domingo, 4 de novembro de 2012

NAUFRÁGIOS NA AMÉRICA

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FROTA DE PRATA

DE 1622 08/1622 No verão de 1622, uma frota de galeões espanhóis, que incluia o famoso Nuestra Señora de Atocha, o La Santa Margarita e Nuestra Señora del Rosário, estava transportando para a Europa riquezas do Novo Mundo, vindas de Cartagena, Portobello, e Havana.

A carga incluía tesouros como cobre, prata, ouro, tabaco, e índigo, além de bens privados contrabandeados por passageiros para evitar impostos de governo. Devido a uma série de atrazos, a frota (ou flota) não zarpou de Havana antes do dia 4 de setembro, em plena estação de furacões.

Apenas um dia depois de partir, os navios são atingidos por um forte furacão que devastou a infeliz frota.

Oito navios foram levados pela tempestade até que afundaram nos nos recifes das Florida Keys. A desafortunada frota tinha se espalhado desde as Dry Tortugas até as Marquesas Keys, e os três galeões de tesouro mencionados acima naufragaram junto com cinco barcos menores.

Três destes oito navios perderam-se nas, ou próximo das, Dry Tortugas: Uma nao portuguêsa de 117 toneladas, o navio negreiro Nuestra Señora de Los Reyes e um pequeno patacho de reconhecimento. Algumas semanas depois, um outro patacho foi perdido na mesma área, também atingido por um furacão, quando tentava resgatar objetos de um dos naufrágios.

Na região das Marquezas Keys. perdeu-se o Nuestra Señora de Atocha, o mais do que conhecido galeão espanhol, Almiranta da frota, naufragado no dia 6 de setembro de 1622 e localizado em 1985, após mais de 16 anos de pesquisas, pelo famoso “caçador de tesouros” Mel Fisher (1922 –1998). Parte do tesouro está em exposição no Mel Fisher Maritime Heritage Society Museum em Key West.



Para saber mais sobre o Atocha:

http://www.melfisher.org/1622.htm





ESTADOS UNIDOS BELLE 1686 Embarcação naufragada em 1686, em Matagorda Bay (Texas).

Ela foi dada, pelo próprio Luís XIV, ao explorador francês René Robert Cavelier, Sieur de La Salle, o homem que reclamou para a França as regiões do Mississipi e de seus tributários.



Um exemplar projeto de Arqueologia foi realizado no naufrágio.



Para saber mais: CLIQUE AQUI.





ESTADOS UNIDOS WHYDAH 26 04 1717 Navio negreiro que foi apresado pelo pirata Samuel Bellamy (Black Sam) com um carregamento de ouro e prata. Foi armado com 28 canhões e utilizado como embarcação pirata.

Naufragou na costa do Cabo Cod com grande riqueza a bordo. Tentativas para o resgate foram feitas logo depois mas, apenas em 1984, foi localizada por Barry Clifford.

Grande parte dos objetos resgatados pode ser vista no Museu Whydah.



Sua história pode ser lida no livro: O Príncipe Pirata (José Olympio, 1995) ou, para saber mais: CLIQUE AQUI.





CANADÁ LE CHAMEAU 27 08 1725 Quando tentava entrar no porto de Louisbourg, na ponta NE do Cape Breton, o navio de guerra francês Le Chameau, foi jogado contra as rochas próximo da praia e naufragou. Todas as 316 pessoas à bordo pereceram.

A Le Chameau era uma embarcação de 600 toneladas armada com 48 canhões e era considerada como uma das mais rápidas e bem equipadas embarcações da Marinha Real francesa.

No ano seguinte a Marinha Real enviou mergulhadores para tentar localizar o tesouro que a embarcação transportava mas muito pouco foi recuperado.

Apenas em 1968 o mergulhador Alex Storm e sua equipe conseguiram, após diversos anos de pesquisa, localizar os baús que transportavam 2000 moedas de prata.





ESTADOS UNIDOS SS CENTRAL AMERICA 12 09 1857 Em 1857, durante a grande “corrida do ouro” no Oeste americano, milhares de pessoas se deslocaram para a Califórnia em busca do metal precioso. Cerca de 500 deles retornavam para Nova York com tudo o que puderam minerar durante anos, num total de mais de 3 toneladas de ouro, além de grande quantidade de moedas recém cunhadas, as "Double Eagle".

Seu retorno era longo: a primeira etapa foi realizada com o vapor S.S. Sonora, que os transportou até a costa pacífica do Panamá; foram então transportados de trem até o porto de Aspinwall, no caribe panamenho. Sua última etapa seria realizada à bordo do S.S. Central América. Um grande vapor a rodas, com 85 metros de comprimento e que já havia transportado cerca de 1/3 de todo o ouro que fazia a rota do Panamá.

Durante um furacão, o Central América naufraga a cerca de 200 milhas da costa da Carolina do Sul. Das 575 pessoas à bordo apenas 148 sobreviveram, em sua maior parte mulheres e crianças, resgatadas pelo brigue Marine.

Em 1987, a Columbus América Discovery Group, localizou o naufrágio a uma profundidade de mais de 2000 metros e, utilizando sofisticados equipamentos, conseguiu resgatar grande parte do tesouro. Após grande luta judicial, apenas em 1999 pode dispor de sua parte do resgate.



Para saber mais, vale a pena ler o livro O Navio de ouro, de Gary Kinder (da editora Record) ou dar uma olhada no site:

SS Central America





ESTADOS UNIDOS USS MONITOR 31 12 1862 Encouraçado americano que participou da Guerra Civil, tendo ficado famoso por sua batalha com o encouraçado confederado Virginia, no dia 9 de Março de 1862, em Hampton Roads.



Naufragou no último dia do mesmo ano, durante uma tempestade.



A área onde se encontra o naufrágio foi, em 1975, designada como o primeiro Santuário Marítimo americano. O naufrágio tem sido intensivamente estudado pela NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration).



Para saber mais visite: Monitor National Marine Sanctuary







ESTADOS UNIDOS H.L. HUNLEY 17 02 1864 O Hunley, como é popularmente chamado, com seus apenas 12 metros de comprimento e mirradas 7,5 toneladas de deslocamento, foi o primeiro submarino na História a afundar, em período de guerra, uma embarcação inimiga, fato que só cinqüenta anos depois foi repetido.

136 anos depois, em 8 de agosto de 2000, o submarino foi resgatado e o DNA dos seus 8 ocupantes possibilitou a identificação de todos, que vieram a ser enterrados, no Charleston's Magnolia Cemetery, com todas as honras militares.



Para ver um resumo de sua história: Hunley

Para saber mais: Friends of the Hunley.





ESTADOS UNIDOS RMS REPUBLIC 24 01 1909 O luxuoso transatlântico RMS "Republic", de 15.378 toneladas, naufragou em 24 de Janeiro de 1909, 14 horas após ter sido atingida pelo navio italiano "Florida", a cerca de 50 milhas ao sul da Ilha de Nantucket. Das 739 pessoas a bordo apenas 4 morreram.

Consta que em seus porões e cofres, além dos valiosos pertences de seus passageiros, estavam o pagamento da frota americana sediada em Gibraltar e um suposto carregamento de recém cunhadas moedas de ouro, que estariam sendo enviadas pela França ao Czar Nicholas II para sua luta contra os bolsheviques.

O valor atual destes carregamentos, caso se confirme sua existência, é aproximadamente US$ 1 BILHÃO.

O naufrágio foi localizado em 1981, a uma profundidade de 80 metros. Após uma batalha jurídica, em 2005, foram dados os direitos de exploração ao Capitão Martin Bayerle. Algumas tentativas de resgate já foram feitas, numa região onde as condições climáticas são constantemente adversas, mas até o momento infrutíferas em localizar o ouro.



Para saber mais: Site oficial do RMS Republic.





ESTADOS UNIDOS RMS TITANIC 14 04 1912 Certamente o naufrágio mais famoso de todos os tempos, o RMS Titanic foi construído pelos estaleiros Harland and Wolff, foi lançado ao mar em 1912. Na época, era o maior navio de passageiros do mundo.

Pertencia à classe Olympic da White Star Line e, na noite do dia 14 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural, chocou-se com um iceberg e naufragou em apenas 2 horas e 40 minutos, já no dia 15 de abril.

Seu afundamento resultou na morte de 1.517 pessoas, colocando-o na lista dos mais trágicos desastres marítimos em tempo de paz.



Os restos do Titanic foram localizados, em 1985, pelo Dr. Robert Ballard, oceanógrafo e biólogo marinho em conjunto com o Woods Hole Oceanographic Institution. As coordenadas informadas foram: popa 41o43'35" N, 49o56'54" W; caldeiras 41o43'32" N, 49o56'49" W e proa 41o43'57" N, 49o56'49" W.



Para saber mais: Titanic





ESTADOS UNIDOS T/N ANDREA DORIA 25 07 1956 O Andrea Doria era um transatlântico com uma capacidade para cerca de 1.200 passageiros e 500 tripulantes.

Durante a reconstrução da economia e reputação italianas, depois da Segunda Guerra Mundial, o Andréa Doria era um ícone de orgulho nacional. Nesta época, de todos os navios italianos, o Andrea Doria era o maior, mais rápido e, supostamente, o mais seguro.

Lançado no dia 16 de junho de 1951, o navio empreendeu sua primeira viagem no dia 14 de janeiro de 1953.

Anos depois, no dia 25 de julho de 1956, às 23:10, numa noite escura e nebulosa, chocou-se com o MV Estocolmo, ao largo de Nantucket, Massachusetts.



Para saber mais: Andrea Doria





copt autor do texto.

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