domingo, 11 de novembro de 2012

HISTÓRIA DO PARAPENTE




Home


Terra


Água


Ar


Ecoturismo


Expedições


Ecologia


LojaSandro Cardoso explica sobre as histórias do parapente. ConheçaTema:Parapente

Autor: Sandro Cardoso

Data: 6/4/2010

História do parapente

Foto: Divulgação'>

História do parapente

Foto: Divulgação





História do parapente

Foto: Divulgação'>

História do parapente

Foto: Divulgação





Existem diversas versões que levam a invenção do parapente, como equipamento e como esporte. Alguns dizem que foi um engenheiro da Nasa o pioneiro, outros que foram paraquedistas cansados de saltar de aviões, outros ainda que foram escaladores franceses os responsáveis pelo surgimento do esporte.



No meu entender, porém, a verdade se aproxima de uma união de vários acontecimentos, ocorridos em épocas distintas e que se fundiram em um dado momento dando origem ao esporte.



Muito provavelmente tudo começou nos anos 60 quando a Nasa iniciou, por conta do projeto Apollo, pesquisas que envolviam o desenvolvimento de um Paraglider, que vem de Para (paraquedas) e Glider (planar), ou seja, literalmente, Paraquedaplanador e solicitou a David Barish (paraquedista e engenheiro em aerodinâmica) que desenvolvesse tal aparato.



Após alguns protótipos, em 1965, David desenvolveu uma espécie de paraquedas muito peculiar, que apesar de muito parecido com os parapentes modernos, tinha apenas uma única superfície.



David precisava fazer alguns ajustes no equipamento e para isso decolou com ele do Monte Hunter nos Estados Unidos, realizando assim o primeiro voo de paraglider da história. David colocou o nome de Sloop Soaring (voo de talude) na atividade e em 1966 chegou a realizar alguns voos de demonstração, mas certamente a cabeça de David estava muito a frente de seu tempo e o novo esporte não tomou grandes proporções.



Paralelamente o aviador canadense Domina Jalbert criou o primeiro paraquedas retangular com células para gerar o efeito asa. Este sim muito similar aos atuais paraquedas continha: extradorso, intradorso e células separadas, e vem a ser o ancestral de todos os paraquedas e parapentes atuais.



Somente doze anos depois, no final dos anos setenta, que o esporte começou a tomar forma. Três paraquedistas franceses se uniram para escalar e saltar de paraquedas do alto das montanhas e com isso provar que era possível fazê-lo sem o uso de avião. Jean Claude Betemps, André Bohn e Gerard Bosson, saltaram, ou melhor, decolaram da colina de Pertuiset, perto de Mieussy, localizada no maciço de Chablais nos Alpes franceses em 1978.



Em 1979 Gerard Bosson introduziu o parapente no campeonato mundial de asa delta e pouco tempo depois, já no início dos anos oitenta, fundou a primeira escola de parapente do mundo, o “Club Le Choucas”. A escola reunia escaladores franceses que viam no parapente uma forma mais rápida e prazerosa de retornar ao solo após uma escalada. Foram esses valorosos montanhistas que deram verdadeiro impulso ao esporte.



O maior feito da época foi protagonizado pelo montanhista Marc Boivin que em 1988, com coragem, astúcia e audácia, decolou do cume do Everest. Do alto da montanha mais alta do planeta Boivin realizou um voo de onze minutos até o acampamento dois. Feito absolutamente memorável até para os dias de hoje, tão memorável que nunca foi repetido. Em 1984 Laurent de Kalbermatten funda a primeira fábrica de parapentes da história, a Ailes de K. A partir daí foram inúmeros os avanços na área tecnológica dos parapentes. Avanços que possibilitaram maior segurança, conforto, leveza, planeio, dentre outros itens que continuam evoluindo e desenvolvendo, ano após ano, esse nobre esporte que é o voo livre de parapente.



Nos brasileiros podemos nos orgulhar de fazer parte dessa história. Somos detentores de inúmeros recordes mundiais, 100% nacionais, dentro do esporte. Todos foram batidos com equipamentos brasileiros produzidos pela SOL Paragliders, que hoje é uma das maiores e mais respeitadas fábricas de parapente do planeta.













© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte. Compartilhe:



Livros:

Equipamentos:

Leia também:

» 06/11 Parahawking: Esporte de aventura que alia o parapente à falcoaria

» 26/09 Voo livre: Saiba como foi o tradicional festival Coupe Icare 2012

» 17/02 Expedição Windtech viaja pelos ares do Deserto do Atacama Chile

» 23/09 Saiba mais sobre as diversas modalidades de Vôo em Parapente

» 20/09 Descubra a emoção de voar de parapente

» 27/04 Planando à milhares de metros. Asa Delta e Paraglider

» 16/04 Os prós e contras das grandes frentes frias que assolam o país

» 06/04 Sandro Cardoso explica sobre as histórias do parapente. Conheça

» 24/03 Afonso Cláudio sedia a primeira etapa do campeonato de parapente

» 02/07 A responsabilidade do instrutor

» 09/05 Novo colunista do 360 Graus explicará sobre o início do Parapente

» 30/08 Excesso de carga em acrobacia de parapentes

Mais >>

Últimas notícias10/11Amazônia: De São Gabriel da Cachoeira a Santa Isabel do Rio Negro10/11Não haverá trechos com 'quebradeiras' no 4º Rally das Serras 09/11O que fazer com o óleo de cozinha?09/11WRC: Chuva faz 'vítimas' no Rally da Espanha09/11USP recebe 4a. etapa do Brasileiro de Caiaque Polo09/11Equipes visitantes levam vantagem na estreia do Match Race Brasil09/11Mil Millas Sport de la Argentina: Carros antigos invadem BarilochePublicidade



Trekking

Trekking: Aventura na Travessia da Serra Fina, em Passa Quatro (MG)

Wingsuit

Wingsuit: Acompanhe um salto de arranha-céu na Malásia

Parapente

Parahawking: Esporte de aventura que alia o parapente à falcoaria

Rafting

Conheça as várias modalidades do rafting

Montanhismo

Saiba como escolher a barraca ideal para sua aventura

Aventura

Equipe de brasileiros encara pela primeira vez o Rally da Mongólia









Equipamentos

Bússolas

Cantis e Garrafas

Colchões

Camelbaks

Facas e canivetes

Guias de viagem

Lanternas

Livros

Malas

Mochilas

Sacos de dormir

Vestuário Ar

Acrobacia aérea

Asa-Delta

Aviação

Balonismo

Pára-quedismo

Parapente

Vôo a vela



Diversos

Ecoturismo

Ecologia

Expedições

Água

Canoagem

Iatismo

Jet Ski

Kitesurf

Mergulho

Náutica

Rafting

Remo

Surf

Wakeboard

Windsurf

Terra

Adventure Race

Biking

Canyoning

Montanhismo

Motos

Off-Road

Trekking

Home
Hangar360
Quem somos
Equipe360
Parceiros
Publicidade© 1998- 2011 - 360 Graus Multimídia - Todos os direitos reservados.     COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas