio não toca

Ave Maria da Rua

O Homem

Quando Você Crescer

Judas

A Verdade Sobre a Nostalgia

Rock do Diabo

Cachorro Urubu

Super Heróis

Moleque Maravilhoso

Cantiga de Ninar

Os Números

Magia de Amor

Loteria de Babilônia

As Profecias

Observação

Uma grande quantidade de músicas cantadas por Raul Seixas em sua carreira (enquanto era parceiro de Paulo) são originárias de uma parceria. Não são exclusivamente letras de Paulo, como muitos imaginam.

Músicas

A versão da música em português "I will Survive", cantada pela Vanusa, "Eu Sobrevivo", foi composta por ele. Alem da versão de "Sou Rebelde" , "Soy Rebelde" Clássico dos anos 70.

A versão em português de Me vuelves loco, de Armando Manzanero (Me deixas louca, cantada por Elis Regina) foi escrita também por Paulo.

Aleph

Como parte da divulgação de Aleph na América Latina, a cantora mexicana Anahí fez uma música baseada no livro.

[editar] Principais prêmios e condecorações"Mensageiro da Paz" (ONU, 2007)

“I Premio Álava en el Corazón" (Espanha, 2006)

“Wilbur Award” (Estados Unidos, 2006)

Premio Kiklop pelo O Zahir na categoria “Hit of the Year” (Croácia, 2006)

Premio “DirectGroup Inrternational Author” (Alemanha 2005)

“Goldene Feder Award” (Alemanha, 2005)

“The Budapest Prize” (Hungria, 2005)

“Order of Honour of Ukraine” (Ucrânia, 2004)

"Order of St. Sophia" (Ucrânia, 2004)

“Nielsen Gold Book Award" pelo O Alquimista (Inglaterra, 2004)

Premio “Ex Libris Award” pelo livro Onze Minutos (Serbia, 2004)

Premio “Golden Bestseller Prize” do jornal "Večernje Novosti" (Serbia, 2004)

Oficial de Artes e Letras (França, 2003)

Premio Bambi de Personalidade Cultural do Ano (Alemanha, 2001)

Premio Fregene de Literatura (Itália, 2001)

"Crystal Mirror Award" (Polônia, 2000)

"Chevalier de L'Ordre National de la Legion d'Honneur" (França, 2000)

“Golden Medal of Galicia” (Espanha, 1999)

"Crystal Award" World Economic Forum (1999)

"Comendador de Ordem do Rio Branco" (Brasil, 1998)

Finalista para o "International IMPAC Literary Award" (Irlanda, 1997)

"Golden Book" (Yugoslavia '95, '96, '97, '98)

“Super Grinzane Cavour Book Award” (Itália, 1996)

"Flaiano International Award" (Itália '96)

"Knight of Arts and Letters" (França '96)

"Grand Prix Litteraire Elle" (França/95)

Referências1.↑ http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u410682.shtml

2.↑ a b c d e f g h i j k l Bibliografia. Academia Brasileira Letras (Brasil) (2007-06-26). Página visitada em 2007-08-17.

3.↑ O Globo

4.↑ Portal EXAME

5.↑ http://www.verdestrigos.org/sitenovo/site/cronica_ver.asp?id=1441

6.↑ a b Federação Paulista de Xadrez. Paulo Coelho, o famoso escritor. Página visitada em 13 de fevereiro de 2008.

7.↑ Época - NOTÍCIAS - Os 100 brasileiros mais influentes de 2009. revistaepoca.globo.com. Página visitada em 20 de Dezembro de 2009.

8.↑ ONU nomeia Paulo Coelho Mensageiro da Paz (em português)

9.↑ O diário de um Mago

10.↑ O Alquimista

11.↑ As Valkírias

12.↑ Onze Minutos

13.↑ O Zahir

[editar] Ver tambémSociedade Alternativa

[editar] Ligações externasOutros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:

Citações no Wikiquote

Categoria no Commons



CommonsWikiquote

Página oficial

Blog oficial

Seu blog no G1

Perfil no sítio oficial da Academia Brasileira de Letras (em português)

Matéria na Revista Época

As "Pérolas" de Paulo Coelho - Erros de gramática da sua obra

Entrevista gravada em 1988 para o programa ecológico Baleia Verde

The Coming of Age of a Brazilian Phonomenon Entrevista por Glauco Ortolano, World Literature Today (Inglês)

Entrevista dada ao Blog/Podcast "Jovem Nerd" - Outubro, 15, 2010

Paulo Coelho em Sueco

Precedido por

Roberto Campos ABL - oitavo acadêmico da cadeira 21

2002 — atualidade Sucedido por





[Expandir]v • ePatronos e membros da Academia Brasileira de Letras

Cadeiras

1 a 10 1 (Adelino Fontoura): Luís Murat ► Afonso d'Escragnolle Taunay ► Ivan Monteiro de Barros Lins ► Bernardo Élis ► Evandro Lins e Silva ► Ana Maria Machado

2 (Álvares de Azevedo): Coelho Neto ► João Neves da Fontoura ► Guimarães Rosa ► Mário Palmério ► Tarcísio Padilha

3 (Artur de Oliveira): Filinto de Almeida ► Roberto Simonsen ► Aníbal Freire da Fonseca ► Herberto Sales ► Carlos Heitor Cony

4 (Basílio da Gama): Aluísio Azevedo ► Alcides Maia ► Viana Moog ► Carlos Nejar

5 (Bernardo Guimarães): Raimundo Correia ► Osvaldo Cruz ► Aloísio de Castro ► Cândido Mota Filho ► Rachel de Queiroz ► José Murilo de Carvalho

6 (Casimiro de Abreu): Teixeira de Melo ► Artur Jaceguai ► Goulart de Andrade ► Barbosa Lima Sobrinho ► Raimundo Faoro ► Cícero Sandroni

7 (Castro Alves): Valentim Magalhães ► Euclides da Cunha ► Afrânio Peixoto ► Afonso Pena Júnior ► Hermes Lima ► Pontes de Miranda ► Dinah Silveira de Queiroz ► Sérgio Correia da Costa ► Nelson Pereira dos Santos

8 (Cláudio Manuel da Costa): Alberto de Oliveira ► Oliveira Viana ► Austregésilo de Ataíde ► Antônio Calado ► Antônio Olinto ► Cleonice Berardinelli

9 (Gonçalves de Magalhães): Carlos Magalhães de Azeredo ► Marques Rebelo ► Carlos Chagas Filho ► Alberto da Costa e Silva

10 (Evaristo da Veiga): Ruy Barbosa ► Laudelino Freire ► Osvaldo Orico ► Orígenes Lessa ► Lêdo Ivo



Cadeiras

11 a 20 11 (Fagundes Varela): Lúcio de Mendonça ► Pedro Lessa ► Eduardo Ramos ► João Luís Alves ► Adelmar Tavares ► Deolindo Couto ► Darcy Ribeiro ► Celso Furtado ► Hélio Jaguaribe

12 (França Júnior): Urbano Duarte ► Antônio Augusto de Lima ► Vítor Viana ► José Carlos de Macedo Soares ► Abgar Renault ► Lucas Moreira Neves ► Alfredo Bosi

13 (Francisco Otaviano): Alfredo d'Escragnolle Taunay ► Francisco de Castro ► Martins Júnior ► Sousa Bandeira ► Hélio Lobo ► Augusto Meyer ► Francisco de Assis Barbosa ► Sérgio Paulo Rouanet

14 (Franklin Távora): Clóvis Beviláqua ► Carneiro Leão ► Fernando de Azevedo ► Miguel Reale ► Celso Lafer

15 (Gonçalves Dias): Olavo Bilac ► Amadeu Amaral ► Guilherme de Almeida ► Odilo Costa Filho ► Marcos Barbosa ► Fernando Bastos de Ávila ► Marco Lucchesi

16 (Gregório de Matos): Araripe Júnior ► Félix Pacheco ► Pedro Calmon ► Lygia Fagundes Telles

17 (Hipólito da Costa): Sílvio Romero ► Osório Duque-Estrada ► Edgar Roquette-Pinto ► Álvaro Lins ► Antônio Houaiss ► Affonso Arinos de Mello Franco

18 (João Francisco Lisboa): José Veríssimo ► Barão Homem de Melo ► Alberto Faria ► Luís Carlos ► Pereira da Silva ► Peregrino Júnior ► Arnaldo Niskier

19 (Joaquim Caetano): Alcindo Guanabara ► Silvério Gomes Pimenta ► Gustavo Barroso ► Silva Melo ► Américo Jacobina Lacombe ► Marcos Almir Madeira ► Antônio Carlos Secchin

20 (Joaquim Manuel de Macedo): Salvador de Mendonça ► Emílio de Meneses ► Humberto de Campos ► Múcio Leão ► Aurélio de Lira Tavares ► Murilo Melo Filho



Cadeiras

21 a 30 21 (Joaquim Serra): José do Patrocínio ► Mário de Alencar ► Olegário Mariano ► Álvaro Moreira ► Adonias Filho ► Dias Gomes ► Roberto Campos ► Paulo Coelho

22 (José Bonifácio): Medeiros e Albuquerque ► Miguel Osório de Almeida ► Luís Viana Filho ► Ivo Pitanguy

23 (José de Alencar): Machado de Assis ► Lafayette Rodrigues Pereira ► Alfredo Pujol ► Otávio Mangabeira ► Jorge Amado ► Zélia Gattai ► Luiz Paulo Horta

24 (Júlio Ribeiro): Garcia Redondo ► Luís Guimarães Filho ► Manuel Bandeira ► Cyro dos Anjos ► Sábato Magaldi

25 (Junqueira Freire): Franklin Dória ► Artur Orlando da Silva ► Ataulfo de Paiva ► José Lins do Rego ► Afonso Arinos de Melo Franco ► Alberto Venancio Filho

26 (Laurindo Rabelo): Guimarães Passos ► João do Rio (Paulo Barreto) ► Constâncio Alves ► Ribeiro Couto ► Gilberto Amado ► Mauro Mota ► Marcos Vilaça

27 (Maciel Monteiro): Joaquim Nabuco ► Dantas Barreto ► Gregório da Fonseca ► Levi Carneiro ► Otávio de Faria ► Eduardo Portella

28 (Manuel Antônio de Almeida): Inglês de Sousa ► Xavier Marques ► Menotti Del Picchia ► Oscar Dias Correia ► Domício Proença Filho

29 (Martins Pena): Artur de Azevedo ► Vicente de Carvalho ► Cláudio de Sousa ► Josué Montello ► José Mindlin ► Geraldo Holanda Cavalcanti

30 (Pardal Mallet): Pedro Rabelo ► Heráclito Graça ► Antônio Austregésilo ► Aurélio Buarque de Holanda Ferreira ► Nélida Piñon



Cadeiras

31 a 40 31 (Pedro Luís): Guimarães Júnior ► João Ribeiro ► Paulo Setúbal ► Cassiano Ricardo ► José Cândido de Carvalho ► Geraldo França de Lima ► Moacyr Scliar ► Merval Pereira

32 (Manuel de Araújo Porto-Alegre): Carlos de Laet ► Ramiz Galvão ► Viriato Correia ► Joracy Camargo ► Genolino Amado ► Ariano Suassuna

33 (Raul Pompeia): Domício da Gama ► Fernando Magalhães ► Luís Edmundo ► Afrânio Coutinho ► Evanildo Bechara

34 (Sousa Caldas): João Manuel Pereira da Silva ► Barão do Rio Branco ► Lauro Müller ► Aquino Correia ► Raimundo Magalhães Júnior ► Carlos Castelo Branco ► João Ubaldo Ribeiro

35 (Tavares Bastos): Rodrigo Otávio ► Rodrigo Otávio Filho ► José Honório Rodrigues ► Celso Cunha ► Cândido Mendes de Almeida

36 (Teófilo Dias): Afonso Celso ► Clementino Fraga ► Paulo Carneiro ► José Guilherme Merquior ► João de Scantimburgo

37 (Tomás Antônio Gonzaga): Silva Ramos ► Alcântara Machado ► Getúlio Vargas ► Assis Chateaubriand ► João Cabral de Melo Neto ► Ivan Junqueira

38 (Tobias Barreto): Graça Aranha ► Santos Dumont ► Celso Vieira ► Maurício Campos de Medeiros ► José Américo de Almeida ► José Sarney

39 (Francisco Adolfo de Varnhagen): Oliveira Lima ► Alberto de Faria ► Rocha Pombo ► Rodolfo Garcia ► Elmano Cardim ► Otto Lara Resende ► Roberto Marinho ► Marco Maciel

40 (Visconde do Rio Branco): Eduardo Prado ► Afonso Arinos ► Miguel Couto ► Alceu Amoroso Lima ► Evaristo de Moraes Filho





Portal da Academia Brasileira de Letras Portal da literatura

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Paulo_Coelho&oldid=32538408"

Ver avaliaçõesAvaliar esta página

Avaliar esta página

Avaliações

O que é isto?Avaliações médias atuais

Credibilidade



Imparcialidade



Profundidade



Redação



Conheço este assunto muito profundamente (opcional)

Tenho estudos relevantes do secundário ou universidadeFaz parte dos meus conhecimentos profissionaisÉ uma das minhas paixões pessoaisA fonte do meu conhecimento não está listada aqui Gostava de ajudar a melhorar a Wikipédia; enviem-me um e-mail (opcional) Irá receber uma mensagem de confirmação por e-mail. O seu endereço de e-mail não será partilhado com ninguém. declaração de confidencialidade dos comentáriosEnviar avaliações



GravadoAs suas avaliações não foram enviadasAs suas avaliações expiraramVolte a avaliar esta página e envie as novas avaliações, por favor.

Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde, por favor.

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Queria criar uma conta?Uma conta permite-lhe seguir as suas edições, participar nos debates e fazer parte da comunidade.Criar contaouAutenticaçãoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Sabia que pode editar esta página?Editar esta páginaTalvez mais tarde Categorias: Nascidos em 1947Paulo CoelhoMembros da Academia Brasileira de LetrasRomancistas do BrasilCompositores do Rio de JaneiroEscritores contemporâneos do BrasilEscritores do Rio de JaneiroAtores do Rio de JaneiroNaturais do Rio de JaneiroBlogueiros do BrasilAutores relacionados à religiãoCatólicos do BrasilMísticosOrdem Nacional da Legião de HonraCristianismo esotéricoPeregrinos de SantiagoCategoria oculta: !Artigos que carecem de notas de rodapé desde Dezembro de 2008Ferramentas pessoais

Criar contaEntrarEspaços nominais

ArtigoDiscussãoVariantesVistas

LerEditarVer históricoAções

Busca

Navegação

Página principal

Conteúdo destacado

Eventos atuais

Esplanada

Página aleatória

Portais

Informar um erro

ColaboraçãoBoas-vindas

Ajuda

Página de testes

Portal comunitário

Mudanças recentes

Estaleiro

Criar página

Páginas novas

Contato

Donativos

Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão

FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLigação permanenteCitar esta páginaAvaliar esta página

CorrelatosCommonsWikiquote

Noutras línguasአማርኛ

العربية

Azərbaycanca

Žemaitėška

Беларуская (тарашкевіца)‎

Български

বাংলা

བོད་ཡིག

Bosanski

Català

Česky

Cymraeg

Dansk

Deutsch

Zazaki

Ελληνικά

Emiliàn e rumagnòl

English

Esperanto

Español

Eesti

Euskara

فارسی

Suomi

Français

Galego

עברית

Hrvatski

Magyar

Հայերեն

Bahasa Indonesia

Ido

Italiano

日本語

ქართული

Қазақша

한국어

Kurdî

Кыргызча

Latina

Lumbaart

Lietuvių

Latviešu

Македонски

മലയാളം

मराठी

नेपाली

Nederlands

Norsk (bokmål)‎

Occitan

Kapampangan

Polski

Runa Simi

Română

Русский

Srpskohrvatski / српскохрватски

Slovenčina

Slovenščina

Soomaaliga

Српски / srpski

Svenska

தமிழ்

ไทย

Türkçe

Татарча/tatarça

Українська

Oʻzbekcha

Tiếng Việt

中文

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 04h14min de 12 de outubro de 2012.

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.

Política de privacidadeSobre a WikipédiaAvisos geraisVersão móvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas