sexta-feira, 26 de outubro de 2012

POVOS DA PENÍNSULA IBÉRICA


A Formação de Portugal



A partir das Astúrias a luta contra os Mouros continuou e com a ajuda de cavaleiros cristãos do Norte e Centro da Europa - os Cruzados - formaram-se na Península Ibérica reinos cristãos:Leão, Castela, Navarra e Aragão.





O rei de Castela queria alargar os seus domínios e pediu ajuda a cavaleiros franceses. De entre eles destacaram-se D.Raimundo e D.Henrique de Borgonha na luta contra os Mouros.

Como recompensa pelos serviços prestados D. Henrique casou com D.Teresa, filha do rei de Leão e recebeu o Condado Portucalense para defender e administrar. Do casamento entre D. Henrique e D. Teresa nasceu D. Afonso Henriques.

O maior desejo do Conde D.Henrique era transformar o Condado num reino independente, mas morreu sem o conseguir.

D Afonso Henriques lutou contra a mãe, D.Teresa, pela possse do Condado e venceu-a na batalha de S. Mamede. Começou então, em 1128, a governar.



Para defender o território lutou contra os Mouros na batalha de Ourique e a partir daí considerou-se rei de Portugal. Como queria a independência do Condado Portucalense, D. Afonso Henriques lutou contra o seu primo D.Afonso VII, rei de Leão e Castela e venceu-o na batalha de Valdevez, em 1140. A pedido de D. Afonso VII foi assinada a paz.

Em 1143 realizou-se a Conferência de Zamora. Aí foi declarada a independência do Condado Portucalense que passou a chamar-se Reino de Portugal e a D. Afonso Henriques foi-lhe dado o título de rei.

Para alargar o território o rei lutou contra os Mouros e conquistou algumas cidades entre as quais Santarém e Lisboa.

Os sucessores de D.Afonso Henriques continuaram as lutas e finalmente em 1249, D. Afonso III, conquistou o Algarve.



COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO .







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas