quinta-feira, 8 de novembro de 2012

CAÇA AOS TESOUROS NAUFRAGADOS

Skip to Menu


Skip to Content

Skip to Footer>

Área do UtilizadorQuinta 08 Nov



Inicio

entradaEditorial

o prefacioAgenda

do oceanoForum

salas de conversaEscaparate

os livrosAlmanaque

meteo e maresOnline

Trafego MaritimoContacto

e SubscreverArquivo

revista antiga

Últimas Noticias

Mar escala 12! - Video da Semana

Mar escala 12! - Video da Semana

Pirataria nos mares da China - Conversas Informais

Pesquisa



Arqueologia Subaquática

Os “Galeões” de Vigo (1702) Quinta, 08 Novembro 2012 09:48



Talvez nenhum outro conjunto de navios afundados tenha captado tanto a atenção e a imaginação de caçadores de tesouros e até de arqueólogos subaquáticos, como os navios afundados em Vigo em 1702.



Esta história inicia-se no dia 2 de Junho de 1702. Suspendem ferro do porto de Havana 19 grandes navios da Coroa espanhola, habitualmente designados por galeões, embora já nada tivessem em comum com aqueles do século XVI e dos inícios do XVII, transportando nos seus porões metais preciosos das Américas recolhidos durante 4 anos. A escoltá-los encontrava-se uma força de 23 navios franceses.



Necessitando o novo monarca espanhol, Filipe V, urgentemente desses meios financeiros para o conflito que o opunha à designada "Grande Aliança", naquela que ficou conhecida como a Guerra de Sucessão Espanhola, entendeu autorizar a missão, apesar de estar ciente do perigo que representava tal concentração de riqueza.(...)



Adicionar Comentário

Reparos Navais da Artilharia Portuguesa Quinta, 08 Novembro 2012 09:48



Contrariamente ao que ocorre com as peças de artilharia, o estudo dos reparos navais onde as peças operavam, tem, em Portugal, sido considerado como um assunto considerado menor, pois para os século XVI e XVII, o assunto ou não é sequer abordado ou apenas tem uma ou duas linhas. (...)



Adicionar ComentárioMergulhos e arqueologia profundos Quinta, 08 Novembro 2012 09:48

Entendi, desta vez, fazer uma abordagem ligeiramente diferente do que habitualmente faço nas minhas colaborações com a Revista de Marinha, falando sobre dois assuntos distintos. O primeiro reporta-se a um infeliz acontecimento (...)



Adicionar ComentárioO itinerário subaquático do Océan Quinta, 08 Novembro 2012 09:48

Decorria a Guerra dos Sete Anos quando, na noite de 6 de Agosto de 1759, uma esquadra francesa de 14 navios zarpa de Toulon, sob o comando do almirante de La Clue, embarcado no navio almirante Océan, em direcção ao Atlântico.

(...)



Adicionar ComentárioO naufrágio da nau Nª Srª do Rosário em Tróia (1589) Quinta, 08 Novembro 2012 09:48

Possivelmente devido à presença e ao ataque das forças inglesas, sob o comando de sir Francis Drake, à Península Ibérica, em especial à Corunha e a Lisboa, o regresso das frotas das Índias estava a decorrer bastante mais tarde do que era habitual.











Adicionar ComentárioActualidadeMarinha MercanteNavios de CruzeiroMarinha de RecreioMarinha de GuerraMarinha de PescaPortos e CanaisSegurança NavegaçãoHistória MarítimaEconomia MarítimaMergulhoModelismoArqueol. Subaquática75º Aniversário da Revista de Marinha

Mais Desporto

Barcos de Vela de Cruzeiro - Última Regata do Troféu Ramada

V Regata Escola Náutica Infante D. Henrique

CNOCA Regata Dia da Marinha 2009

Vela sem Limites

Leitura Obrigatória

Porto de Setúbal - Tabela de Marés para 2010

Código Internacional de Sinais

Revista “Nação e Defesa”

A Laranja Maculada

“Canoas do Tejo”

Navios de Cruzeiro



Copyright © 2fortis 2012 para Revista de Marinha. Todos os direitos reservados. Site optimizado para Mozilla Firefox.



Go to Top

CancelarPrefacioPolitica EditorialConselho EditorialFicha TecnicaTabela de MaresOndasJulho 2O1OTrafego Maritimo - Porto de LisboaNAVTEX - Informacao a NavegacaoInformacao a Navegacao (Nacional)Informacao a Navegacao (Inglaterra)Contacte-nos aquiSubscrever agoraNoticias dos Portos     COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS AO AUTOR DO TEXTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas