terça-feira, 6 de novembro de 2012

NAUFRÁGIOS DOS GALEÕES ESPANHÓIS

Please read:


a personal appeal from

Wikipedia founder Jimmy Wales Leia agora

Galeão de ManilaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa

Galeão espanhol.Os galeões de Manila eram navios comerciais espanhois que atravessavam o oceano Pacífico, uma ou duas vezes por ano, navegando entre Manila nas Filipinas e Acapulco no México, então Vice-Reino da Nova Espanha. Esta rota de comércio espanhola foi criada em 1565 como alternativa ao domínio português e holandês no oriente, e manter-se-ia até ao início do século XIX quando da Guerra da Independência do México. Acabaria por realizar, quase 50 anos após a sua morte, a ambição inicial de Cristovão Colombo, de navegar de oeste para este, trazendo para Espanha as riquezas das Índias.



Índice [esconder]

1 Descoberta da rota

2 Comércio Manila-Acapulco

3 Referências

4 Notas e referências

4.1 Bibliografia

5 Ver também

6 Ligações externas





[editar] Descoberta da rota

A rota comercial espanhola Manila-Acapulco iniciada em 1568 (amarelo) e as rotas rivais Portuguesas (verde) (1479-1640). O mapa indicativo que não reproduz a trajetória fiel dos naviosO galeão de Manila resultou da descoberta de Andrés de Urdaneta que, velejando na frota de Miguel López de Legazpi, descobriu um caminho de retorno de Cebu para o México, em 1565. Tentando o regresso a frota separou-se, com parte navegando para sul. Urdaneta deduziu que os ventos do Pacífico girassem como acontecia no Atlântico. Se no Atlântico os navios faziam uma larga volta para oeste para retomar os ventos que os retornariam da Madeira, a chamada "volta do mar", então, pensou, navegando ao largo para norte antes de apontar a este, apanharia ventos favoráveis que o levariam de volta à costa oeste da América. Embora tenha navegado até 38 graus norte antes de virar a este, a sua dedução compensou: atingiu a costa perto do Cabo Mendocino, na Califórnia, seguindo depois pela costa, para sul até Acapulco. Grande parte da tripulação pereceu nesta viagem inicial para qual não havia levado provisões.



[editar] Comércio Manila-AcapulcoO chamado Galeão de Manila transportava porcelanas, seda, especiarias e muitos outros produtos do oriente. Em troca, no retorno seguia carregado com prata do Novo Mundo.[1]



Os produtos orientais viajavam, cruzando o oceano Pacífico das Filipinas para Acapulco, no Vice-Reino da Nova Espanha, uma travessia de 4 meses. Eram então transportados por terra até à costa oeste, e de Acapulco ou Veracruz eram reembarcados, seguindo a "rota da prata" com destino a Sevilha e Cádiz, em Espanha.



O comércio de Manila tornou-se tão lucrativo que os mercadores de Sevilha pediram ao rei para limitar as travessias a apenas dois barcos anuais. Com esta limitação foi determinante construir galeões de grande capacidade, sendo esta já a maior classe de navios até então construida.



Nos 250 anos da rota Manila-Acapulco, de 1565 a 1815, partiram de Manila um total de 110 galeões. No século XVI tinham em média de 1,700 a 2,000 toneladas, feitos de madeiras filipinas, podendo transportar mil passageiros. O Concepción, naufragado em 1638, tinha 43 a 49 m de comprimento, e 2,000 toneladas. O Santísima Trinidad tinha 51.5 m.



Os naufrágios dos galeões de Manila tornaram-se por isso uma lenda, só ultrapassada pelos navios dos tesouros nas Caraíbas.



A viagem pelo Pacífico durava quatro meses, e os galeões de Manila eram o principal contacto entre Manila e o México, e portanto a Espanha. Mesmo após a independência o México manteria relações culturais e comerciais com as Filipinas.



[editar] ReferênciasNotas e referências1.↑ Estima-se que cerca de um terço de toda a prata minerada no México e no Peru tenham seguido para Oriente. Hecht, Johanna. "The Manila Galleon Trade (1565–1815)". In Heilbrunn Timeline of Art History. New York: The Metropolitan Museum of Art, 2000– (October 2003)

[editar] BibliografiaAlmazin M.A. El galeón de Manila. Artes de México, n.º 143, 1971.

Martín-Ramos, Clara. Las Huellas de la Nao de la China en México (La Herencia del Galeón de Manila). 2007.

Sanchez Aguilar, Federico. El lago español: Hispanoasia, Madrid, Fuenlabrada, 2003 ISBN 84-607-8130-5

Schurz, William Lytle. (1917) "The Manila Galleon and California", Southwestern Historical Quarterly, Vol. 21, No. 2, pp. 107–126

Schurtz,William Lytle. El galeón de Manila. Madrid : Cultura Hispánica, 1992.

[editar] Ver tambémAndrés de Urdaneta

Carreira da Índia

Frota da prata

[editar] Ligações externasSteve Singer, "The Manila Galleons"

Findings from the wreck of Nuestra Senora de la Concepcion in the Marianas, 1638

Metropolitan Museum: Manila Galleon

illus. Spanish American arts influenced by the wares of China

Manila Galleons along the Californian coasts

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Galeão_de_Manila&oldid=29838070"

Ver avaliaçõesAvaliar esta página

Avaliar esta página

Avaliações

O que é isto?Avaliações médias atuais

Credibilidade



Imparcialidade



Profundidade



Redação



Conheço este assunto muito profundamente (opcional)

Tenho estudos relevantes do secundário ou universidadeFaz parte dos meus conhecimentos profissionaisÉ uma das minhas paixões pessoaisA fonte do meu conhecimento não está listada aqui Gostava de ajudar a melhorar a Wikipédia; enviem-me um e-mail (opcional) Irá receber uma mensagem de confirmação por e-mail. O seu endereço de e-mail não será partilhado com ninguém. declaração de confidencialidade dos comentáriosEnviar avaliações



GravadoAs suas avaliações não foram enviadasAs suas avaliações expiraramVolte a avaliar esta página e envie as novas avaliações, por favor.

Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde, por favor.

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Queria criar uma conta?Uma conta permite-lhe seguir as suas edições, participar nos debates e fazer parte da comunidade.Criar contaouAutenticaçãoTalvez mais tarde

Obrigado! As suas avaliações foram gravadas.Sabia que pode editar esta página?Editar esta páginaTalvez mais tarde Categoria: Rotas de comércioFerramentas pessoais

Criar contaEntrarEspaços nominais

ArtigoDiscussãoVariantesVistas

LerEditarVer históricoAções

Busca

Navegação

Página principal

Conteúdo destacado

Eventos atuais

Esplanada

Página aleatória

Portais

Informar um erro

ColaboraçãoBoas-vindas

Ajuda

Página de testes

Portal comunitário

Mudanças recentes

Estaleiro

Criar página

Páginas novas

Contato

Donativos

Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressão

FerramentasPáginas afluentesAlterações relacionadasCarregar ficheiroPáginas especiaisLigação permanenteCitar esta páginaAvaliar esta página

Noutras línguasCatalà

Deutsch

English

Esperanto

Español

Euskara

Français

Galego

Bahasa Indonesia

Italiano

日本語

Latina

Bahasa Melayu

Nederlands

Русский

Slovenščina

Svenska

Tagalog

Українська

中文

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 14h50min de 24 de abril de 2012.

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.

Política de privacidadeSobre a WikipédiaAvisos geraisVersão móvel   COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas