sexta-feira, 26 de outubro de 2012

POVOS PRIMITIVOS DA PENÍNSULA IBÉRICA


A Revolução de Abril e a implantação da Democracia



Durante muitos anos o Dr. Oliveira Salazar governou em Ditadura. Criou a Polícia Internacional de Defesa do Estado - a Pide - que perseguia quem não concordasse com o regime.



Em 1974 , Portugal estava envolvido desde há alguns anos numa Guerra Colonial com os povos do Ultramar que queriam a independência e que causou muitos mortos e feridos. O País encontrava-se pouco desenvolvido e havia falta das liberdades essenciais para os cidadãos.

Um grupo de capitães descontentes com a situação formaram o Movimento das Forças Armadas - M.F.A. - e preparou uma revolução. No dia 25 de Abril de 1974 tomou conta do poder e Portugal tornou-se num Estado Democrático.Foram autorizados os partidos políticos e os sindicatos, acabou a censura para a imprensa e foram libertados os presos políticos e o dia do tralhador passou a ser festejado em cada 1º de Maio.





Foi também no ano de 1974 que começou a descolonização. Em África nasceram cinco novos países independentes: Guiné, Moçambique, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe e Angola.



Em 1976, foi aprovada a Constituição, que garantia a liberdade de expressão e de opinião e o direito do povo de escolher os governos, através do voto.

O general Ramalho Eanes foi o 1º Presidente da República eleito , após o 25 de Abril.

Em 1986, Portugal aderiu à Comunidade Económica Europeia - CEE - que hoje se chama União Europeia e é formada por 25 países. A pessoas nascidas num dos países da União Europeia são cidadãos europeus.





COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas