segunda-feira, 26 de novembro de 2012

ESCOLA DE ALEXANDRIA: SÃO BASÍLIO DE CESARÉIA

Basílio de CesareiaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa Nota: Para outros santos de mesmo nome, veja São Basílio.


São Basílio Magno



São Basílio Magno numa miniatura do século XV em Monte Atos

No oriente: Grande Hierarca e Professor Ecumênico

No ocidente: Padre capadócio; Arcebispo de Cesareia e Doutor da Igreja

Nascimento 329 ou 330[1] em Cesareia Mazaca, Capadócia, Império Romano

Morte 1 de janeiro de 379 (50 anos)[2]. em Cesareia Mazaca, Capadócia, Império Romano

Festa litúrgica 1 de janeiro (festa do santo)[3][4] e 30 de janeiro (Três Grandes Hierarcas)[5][6] na Igreja Ortodoxa

2 de janeiro na Igreja Católica e na Igreja Anglicana

15 de janeiro (16 em anos bissextos) na Igreja Ortodoxa Copta e na Igreja Ortodoxa Etíope Tewahedo

14 de junho na Igreja Episcopaliana Americana e na Igreja Luterana[carece de fontes?]

Atribuições vestes de bispo, com o omofório, segurando um Evangelho ou um rolo. Em ícones, como um homem magro e asceta com uma longa barba negra.

Padroeiro: Rússia; Capadócia; administradores hospitalares; reformadores; monges, educação; exorcismos; liturgistas [carece de fontes?]

Portal dos Santos





Basílio, juntamente com Gregório de Nazianzo e João Crisóstomo, é um dos Três Grandes Hierarcas, reverenciados na Igreja Ortodoxa.

Séc. XVI. Ícone russo.Basílio de Cesareia, também chamado de São Basílio Magno ou Basílio, o Grande (em grego: Ἅγιος Βασίλειος ὁ Μέγας), foi o bispo de Cesareia Mazaca, na Capadócia (atualmente a cidade de Kayseri, na Turquia). Ele foi um dos mais influentes teólogos a apoiarem o Credo de Niceia e um adversário das heresias que surgiram nos primeiros anos do cristianismo como religião oficial do Império Romano, lutando principalmente contra o arianismo e os seguidores de Apolinário de Laodiceia. Sua habilidade em balancear suas convicções teológicas com suas conexões políticas fez de Basílio um poderoso advogado da posição nicena.



Além de sua obra como teólogo, Basílio ficou conhecido por seu cuidado com os pobres e necessitados. Ele estabeleceu padrões para a vida monástica com foco na comunidade, na oração e no trabalho manual. Juntamente com São Pacômio, ele é lembrando como pai do monasticismo comunal no cristianismo oriental.



Basílio, Gregório de Nazianzo e Gregório de Nissa são conhecidos como Padres Capadócios. A Igreja Ortodoxa e a Igreja Católica Oriental agrupam Basílio com Gregório de Nazianzo e João Crisóstomo como os Três Grandes Hierarcas. Ele é reconhecido como Doutor da Igreja na tradição oriental e ocidental.



Índice [esconder]

1 História

1.1 Primeiros anos e educação

1.2 Arnesi

1.3 Cesareia

2 Obras

3 Legado

3.1 Contribuições litúrgicas

3.2 Influências no monasticismo

4 Devoção

5 Referências

6 Bibliografia

7 Ligações externas





[editar] História[editar] Primeiros anos e educação

Gregório de Nazianzo, grande amigo e colaborador de Basílio, co-escreveu com ele a "Filocalia".

Séc. XI. Afresco na Igreja de Chora, em Istambul.Basílio nasceu na rica família de Basílio, o Velho, um famoso retórico[7], e Emélia por volta de 330 d.C. em Cesareia Mazaca na Capadócia[8]. Seus pais eram conhecidos por sua piedade[9] e sua avó materna era uma mártir, executada antes da conversão de Constantino I[10][11]. Entre os irmãos de Basílio, quatro são geralmente venerados como santos: Macrina, a Jovem, São Naucrácio, Pedro de Sebaste e Gregório de Nissa.



Logo após o nascimento de Basílio, a família se mudou para as terras de sua avó Macrina, que ficavam perto da cidade de Neocesareia. Lá, Basílio foi educado em casa por seu pai e pela avó. Ele foi fortemente influenciado por ela, que tinha sido por sua vez aluna de Gregório Taumaturgo[12]. Após a morte de seu pai, quando ele era ainda adolescente, Basílio retornou para Cesareia Mazaca para começar a sua educação formal[13]. Lá, ele se encontrou com Gregório de Nazianzo, que se tornaria seu amigo pela vida toda[14]. Juntos, Basílio e Gregório foram estudar em Constantinopla, onde eles puderam ouvir as palestras de Libânio. Finalmente, os dois passaram quase seis anos em Atenas, começando por volta de 349, onde eles conheceram um companheiro de estudos que viria a se tornar o imperador romano Juliano, o Apóstata, grande inimigo do cristianismo[15][16].



Basílio deixou Atenas em 356 e, depois de viajar pelo Egito e Síria, ele retornou para Cesareia, onde, por cerca de um ano, ele advogou e ensinou retórica[8]. Um ano depois, a vida de Basílio mudaria radicalmente após ele se encontrar com Eustátio de Sebaste, um bispo carismático e um asceta[17]. Basílio logo abandonou as suas profissões de docente e advogado para dedicar sua vida a Deus. Descrevendo o seu despertar espiritual, Basílio disse:



“ Muito tempo eu desperdicei com vaidades e gastei quase toda a minha juventude com o trabalho que tive adquirindo uma sabedoria que Deus tornou vã. Então, de repente, como alguém que acorda de um sono profundo, eu virei meus olhos para a maravilhosa luz da verdade do Evangelho e percebi a inutilidade da sabedoria dos príncipes deste mundo, que se transformou em nada. ”

— Basílio de Cesareia, Epístola 223.2[18]



[editar] ArnesiApós receber o sacramento do batismo, Basílio viajou em 357 para a Palestina, Síria e a Mesopotâmia para estudar o monasticismo e o ascetismo[19][20]. Mesmo impressionado com a piedade dos ascetas eremitas, o ideal da vida de solitária contemplação tinha pouco apelo com ele[21]. Por outro lado, ele se interessou muito pela vida religiosa comunitária. Após doar suas riquezas aos pobres, ele foi viver solitariamente por um curto período em Neocesareia no Iris[19]. Basílio logo se cansou e, por volta de 359, juntou à sua volta um grupo de discípulos, incluindo seu irmão, Pedro. Juntos, ele fundaram um mosteiro nas terras da família perto de Arnesi, no Ponto[22]. Estavam ali também a sua mãe, Emélia, já viúva, sua irmã Macrina e diversas outras mulheres que se dedicaram também à vida piedosa de oração e obras de caridade. Eustátio de Sebaste já tinha trabalhado na região em prol da vida anacoreta e Basílio o reverenciou por isso, embora eles divergissem sobre diversos pontos dogmáticos, o que gradualmente os separou[23].



Foi lá que Basílio escreveu suas obras sobre a vida monástica comunitária, que são consideradas fundamentais para o desenvolvimento da tradição monásticas na Igreja Ortodoxa e que o levaram a ser chamado de "Pai do monasticismo comunal ortodoxo"[24]. Em 358, ele escreveu para o seu amigo, Gregório de Nazianzo, pedindo-lhe que se juntasse a ele em Arnesi[25]. Gregório eventualmente concordou e para lá se foi e, juntos, eles colaboraram na construção da "Filocalia", uma antologia das obras de Orígenes[26]. Depois deste período, Gregório decidiu voltar para junto de sua família em Nazianzo.



Basílio também esteve no Concílio de Constantinopla de 360. E foi lá que ele se juntou pela primeira vez com os homoiousianos (vide controvérsia ariana), uma facção semi-ariana que ensinava que o Filho era de uma substância similar à do Pai, não a mesma (uma substância - tese dos homoousianos) e não outra (os arianos)[27]. Entre seus membros estava Eustátio, o mentor de Basílio no ascetismo. Os homoiousianos se opunham ao arianismo de Eunômio, mas se recusavam a se juntar aos que apoiavam o Credo de Niceia. Esta posição o colocou em atrito com o seu bispo, Diânio, que era um niceno convicto. Anos mais tarde, Basílio abandonaria os homoiousianos e se tornaria um defensor dos nicenos[27].



[editar] CesareiaEm 362, Basílio foi ordenado diácono pelo bispo Melécio de Antioquia. Ele foi convocado por Eusébio e foi ordenado presbítero da Igreja em 365, um ato que foi provavelmente o resultado de suas discordâncias com seus superiores eclesiásticos[19].



Basílio e Gregório de Nazianzo passaram os próximos anos combatendo a heresia ariana, que ameaçava dividir a região da Capadócia[28]. Os dois amigos então entraram num período de cooperação fraternal muito próxima conforme eles participavam de grandes debates e disputas retóricas na Igreja de Cesareia, causados pela chegada de habilidosos teólogos e retóricos arianos na região[29]. Nos debates públicos subsequentes, presididos por agentes do imperador Valente, Gregório e Basílio emergiram vitoriosos. Esta vitória confirmou para ambos que o futuro para eles estava na administração da Igreja[29]. Basílio assumiu uma posição na administração da Diocese de Cesareia[24]. Relata-se que Eusébio teria se enciumado da reputação e influência que Basílio rapidamente conquistou e permitiu-lhe que voltasse para sua vida reclusa anterior. Posteriormente, porém, Gregório persuadiu Basílio a retornar, o que ele fez, e se tornou um gestor muito eficiente da diocese por muitos anos, mesmo dando quase todo o crédito a Eusébio[carece de fontes?].



Em 370, Eusébio morreu e Basílio foi escolhido para sucedê-lo, sendo consagrado bispo em 14 de junho de 370[30]. Seu novo posto como bispo de Cesareia também lhe deu poderes de exarca no Ponto e bispo metropolitano de cinco bispos sufragâneos, muitos dos quais foram contra a sua eleição como sucessor de Eusébio[carece de fontes?].



Suas cartas mostram que ele trabalhou ativamente tentando reformar ladrões e prostitutas. Elas também mostram-no encorajando o clero a não serem tentados pelas riquezas ou pela vida comparativamente mais fácil de um padre, e que ele pessoalmente escolhia candidatos dignos das ordens sagradas. Ele também teve a coragem de criticar funcionários públicos que falhavam na tarefa de prover a justiça ao povo. Ao mesmo tempo, ele pregava todas as manhãs e tardes em sua própria igreja para grandes congregações de fiéis. E, por fim, ele construiu um grande complexo nas redondezas de Cesareia, chamado de Basiliad, que incluía um abrigo para os pobres, um hospício e um hospital[carece de fontes?].



Seu zelo pela ortodoxia doutrinária não evitou que ele visse os pontos positivos nas teses de seus adversários e, com o objetivo de manter a paz e a caridade, ele se contentava em dispensar o uso da terminologia ortodoxa quando ela podia ser evitada sem sacrificar a verdade. O imperador Valente, que era ariano, enviou seu prefeito Modestus para que tentar ao menos uma solução de compromisso com a facção ariana. A contundente resposta negativa de Basílio fez com que Modestus lhe dissesse que ninguém jamais o havia tratado desta forma, ao que Basílio respondeu "Talvez você jamais teve que lidar com um bispo antes". Modestus fez seu relato a Valente afirmando que ele acreditava que nada além de violência seria suficiente contra Basílio. O imperador aparentemente não estava inclinado a suar violência e, ao invés disso, emitiu repetidas ordens para que Basílio fosse banido, nenhuma delas efetiva. Valente então foi ele mesmo a uma celebração da liturgia da Festa da Epifania e, na época, ficou tão impressionado com Basílio que doou-lhe terras para a construção do Basiliad[carece de fontes?].



Basílio entrou em contato com o ocidente e, com a ajuda de Atanásio de Alexandria, tentou superior a sua atitude de desconfiança em relação aos homoousianos. As dificuldade tinham se acentuado quando entrou no debate a questão da essência do Espírito Santo. Embora Basílio defendesse objetivamente a consubstancialidade do Espírito com o Pai e com o Filho, ele era dos que, fiéis à tradição oriental, não tolerava que o predicado homoousios ao primeiro. Por esta aproximação, ele foi admoestado pelos mais tradicionais ortodoxos, principalmente os monges, sendo defendido por Atanásio. Ele manteve sua relação com Eustátio de Sebaste, apesar das diferenças dogmáticas. Por outro lado, Basílio foi gravemente ofendido pelos aderentes mais extremados do homoousianismo, que pareciam para ele estarem revivendo a heresia sabeliana (que, no afã de defender a consubstancialidade da Trindade, beiravam eliminar a distinção entre Pai, Filho e Espírito Santo) [carece de fontes?].



Ele também se correspondeu com o papa Dâmaso I na esperança de ter um bispo de Roma condenado a heresia onde quer que ela estivesse. A aparente indiferença do papa perturbou o zelo de Basílio e ele se voltou para a tristeza e preocupação. É ainda tema de controvérsia o quanto ele acreditava que sé romana poderia ajudar as igrejas do oriente, com muitos teólogos católicos romanos[31] alegando a primazia para o bispo de Roma sobre as demais igrejas, tanto em doutrina quanto em poderes eclesiásticos.



[editar] Obras

Estátua de São Basílio na Igreja da Theotokos do Sinal, em Moscou.As principais obras teológicas de Basílio são as suas "Sobre o Espírito Santo", um lúcido e edificando apelo às Escrituras e às tradições cristãs primitivas (para provar a divindade do Espírito Santo), e a sua "Refutação da Apologia do Ímpio Eunômio", escrita em 363 ou 364, em três volumes contra Eunômio de Cízico, o principal defensor da forma mais extremada do arianismo conhecida como anomoeanismo[carece de fontes?].



Ele foi um famoso pregador e muitas de suas homilias, incluindo a série de palestras sobre a Grande Quaresma no Hexamerão (os Seis Dias da Criação), e uma exposição sobre os Salmos foram preservadas. Algumas, como a contra a usura e a contra a carestia em 368, são valiosas pela história moral; outras ilustram a honra devida aos mártires e às relíquias; o "Discurso aos Jovens Gregos sobre a Literatura Grega" da literatura clássica mostra que Basílio foi fortemente influenciado por sua educação, que ensinou-lhe a apreciar a importância propedêutica dos clássicos[32].



Em suas exegeses, Basílio foi um grande admirador de Orígenes e da necessidade da interpretação espiritual das Escrituras, como sua co-edição da "Filocalia" com Gregório de Nazianzo testemunha. Em sua obra sobre o Espírito Santo, ele afirma que "tomar o sentido literal e parar é como ter o coração coberto pelo véu do literalismo judaico. Lâmpadas são inúteis quando o sol está brilhando." Ele frequentemente estressava a necessidade de reserva em assuntos doutrinários ou sacramentais. Ao mesmo tempo, ele era contra as alegorias mais ousadas de alguns de seus contemporâneos. Sobre isto, ele escreveu:



“ Eu conheço as leis da alegoria, embora menos por meu esforço do que pelas obras de outros. Há os que, verdadeiramente, não admitem o senso comum das Escrituras, para os quais água não é água, mas alguma outra coisa, que se vê numa planta, num peixe, o que quer que desejem, que mudam a natureza dos répteis e das bestas para se adequarem às suas alegorias, como os intérpretes de sonhos que explicam visões para fazê-las servirem seus próprios propósitos ”

— Basílio de Cesareia, Hexamerão 9.1[33]



A maior parte de suas obras e uma outras poucas espúrias atribuídas a ele estão disponíveis no volume 36 da Patrologia Graeca, que inclui traduções para o latim de variada qualidade. Diversas obras também apareceram no final do século XX na coleção Sources Chrétiennes[carece de fontes?].



[editar] Legado[editar] Contribuições litúrgicasA maior parte das liturgias que trazem o nome de Basílio não são inteiramente obra do santo na forma atual, mas elas preservam, ainda assim, uma lembrança da atividade de Basílio na reformulação das orações litúrgicas e na promoção da música sacra. Acadêmicos patrísticos concluíram que a chamada "Litúrgia de São Basílio" "traz, inequivocamente, a mão, a pena, a mente e o coração de São Basílio Magno"[34].



[editar] Influências no monasticismo

Igreja principal do Mosteiro da Grande Lavra, em Monte Atos, onde estaria preservada a cabeça de Basílio.Através de seus exemplos e ensinamentos, Basílio promoveu uma notável moderação nas práticas austeras que eram características anteriores da vida monástica[35]. A ele também se credita a coordenação das tarefas de trabalho e oração para assegurar um balanço correto entre os dois[36].



Basílio é lembrado como o mais influente autor no desenvolvimento do monasticismo cristão. Não apenas ele é reconhecido como pai do monasticismo ortodoxo, mas historiadores reconhecem que o seu legado se estende também para a igreja ocidental, principalmente pela influência que ele teve sobre São Bento[37]. Acadêmicos patrísticos, como Meredith, afirmam que o próprio Bento teria reconhecido esta influência quando ele escreveu no epílogo de sua "Regra" que seus monges, além da Bíblia, deveriam ler "as confissões dos Padres e seus institutos e suas vidas e a 'Regra de nosso Santo Padre, Basílio'"[38].



Os ensinamentos sobre monasticismo, como aparecem suas obras, como seu Small Asketikon, foram transmitidos para o ocidente por Rufino no final do século IV[39].



Como resultado desta influência, diversas ordens religiosas no cristianismo oriental trazem o nome de Basílio. Na Igreja Católica Romana, os padres basílios, também conhecidos como Congregação de São Basílio, também homenageiam o santo.



[editar] DevoçãoHá diversas relíquias de São Basílio por todo o mundo. Uma das mais importantes é a sua cabeça, que estaria preservada até hoje no Mosteiro da Grande Lavra, em Monte Atos, na Grécia[carece de fontes?].



Sobre ele, assim se manifestou o Papa Bento XVI:



“ Na realidade, São Basílio criou uma vida monástica muito particular: não fechada à comunidade da Igreja local, mas aberta a ela. Seus monges formavam parte da Igreja particular, eram seu núcleo animador que, precedendo aos demais fiéis no seguimento de Cristo e não só da fé, mostrava sua firme adesão a Cristo - o amor a ele -, sobretudo com obras de caridade. Estes monges, que tinham escolas e hospitais, estavam ao serviço dos pobres; assim mostraram a integridade da vida cristã[40]. ”



O Papa João Paulo II, falando da vida monástica, escreveu:



“ Muitos opinam que essa instituição tão importante em toda a Igreja como é a vida monástica ficou estabelecida, para todos os séculos, principalmente por São Basílio ou que, pelo menos, a natureza da mesma não teria ficado tão propriamente definida sem a sua decisiva aportação[40] ”



Referências1.↑ Fedwick (1981), p. 5

2.↑ A data exata da morte de Basílio é tema de debate entre os historiadores. Veja (1994), pp. 360–363, Appendix III: The Date of Basil's Death and of the Hexaemeron para mais detalhes

3.↑ Grandesinaxaristas: Ὁ Ἅγιος Βασίλειος ὁ Μέγας ὁ Καππαδόκης. 1 Ιανουαρίου. ΜΕΓΑΣ ΣΥΝΑΞΑΡΙΣΤΗΣ.

4.↑ St Basil the Great the Archbishop of Caesarea, in Cappadocia (em inglês). Orthodox Church in America - Feasts and Saints. Página visitada em 30/07/2012.

5.↑ Οἱ Ἅγιοι Τρεῖς Ἱεράρχες. 30 Ιανουαρίου. ΜΕΓΑΣ ΣΥΝΑΞΑΡΙΣΤΗΣ (em grega). Synaxarion.gr. Página visitada em 30/07/2012.

6.↑ Synaxis of the Ecumenical Teachers and Hierarchs: Basil the Great, Gregory the Theologian, and John Chrysostom (em inglês). Orthodox Church in America - Feasts and Saints. Página visitada em 30/07/2012.

7.↑ Quasten (1986), p. 204.

8.↑ a b Rousseau (1994), p. 1.

9.↑ Gregório de Nazianzo. Orações: Funeral Oration on the Great S. Basil, Bishop of Cæsarea in Cappadocia. (em inglês). [S.l.: s.n.]. Capítulo: 4, vol. XLIII., da PG 36. 500B, tr. p.30

10.↑ Davies (1991), p. 12.

11.↑ Rousseau (1994), p. 4.

12.↑ Bauer, Jerald. The Westminster Dictionary of Christian History. [S.l.]: Westminster Press, 1971.

13.↑ Hildebrand (2007), p. 19.

14.↑ Norris, Frederick. The Encyclopedia of Early Christianity (second edition). [S.l.]: Garland Press, 1997.

15.↑ Ruether (1969), pp. 19, 25.

16.↑ Rousseau (1994), pp. 32–40.

17.↑ Hildebrand (2007), pp. 19–20.

18.↑ Basílio de Cesaréia. Epístolas: Against Eustathius of Sebasteia. (em inglês). [S.l.: s.n.]. Capítulo: 2, vol. 223.

19.↑ a b c Quasten (1986), p. 205.

20.↑ Encyclopaedia Britannica (15th ed.) vol. 1, p. 938.

21.↑ Merredith (1995), p. 21.

22.↑ Encyclopaedia Britannica (15th ed.) vol. 1, p. 938.

23.↑ "St. Basil the Great" na edição de 1913 da Catholic Encyclopedia (em inglês)., uma publicação agora em domínio público. - "...Eustátio de Sebaste [se tornou] um traidor da fé e um inimigo pessoal".

24.↑ a b Attwater, Donald and Catherine Rachel John. The Penguin Dictionary of Saints. 3rd edition. New York: Penguin Books, 1993. ISBN 0-14-051312-4.

25.↑ Rousseau (1994), p. 66.

26.↑ Merredith (1995), pp. 21–22.

27.↑ a b Meredith (1995), p. 22.

28.↑ Foley, O.F.M., Leonard. Saint of the Day: Lives, Lessons and Feasts (5th Revised Edition). [S.l.]: St. Anthony Messenger Press, 2003. ISBN 0-86716-535-9. Página visitada em 2007-12-15.

29.↑ a b McGuckin (2001), p. 143.

30.↑ Meredith (1995), p. 23

31.↑ Veja, por exemplo, o artigo na Enciclopédia Católica sobre Basílio: "St. Basil the Great" na edição de 1913 da Catholic Encyclopedia (em inglês)., uma publicação agora em domínio público..

32.↑ Deferrari, Roy J. "The Classics and the Greek Writers of the Early Church: Saint Basil." The Classical Journal Vol. 13, No. 8 (May, 1918). 579–91.

33.↑ Basil. Nicene and Post-Nicene Fathers (2nd Series). [S.l.]: T&T Clark (1895). p. 102. vol. 8 Basil: Letters and Select Works.. Página visitada em 2007-12-15.. Cf. Hexameron, 3.9 (Ibid., pp. 70-71).

34.↑ Bebis (1997), p. 283

35.↑ Murphy (1930), p. 94.

36.↑ Murphy (1930), p. 95.

37.↑ See K.E. Kirk, The Vision of God: The Christian Document of the summum bonun, (London, 1931), 9.118, (citado em Meredith)

38.↑ Meredith (1995), p.24

39.↑ Silvas (2002), pp. 247-259, in Vigliae Christanae

40.↑ a b Carta Apostólica Patres Ecclesiae, 2: L'Osservatore Romano, ed. língua espanhola, 27 de janeiro de 1980, p. 13) (Audiência Geral, Sala Paulo VI, 4 de julho de 2007).

[editar] BibliografiaBebis, George. (Fall-Winter 1997). "Introduction to the Liturgical Theology of St Basil the Great" (em inglês). Greek Orthodox Theological Review 42 (3-4): 273–285. ISSN 0017-3894.

In: Paul Jonathan Fedwick. Basil of Caesarea, christian, humanist, ascetic: a sixteen-hundredth anniversary symposium, Part 1 (em inglês). [S.l.]: Pontifical Institute of Mediaeval Studies, 1981. ISBN 978-0-88844-412-7

The New Encyclopaedia Britannica, 15th edition, v. 1 (em inglês). London: Encyclopaedia Britannica.

Hildebrand, Stephen M.. The Trinitarian Theology of Basil of Caesarea (em inglês). Washington, D.C.: Catholic University of America Press, 2007. ISBN 978-0-8132-1473-3

Keary, Charles Francis. Outline of Primitive Belief Among the Indo-European Races (em inglês). New York: C. Scribner's Sons, 1882.

Meredith, Anthony. The Cappadocians (em inglês). Crestwood, NY: St. Vladimir's Seminar Press, 1995. ISBN 088181411124

Migne, Jacques Paul (ed.). Cursus Completus Patrologiae Graecae (em latim). Paris: Imprimerie Catholique, 1857–1866.

Murphy, Margaret Gertrude. St. Basil and Monasticism: Catholic University of America Series on Patristic Studies, Vol. XXV (em inglês). New York: AMS Press, 1930. ISBN 0-404-04543-X

Rousseau, Phillip. Basil of Caesarea (em inglês). Berkeley: University of California Press, 1994. ISBN 0-520-08238-9

Quasten, Johannes. Patrology, v.3 (em inglês). [S.l.]: Christian Classics, 1986. ISBN 0-87061-086-4

Ruether, Rosemary Radford. Gregory of Nazianzus (em inglês). Oxford: Oxford University Press, 1969.

Silvas, Anna M.. (September 2002). "Edessa to Cassino: The Passage of Basil's Asketikon to the West" (em inglês). Vigliae Christianae 56 (3): 247–259. Brill Academic. DOI:10.1163/157007202760235382. ISSN 042-6032.

Corona, Gabriella, ed.. Aelfric's Life of Saint Basil the Great: Background and Content. [1] Anglo-axon Texts 5 (em inglês). Cambridge: D.S. Brewer, 2006. ISBN 978-1-84384-095-4

SPINELLI, Miguel. Helenização e Recriação de Sentidos. A Filosofia na época da expansão do Cristianismo - Séculos, II, III e IV. Porto Alegre: Edipucrs, 2002, pp. 237–327. (em português)

[editar] Ligações externasO Commons possui uma categoria com multimídias sobre Basílio de CesareiaEste artigo se utiliza de informações da Schaff-Herzog Encyclopedia of Religious Knowledge, de 1914, que está em domínio público.



Wikisource tem o texto da

Encyclopædia Britannica (11ª edição)

artigo Basil.



Este artigo incorpora texto da Orthodox Wiki (em inglês) (artigo "Basil the Great").

A Vida de São Basílio Magno, Bispo de Cesareia & Doutor da Igreja (em inglês). Página visitada em 30/07/2012.

Sobre o Espírito Santo, the Hexamerão, algumas de suas homílias e as epístolas (em inglês). Christian Classics Ethereal Library, Early Church Fathers, Series II, Vol. VIII. Página visitada em 30/07/2012.

São Basílio Magno (em inglês). Página visitada em 30/07/2012.

St. Basil the Great (em inglês). Catholic Online. Página visitada em 30/07/2012.

St. Basil the Great (em inglês). American Catholic. Página visitada em 30/07/2012.

Basil of Caesarea and His Influence on Monastic Mission (em inglês). Benedictines.org.uk. Página visitada em 30/07/2012.

Prefácio do Asketikon (em inglês). Oxford University Press. Página visitada em 30/07/2012.

[Esconder]v • eDoutores da Igreja

Papa Gregório, o Grande · Santo Ambrósio · Santo Agostinho · São Jerônimo · João Crisóstomo · São Basílio · São Gregório Nazianzeno · Santo Atanásio de Alexandria · São Cirilo de Alexandria · São Cirilo de Jerusalém · São João Damasceno · Venerável Beda · Santo Efrém · São Tomás de Aquino · St. Boaventura · Santo Anselmo · Santo Isidoro · São Pedro Crisólogo · Papa Leão, o Grande · São Pedro Damião · São Bernardo de Claraval · Santo Hilário de Poitiers · Santo Afonso de Ligório · São Francisco de Sales · São Pedro Canísio · São João da Cruz · São Roberto Belarmino · Santo Alberto Magno · Santo António de Lisboa · São Lourenço de Brindisi · Santa Teresa de Ávila · Santa Catarina de Siena · Santa Teresinha do Menino Jesus · São João de Ávila · Santa Hildegarda

Padres da Igreja · Grandes Hierarcas







Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Basílio_de_Cesareia&oldid=32577172"

Ver avaliaçõesAvaliar esta página

Avaliar esta página

Avaliações

O que é isto?Avaliações médias atuais

Credibilidade



Imparcialidade



Profundidade



Redação



Conheço este assunto muito profundamente (opcional)

Tenho estudos relevantes do secundário ou universidadeFaz parte dos meus conhecimentos profissionaisÉ uma das minhas paixões pessoaisA fonte do meu conhecimento não está listada aqui Gostava de ajudar a melhorar a Wikipédia; enviem-me um e-mail (opcional) Irá receber uma mensagem de confirmação por e-mail. O seu endereço de e-mail não será partilhado com ninguém. declaração de confidencialidade dos comentáriosEnviar avaliações



GravadoAs suas avaliações não foram enviadasAs suas avaliações expiraramVolte a avaliar esta página e envie as novas avaliações, por favor.

Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde, por favor.

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Queria criar uma conta?Uma conta permite-lhe seguir as suas edições, participar nos debates e fazer parte da comunidade.Criar contaouAutenticaçãoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Sabia que pode editar esta página?Editar esta páginaTalvez mais tarde Categorias: Nascidos em 329Nascidos em 330Mortos em 379Nascidos no século IVIgrejas OrientaisPadres da IgrejaDoutores da IgrejaSantos da Roma antigaNaturais da CapadóciaSantos da TurquiaEscritores de cartasOpositores ao arianismoBispos de Cesareia MázacaCategorias ocultas: Artigos que incorporam texto da edição de 1913 da Catholic Encyclopedia!Artigos que carecem de notas de rodapéArtigos da Wikipédia que incorporam texto da Schaff-Herzog EncyclopediaArtigos que incorporam texto da Orthodox Wiki!Artigos bons na Wikipédia em francêsFerramentas pessoais

Criar contaEntrarEspaços nominais

ArtigoDiscussãoVariantesVistas

LerEditarVer históricoAções

Busca

Navegação

Página principal

Conteúdo destacado

Eventos atuais

Esplanada

Página aleatória

Portais

Informar um erro

ColaboraçãoBoas-vindas

Ajuda

Página de testes

Portal comunitário

Mudanças recentes

Estaleiro

Criar página

Páginas novas

Contato

Donativos

Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão

FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLigação permanenteInformações da páginaCitar esta páginaAvaliar esta página

Noutras línguasAzərbaycanca

Boarisch

Български

Català

Cebuano

Česky

Dansk

Deutsch

Ελληνικά

English

Esperanto

Español

فارسی

Suomi

Français

Galego

עברית

Hrvatski

Magyar

Հայերեն

Interlingua

Bahasa Indonesia

Italiano

日本語

ქართული

한국어

Кыргызча

Latina

Latviešu

Македонски

മലയാളം

Malti

Nederlands

Norsk (bokmål)‎

Polski

Română

Русский

Sardu

Srpskohrvatski / српскохрватски

Slovenčina

Slovenščina

Shqip

Српски / srpski

Svenska

Kiswahili

Türkçe

Українська

Tiếng Việt

中文

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 05h14min de 14 de outubro de 2012.

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.

Política de privacidadeSobre a WikipédiaAvisos geraisVersão móvel     COPYRIGHT WIKIPÉDIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas