segunda-feira, 19 de novembro de 2012

GRANDES ACONTECIMENTOS POLÍTICOS: ABRAHAM LINCOLN (CONDUZIU A UNIÃO À VITÓRIA NA GUERRA CIVIL E ABOLIU A ESCRAVATURA)

Abraham LincolnOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa Abraham Lincoln




16º presidente dos Estados Unidos

Mandato 4 de março de 1861

a 14 de abril de 1865

Vice-presidente 1° - Hannibal Hamlin (1861-1865)

2° - Andrew Johnson (1865)

Antecessor(a) James Buchanan

Sucessor(a) Andrew Johnson

Vida

Nascimento 12 de fevereiro de 1809

Hodgenville (US-KY)

Falecimento 15 de abril de 1865 (56 anos)

Washington, DC

Nacionalidade estadunidense

Partido Republicano

Profissão advogado

Assinatura

ver



Abraham Lincoln (Hodgenville, 12 de fevereiro de 1809 — Washington, 15 de abril de 1865) foi um político estadunidense, 16° presidente dos Estados Unidos de março de 1861 até seu assassinato em abril de 1865.



Liderou o país de forma bem-sucedida durante sua maior crise interna, a Guerra Civil Americana, preservando a União e abolindo a escravidão. Antes de sua eleição em 1860 como o primeiro presidente Republicano, Lincoln atuou como advogado de condado, legislador pelo estado de Illinois, membro da Câmara dos Representantes e duas vezes candidato derrotado ao Senado dos Estados Unidos. Oponente declarado à expansão da escravidão nos Estados Unidos,[1][2] Lincoln venceu a pré-candidatura do Partido Republicano em 1860, sendo eleito presidente no final do mesmo ano. Grande parte de seu mandato foi dedicado ao combate aos separatistas dos Estados Confederados da América durante a Guerra da Secessão. Ele introduziu medidas que levaram à abolição da escravidão, promulgando a Proclamação de Emancipação em 1863 e promovendo a aprovação da Décima terceira emenda da constituição dos Estados Unidos da América.



Lincoln supervisionou ostensivamente os esforços vitoriosos de guerra, especialmente na seleção dos melhores generais, como Ulysses S. Grant. Historiadores concluíram que ele conseguiu se sobrepor às diversas facções do Partido Republicano, negociando a cooperação dos líderes de cada uma delas pessoalmente em seu gabinete. Sob sua liderança, a União obteve controle dos estados escravocratas de fronteira durante a guerra, ao mesmo tempo em que ele conseguia se reeleger na eleição presidencial de 1864.



Opositores políticos e outros oponentes à guerra criticaram Lincoln por se recusar a chegar a um denominador comum na questão da escravidão. Por outro lado, os Republicanos Radicais, uma facção abolicionista do Partido Republicano, o criticou pelo avanço lento na abolição da escravatura. Mesmo com esses adversários, Lincoln conseguiu conquistar a opinião pública através de sua retórica e discursos; seu Discurso de Gettysburg, de 1863, tornou-se um símbolo icônico dos deveres de sua nação. Nas etapas finais da guerra, Lincoln tinha uma visão moderada da Reconstrução, procurando reunir seu país de forma mais rápida através de uma política generosa de reconciliação.



Seis dias após a rendição em larga escala das forças Confederadas sob o comando do General Robert E. Lee, Lincoln se tornou o primeiro Presidente dos Estados Unidos a ser assassinado.



Índice [esconder]

1 Biografia

1.1 Primeiros anos

2 Inicio de carreira política

2.1 O Governo Lincoln

2.2 Assassinato

3 Ver também

4 Referências

5 Ligações externas





[editar] Biografia[editar] Primeiros anosAbraham Lincoln nasceu em 12 de fevereiro de 1809, no Condado de Hardin (Kentucky),[3] agora parte do Condado de LaRue, próximo à cidade de Hodgenville, Kentucky, filho de Thomas Lincoln e Nancy Lincoln.





A casa de Lincoln sendo reproduzida em Museu sobre sua vidaPouco se sabe sobre seus ancestrais. Investigações históricas monstram que ele era parente de Samuel Lincoln, de Norfolk.[4][3] Lincoln era o filho mais velho, e pelas leis da época herdou as propriedades de seu pai.[3]



Comprou e vendeu várias fazendas, incluindo a Spring Sinking Farm. Sua família era batista,[3] mas Lincoln nunca pertenceu a nenhuma religião. Lincoln possuía 600 acres sendo divididos em fazendas e lotes. Chegou a ser um dos homens mais ricos da região.[5]



Em 1816, sua família perdeu todas as propriedades que tinham, e mudaram-se para o estado de Indiana, onde Lincoln viveu dos sete aos 21 anos.



Aos nove anos de idade, sua mãe morre, aos 34 anos.[3] Sua irmã mais velha, Sarah, morreu ao dar à luz.[3] Logo após, seu pai se casou com Sarah Bush Johnston.[3]



Em 1830, a família se estabeleceu em terras públicas no Condado de Macon.[3] Em 1831, mudou-se para o Condado de Coles. Na primavera de 1831, fora contratado para transportar mercadorias pelo Rio Illinois e pelo Rio Mississippi. Depois de chegar em Nova Orleans, viu a escravidão e voltou para o Illinois.[5]



Sua família e vizinhos o consideravam preguiçoso.[6][3] Lincoln evitava caçar e pescar, pois não gostava de matar animais.[5]





Estatua de Lincoln jovem no Senn Park, em Chicago.[editar] Inicio de carreira políticaSeus estudos, segundo suas próprias palavras, resumiam-se, nessa época, a saber ler, escrever e fazer as quatro operações. No estado havia escassez de livros e papel, e a Bíblia era provavelmente o único livro existente em casa de seus pais. Lincoln estudou-a a fundo, vindo mais tarde a enriquecer seus discursos e trabalhos escritos com citações bíblicas. Em 1831, Lincoln mudou-se sozinho para a aldeia de New Salem, no estado de Illinois, empregando-se como balconista numa loja. Em New Salem, onde viveu quase seis anos, tornou-se agente postal e mais tarde foi eleito deputado por Illinois (1834-1840) e membro do Senado (1844-1848).



Durante seu segundo mandato na Assembleia, Lincoln começou a estudar Direito e completou sua formação, tomou livros emprestados, estudou-os e, em 1836, obteve licença para exercer a advocacia. No ano seguinte mudou-se para a nova capital do Estado, Springfield, onde, juntamente a outros, constituiu um escritório de advocacia. Em 1842, casou-se com Mary Todd e, dois anos depois, montou um novo escritório em sociedade com William Herndon. Essa sociedade jamais foi desfeita. A prática da advocacia em Illinois não era especializada no tempo de Lincoln. Durante seis meses em cada ano, Lincoln integrava os tribunais itinerantes do estado percorrendo vários municípios e aceitando os casos que lhe eram apresentados. Sua atuação como advogado tornou-o conhecido em todo o Illinois. Em 1846, foi eleito para a Câmara de Representantes federal.



De 1847 a 1849, Lincoln atuou no Congresso, onde se tornou impopular por causa da oposição que fez ao presidente James K. Polk, culpando-o pela guerra com o México. Desistiu de tentar a reeleição e voltou a exercer a advocacia. Uma súbita mudança na política nacional em relação à escravidão trouxe Lincoln de volta à política. O Acordo do Missouri proibira, em 1820, a escravidão nos novos territórios situados ao norte da fronteira sul do Missouri. Em 1854, o senador Stephen A. Douglas apresentou uma lei para organizar os territórios de Kansas e Nebraska que repelia o Acordo do Missouri, estabelecendo que os colonos deveriam decidir se desejavam ou não a escravidão. Lincoln era contrário a essa lei. Em 1858, disputando uma vaga ao Senado com Douglas, Lincoln desafiou-o para uma série de debates em torno da extensão da escravidão nos territórios livres. Lincoln perdeu as eleições, mas transformou-se numa figura de destaque nacional, possibilitando assim sua candidatura à Presidência em 1860, tendo estado essa atuação relacionada, também, com a fundação do Partido Republicano dos Estados Unidos em 1854. Em 1860, a assembleia nacional republicana apresentou-o como candidato à presidência da nação.



[editar] O Governo Lincoln

Retrato oficial de Abraham LincolnA marcha dos acontecimentos acelerou-se no Sul durante os meses que antecederam a posse de Lincoln na Presidência. Vários líderes do Sul haviam ameaçado retirar seus estados da Federação caso Lincoln ganhasse as eleições. Quando ele tomou posse, em março de 1861, sete estados do Sul haviam-se retirado e mais quatro fizeram o mesmo depois. Esses estados formaram, então, os Estados Confederados da América. Apesar de ter intentado um esforço extraordinário de conciliação, a sua escolha eleitoral para aquele cargo provocou a eclosão da Guerra Civil Americana. Em 12 de abril, os confederados bombardeavam o forte Sumter. Lincoln enfrentou a crise com energia: decretou o bloqueio dos portos sulistas e aumentou o exército além dos limites impostos pela lei. Após perderem as primeiras batalhas, os nortistas acabaram por vencer a guerra, a qual durou quatro anos e deixou um saldo de 600 mil mortos. Apesar dos insucessos iniciais e da consequente impopularidade, Lincoln jamais se deixou abater. Para ele, os EUA representavam uma experiência da capacidade de um povo para se governar a si mesmo. Em 22 de Setembro de 1862 publicou a proclamação que concedia a liberdade aos escravos dos estados confederados. Aos olhos das outras nações, a libertação deu um novo sentido à guerra e abriu caminho para a abolição da escravatura em todo o país, em 1865. Em 1864, as vitórias dos nortistas possibilitaram a reeleição de Lincoln, cujo novo mandato teve início no ano seguinte.



[editar] Assassinato

O assassinato de Abraham Lincoln. Da esquerda para a direita: Henry Rathbone, Clara Harris, Mary Todd Lincoln, Abraham Lincoln e John Wilkes Booth.John Wilkes Booth, um conhecido ator e espião Confederado de Maryland, formulara originalmente um plano de sequestrar Lincoln em troca da libertação de prisioneiros Confederados. Após presenciar um discurso em 11 de abril no qual Lincoln prometia direito de voto aos negros, um enfurecido Booth mudou de idéia, determinado agora a assassinar o presidente.[7]



Em 14 de abril de 1865, ao ficar sabendo que o presidente e a primeira-dama assistiriam uma peça no Teatro Ford, ele deu continuidade a seus planos, combinando com cúmplices o assassinato simultâneo do vice-presidente Andrew Johnson e do secretário de estado William Henry Seward. Sem seu guarda-costas principal, Ward Hill Lamon, a quem ele teria relatado um sonho três dias antes que predizia sua morte, Lincoln deixou a Casa Branca para assistir à encenação da peça Our American Cousin no Ford, acompanhado em seu camarote pelo major Henry Rathbone e sua noiva Clara Harris.



Enquanto um segurança solitário vigiava as cercanias e Lincoln permanecia em seu camarote, Booth se esgueirou para dentro do cômodo e aguardou um momento particularmente engraçado durante a peça, esperando que os risos da platéia abafassem o barulho do tiro. No exato momento, Booth entrou no camarote e disparou à queima-roupa sua Deringer calibre .44 tiro único contra a cabeça do Presidente. O major Rathbone lutou momentaneamente com Booth, mas foi subjugado ao sofrer um corte profundo de punhal no braço. O assassino então pulou ao palco e gritou Sic semper tyrannis! (latim: "Isso sempre acontece com os tiranos!") e escapou, apesar de ter quebrado a perna durante o salto.[8]



Uma caçada humana de doze dias teve início, com Booth perseguido por agentes federais sob a direção do secretário de guerra Edwin M. Stanton. Ele foi finalmente encurralado e baleado em um celeiro na Virgínia, morrendo em consequência dos ferimentos pouco depois.[8]



Abraham Lincoln foi sepultado no Cemitério Oak Ridge, Springfield, Illinois nos Estados Unidos.[9]



[editar] Ver também

O rosto do presidente Lincoln esculpido no Monte Rushmore.Estado de Lincoln - nome recorrente em propostas de criação de novos estados nos Estados Unidos da América

Referências1.↑ Goodwin, Doris Kearns. Team of Rivals: The Political Genius of Abraham Lincoln. New York: Simon & Schuster, 2005. ISBN 0684824906

2.↑ Holzer, Harold. Lincoln at Cooper Union: The Speech That Made Abraham Lincoln President. [S.l.]: Simon & Schuster, 2004. ISBN 9780743299640

3.↑ a b c d e f g h i Donald, David Herbert. Lincoln. [S.l.]: Simon & Schuster, 1996.

4.↑ Pessen, Edward. The Log Cabin Myth: The Social Backgrounds of the President. New Haven: Yale University Press, 1984.

5.↑ a b c Sandburg, Carl. Abraham Lincoln: The Prairie Years. [S.l.]: Harcourt, Brace & Company, 1926. (OCLC 6579822)

6.↑ White, Jr., Ronald C.. A. Lincoln: A Biography. [S.l.]: Random House, Inc, 2009. ISBN 978-1-4000-6499-1

7.↑ Harrison, Lowell Hayes. Lincoln of Kentucky. [S.l.]: University Press of Kentucky, 2000. ISBN 0813121566

8.↑ a b Swanson, James L.. Manhunt: The 12-Day Chase for Lincoln's Killer. [S.l.]: HarperCollins, 2009. ISBN 9780060518509

9.↑ Abraham Lincoln no Find a Grave.

[editar] Ligações externasOutros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:

Citações no Wikiquote

Textos originais no Wikisource

Imagens e media no Commons



CommonsWikisourceWikiquote

The Lincoln Institute (em inglês)

Mr. Lincoln's White House (em inglês)

Abraham Lincoln Research Site (em inglês)

Abraham Lincoln Assassination (em inglês)

Mr. Lincoln and Freedom (em inglês)

Mr. Lincoln and Friends (em inglês)

Mr. Lincoln and New York (em inglês)

Precedido por

James Buchanan Presidente dos Estados Unidos

1861 — 1865 Sucedido por

Andrew Johnson



[Expandir]v • ePresidentes dos Estados Unidos

Washington • J. Adams • Jefferson • Madison • Monroe • J.Q. Adams • Jackson • Van Buren • W. Harrison • Tyler • Polk • Taylor • Fillmore • Pierce • Buchanan • Lincoln • A. Johnson • Grant • Hayes • Garfield • Arthur • Cleveland • B. Harrison • Cleveland • McKinley • T. Roosevelt • Taft • Wilson • Harding • Coolidge • Hoover • F. Roosevelt • Truman • Eisenhower • Kennedy • L. Johnson • Nixon • Ford • Carter • Reagan • G.H.W. Bush • Clinton • G.W. Bush • Obama





Portal dos Estados Unidos Portal de biografias Portal da política Portal da história



Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Abraham_Lincoln&oldid=32930221"

Ver avaliaçõesAvaliar esta página

Avaliar esta página

Avaliações

O que é isto?Avaliações médias atuais

Credibilidade



Imparcialidade



Profundidade



Redação



Conheço este assunto muito profundamente (opcional)

Tenho estudos relevantes do secundário ou universidadeFaz parte dos meus conhecimentos profissionaisÉ uma das minhas paixões pessoaisA fonte do meu conhecimento não está listada aqui Gostava de ajudar a melhorar a Wikipédia; enviem-me um e-mail (opcional) Irá receber uma mensagem de confirmação por e-mail. O seu endereço de e-mail não será partilhado com ninguém. declaração de confidencialidade dos comentáriosEnviar avaliações



GravadoAs suas avaliações não foram enviadasAs suas avaliações expiraramVolte a avaliar esta página e envie as novas avaliações, por favor.

Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde, por favor.

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Queria criar uma conta?Uma conta permite-lhe seguir as suas edições, participar nos debates e fazer parte da comunidade.Criar contaouAutenticaçãoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Sabia que pode editar esta página?Editar esta páginaTalvez mais tarde Categorias: Nascidos em 1809Mortos em 1865Abraham LincolnPresidentes dos Estados UnidosMembros do Partido Republicano (Estados Unidos)AutodidatasChefes de Estado assassinadosCategorias ocultas: !Artigos bons na Wikipédia em inglês!Artigos bons na Wikipédia em russo!Artigos destacados na Wikipédia em catalão!Artigos destacados na Wikipédia em alemãoFerramentas pessoais

Criar contaEntrarEspaços nominais

ArtigoDiscussãoVariantesVistas

LerEditarVer históricoAções

Busca

Navegação

Página principal

Conteúdo destacado

Eventos atuais

Esplanada

Página aleatória

Portais

Informar um erro

ColaboraçãoBoas-vindas

Ajuda

Página de testes

Portal comunitário

Mudanças recentes

Estaleiro

Criar página

Páginas novas

Contato

Donativos

Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão

FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLigação permanenteInformações da páginaCitar esta páginaAvaliar esta página

CorrelatosCommonsWikisourceWikiquote

Noutras línguasAfrikaans

አማርኛ

Aragonés

Ænglisc

العربية

مصرى

Asturianu

Azərbaycanca

Boarisch

Žemaitėška

Bikol Central

Беларуская

Беларуская (тарашкевіца)‎

Български

বাংলা

Brezhoneg

Bosanski

Català

Cebuano

کوردی

Corsu

Česky

Cymraeg

Dansk

Deutsch

Zazaki

Dolnoserbski

ދިވެހިބަސް

Ελληνικά

English

Esperanto

Español

Eesti

Euskara

فارسی

Suomi

Føroyskt

Français

Frysk

Gaeilge

贛語

Gàidhlig

Galego

Gaelg

Hak-kâ-fa

עברית

हिन्दी

Fiji Hindi

Hrvatski

Magyar

Հայերեն

Interlingua

Bahasa Indonesia

Interlingue

Ilokano

Ido

Íslenska

Italiano

日本語

Basa Jawa

ქართული

Қазақша

ភាសាខ្មែរ

ಕನ್ನಡ

한국어

Kurdî

Кыргызча

Latina

Ladino

Lëtzebuergesch

Lietuvių

Latviešu

Māori

Македонски

മലയാളം

Монгол

मराठी

Bahasa Melayu

မြန်မာဘာသာ

مازِرونی

Nāhuatl

Nnapulitano

Plattdüütsch

नेपाली

Nederlands

Norsk (nynorsk)‎

Norsk (bokmål)‎

Occitan

Ирон

Kapampangan

Papiamentu

Polski

Piemontèis

پنجابی

Runa Simi

Rumantsch

Română

Русский

Русиньскый

Kinyarwanda

Sicilianu

Scots

Srpskohrvatski / српскохрватски

Simple English

Slovenčina

Slovenščina

Shqip

Српски / srpski

Svenska

Kiswahili

தமிழ்

తెలుగు

Тоҷикӣ

ไทย

Tagalog

Türkçe

Татарча/tatarça

Українська

اردو

Oʻzbekcha

Tiếng Việt

Winaray

მარგალური

ייִדיש

Yorùbá

Vahcuengh

中文

Bân-lâm-gú

粵語

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 22h40min de 13 de novembro de 2012.

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.

Política de privacidadeSobre a WikipédiaAvisos geraisVersão móvel     COPYRIGHT WIKIPÉDIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas