quarta-feira, 10 de outubro de 2012

TEIXEIRA DE QUEIROZ

Please read:


a personal appeal from

Wikipedia founder Jimmy Wales

Leia agora Teixeira de QueirósOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa Francisco Teixeira de Queirós, (Arcos de Valdevez, 3 de maio de 1848 - Sintra, 22 de julho de 1919), que usou o pseudónimo literário de Bento Moreno, foi um escritor português. Era filho de José Maria Teixeira de Queirós e Antónia Joaquina Pereira Machado.



[editar] BiografiaComo romancista e contista, foi fiel seguidor da escola naturalista/realista. Formou-se em medicina pela Universidade de Coimbra.



Foi vereador em Lisboa por volta de 1885, deputado na legislatura de 1893 e integrou as Cortes Constituintes em 1911 como deputado pelo círculo de Aldeia Galega (atual cidade do Montijo), cargo a que renunciou no mesmo ano, tendo ainda sido ministro dos Negócios Estrangeiros no primeiro governo presidido por José de Castro, em 1915.



Foi ainda presidente da Academia das Ciências de Lisboa em 1915. Logo no princípio da sua carreira literária, ainda estudante, em obediência a um plano prévio, iniciou duas séries paralelas de contos e romances, a que deu os títulos de Comédia do Campo e Comédia Burguesa, plano que pouco a pouco foi realizando, com uma tenacidade e persistência notáveis. Essa organização, escolhida pelo autor para aquele que é considerado o conjunto mais significativo da sua obra, reflete uma inspiração no modelo de Balzac, que se evidencia também ao nível do conteúdo, de raiz predominantemente realista/naturalista.



Foi casado com Teresa Narcisa de Oliveira David, tendo seis filhos.



António José Saraiva e Óscar Lopes na História da Literatura Portuguesa comparam o talento deste escritor ao de Eça de Queirós.



[editar] ObrasSérie Comédia do Campo:



"Os Meus Primeiros Contos" 1876

"Amor Divino" 1877

"António Fogueira" 1882

"Novos Contos" 1887

"Amores, Amores..." 1897

"A Nossa Gente" 1899

"A Cantadeira" 1913

"Ao Sol e à Chuva" 1915

Série Comédia Burguesa:



"Os Noivos" 1879

"O Salústio Nogueira" 1883

"D. Agostinho" 1894

"Morte de D. Agostinho" 1895

"O Famoso Galrão" 1898

"A Caridade em Lisboa" 1901

"Cartas de Amor" 1906

"A Grande Quimera" 1919

Fora destas duas séries, Teixeira de Queirós publicou ainda O Grande Homem (teatro, 1891) e Arvoredos (contos, 1895).



[editar] BibliografiaLUFT, Celso Pedro. Dicionário de literatura portuguesa e brasileira. Rio de Janeiro: Ed. Globo, 2.ª edição, 1969.

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Teixeira_de_Queirós&oldid=28173639"

Ver avaliaçõesAvaliar esta página

Avaliar esta página

Avaliações

O que é isto?Avaliações médias atuais

Credibilidade



Imparcialidade



Profundidade



Redação



Conheço este assunto muito profundamente (opcional)

Tenho estudos relevantes do secundário ou universidadeFaz parte dos meus conhecimentos profissionaisÉ uma das minhas paixões pessoaisA fonte do meu conhecimento não está listada aqui Gostava de ajudar a melhorar a Wikipédia; enviem-me um e-mail (opcional) Irá receber uma mensagem de confirmação por e-mail. O seu endereço de e-mail não será partilhado com ninguém. declaração de confidencialidade dos comentáriosEnviar avaliações



GravadoAs suas avaliações não foram enviadasAs suas avaliações expiraramVolte a avaliar esta página e envie as novas avaliações, por favor.

Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde, por favor.

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Por favor, dedique um momento a responder a um pequeno inquérito.Começar inquéritoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Queria criar uma conta?Uma conta permite-lhe seguir as suas edições, participar nos debates e fazer parte da comunidade.Criar contaouAutenticaçãoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Sabia que pode editar esta página?Editar esta páginaTalvez mais tarde Categorias: Mortos em 1919Escritores de PortugalEscritores naturalistasFerramentas pessoais

Criar contaEntrarEspaços nominais

ArtigoDiscussãoVariantesVistas

LerEditarVer históricoAções

Busca

Navegação

Página principal

Conteúdo destacado

Eventos atuais

Esplanada

Página aleatória

Portais

Informar um erro

ColaboraçãoBoas-vindas

Ajuda

Página de testes

Portal comunitário

Mudanças recentes

Estaleiro

Criar página

Páginas novas

Contato

Donativos

Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão

FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLigação permanenteCitar esta páginaAvaliar esta páginaEsta página foi modificada pela última vez à(s) 00h22min de 31 de dezembro de 2011.

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.

Política de privacidadeSobre a WikipédiaAvisos geraisVersão móvel     COPYRIGHT WIKIPÉDIA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas